Do alto padrão ao ar de interior: como é o bairro Serra (BH)

Compartilhar a notícia

História e modernidade convivem lado a lado no bairro que também é favorecido de áreas verdes

16 de fevereiro de 2022

Atualizado: 06 de junho de 2022 8 min de leitura
serra-do-curral-bh

A Serra, Belo Horizonte (MG), é uma daquelas regiões que mostram como a capital mineira sempre surpreende com lugares deliciosos para morar. Localizado pertinho do centro, o bairro faz conviver de tudo um pouco: muitos novos prédios de alto padrão, casas e negócios antigos com aquele jeitão de bairro tradicional e também muito verde, cercado pela natureza.

Vamos conhecer melhor o bairro Serra, em BH, saber o que ele oferece de mais interessante, como é morar nele e também de que forma achar o imóvel ideal para aproveitar esse pedacinho especial da capital mineira.

A qual região pertence o bairro Serra, em BH?

Muita gente se pergunta a qual região pertence o bairro Serra, em BH. Afinal, ele está perto do centro, mas um pouquinho mais afastado - colado no Parque das Mangabeiras. O Serra fica na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na vizinhança dos bairros Cruzeiro, Funcionários e São Lucas, assim como o conjunto de favelas do Aglomerado da Serra. 

Aliás, o nome do bairro vem do Córrego da Serra, que tem sua nascente no vizinho Parque das Mangabeiras. Confere só no mapa como a Serra é muito bem localizada:

A localização do bairro Serra em relação a seus vizinhos em BH.

Um bairro de contrastes

A Serra é considerada uma porta de entrada para a BH que a gente conhece hoje, já que fazia parte do plano original de Aarão Reis para o desenvolvimento e ocupação da cidade. Originalmente uma região de chácaras, foi com a construção do Colégio Sagrado Coração de Maria, em 1930, que a Serra foi se urbanizando.

Hoje, a Serra é para Belo Horizonte uma região de contrastes: com um perfil variado e boa infraestrutura, o bairro tem uma parte que abriga sedes de empresas importantes e com uma grande oferta de casas de prédios de alto padrão. Ao mesmo tempo, a região que divide espaço com o Aglomerado da Serra tem um perfil mais residencial e de classe média, com cara mais tradicional.

A Serra também tem um bom pedaço de natureza: basicamente vizinha do Parque das Mangabeiras e da Serra do Curral, boa parte de sua região tem limites de altura máxima para construções, buscando preservar a paisagem de sua vizinhança verde. (Mas cuidado para não confundir a Serra com o bairro Serra Verde de BH: esse aqui fica em Venda Nova, a norte!)

Agora que a gente viu a qual região pertence o bairro Serra em BH, bora conhecer melhor como é morar nele? E, claro, conhecer alguns apês que a Loft oferece por lá!

Como é morar no bairro Serra?

Se tem uma coisa que a Serra oferece é variedade. Com bom comércio, proximidade do centro, ruas arborizadas, áreas tranquilas e imóveis comerciais e residenciais de diferentes padrões, o bairro belo-horizontino tem muitas oportunidades para quem mora ou quer morar por lá. E também junta várias vantagens para quem quer qualidade de vida.

A gente cita o que definiu em 2015 Cássia Ximenes, então vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), ao Lugar Certo (Estado de Minas):

“É muito tradicional, muito bem localizado e com algumas características fantásticas. Ele começa ao lado do Minas II e do Parque das Mangabeiras. Tem um dos condomínios mais nobres de BH, que é o Clube dos Caçadores, um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. Tem ainda clubes tradicionais, como o Olympico e o próprio Minas. Imagine você que um bairro que tem dois clubes tradicionais só pode representar uma qualidade de vida diferenciada dentro da capital.”

Mobilidade

A Serra é ideal para quem quer praticidade: apesar de mais tranquilo, o local fica próximo do coração da cidade e de áreas como Savassi e Santa Efigênia, com opções de ônibus para diferentes cantos da cidade. 

O bairro também é fácil de circular de carro: cortado pela Rua do Ouro e margeado pelas avenidas do Contorno, Afonso Pena e dos Andradas, fica fácil ir e vir do trabalho diariamente - morando numa localidade menos corrida e barulhenta.

Infraestrutura, serviços e lazer

Engana-se quem acha que a Serra, por ser um canto mais tranquilo que os seus vizinhos, seja fraca em termos de infraestrutura e comércio. O bairro tem várias opções de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, lojas, mercearias, empórios, restaurantes, botecos tradicionais, entre outros. E, falando de bares, a Serra está pertinho da Savassi, o que só aumenta o leque de opções noturnas próximas.

Quando o assunto é educação, a Serra tem boas escolas - como o próprio colégio Sagrado Coração de Maria, símbolo do bairro, e a Escola da Serra. Já em termos de hospitais, dois dos melhores de Belo Horizonte estão ali: o Life Center e o Evangélico. Quem quer praticar esportes ou curtir a vida social tem na Serra simplesmente dois dos principais clubes de toda BH: o Olympico Club e o Minas II.

serra-do-curral-bh
BH vista desde a Serra do Curral

Custo

Como a gente viu, a Serra é um bairro de contrastes: dos edifícios modernos e de alto padrão à convivência com construções mais antigas e com jeitão de interior. Isso faz com que o mercado de imóveis traga possibilidades muito interessantes para diferentes públicos.

Com a proximidade do centro, inclusive, é possível aproveitar uma boa oferta para minimizar o tempo gasto de deslocamento e ao mesmo tempo pagando mais barato por um excelente imóvel do que se pagaria no coração da cidade ou em outros bairros nobres.

Apartamento na Serra (BH): como achar boas opções?

Se você está pensando em se mudar, relaxa! Achar uma casa ou apartamento na Serra (BH) não é tarefa difícil. O mercado imobiliário no bairro é bem variado, oferecendo opções boas tanto de alto padrão quanto outras mais acessíveis.

A Loft, por exemplo, tem oportunidades de perfis bem diferentes na Serra.

Só de opções de apartamento na Serra (BH), a Loft tem listadas várias possibilidades de coberturas, de apês com pelo menos duas vagas de garagem, com o condomínio tendo piscina e academia ou até mesmo unindo salão de festas e playground! Ou seja, do alto padrão ao jeito mais tradicional, o que tem é oportunidades de sobra.

Com a Loft, o que não falta é apê na Serra (e em outros bairros de BH)

Procurando por um bairro para morar na capital mineira? Sem preocupação: a Loft oferece apês de vários perfis, seja no bairro Serra (BH) ou em outros - praticamente na cidade inteira. E, comprando com a Loft, você já sabe o que tem na palma da sua mão na hora de se planejar: 

  • Um catálogo personalizado de apês, com a documentação em dia e tudo previamente conferido e com descrição verificada
  • Busca personalizada por cidade, bairros preferidos, preço, quantidade de cômodos, tipo de imóvel, comodidade, condomínio, gastos mensais, metragem e a possibilidade de filtrar por propriedades Loft (compradas e escolhidas a dedo pela Loft, prontas para morar e com uma experiência diferenciada – da primeira visita à entrega das chaves)
  • Fotos de qualidade de todos os cantos do apê, e ainda a possibilidade um tour 360º direto da telinha, sem sair de casa
  • Agendamento de visitas diretamente pelo app
  • Financiamento facilitado com nossa assessoria gratuita e especializada

A gente tem certeza que o apartamento que você busca está à venda na Serra, no coração de Belo Horizonte. Bora realizar esse sonho?

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos colaboradores da Loft especialistas em economia, decoração, mercado imobiliário e estilo de vida. São profissionais altamente capacitados e com anos de experiência em produção de conteúdo para te ajudar nas suas principais dúvidas.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.