Em qualquer negócio, há uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para melhorar ou agilizar seu desenvolvimento. Uma delas é o benchmarking, que consiste no estudo de seus concorrentes. É importante ressaltar que esse recurso não se refere ao plágio, pois ele preza pela ética e pelo profissionalismo entre as empresas envolvidas.
Seu principal objetivo é o compartilhamento de experiências, sendo perfeitamente possível conhecer a realidade de outros negócios — do mesmo segmento que o seu ou não — e adaptar as ferramentas encontradas à sua. Neste artigo, vamos entender como funciona o benchmarking imobiliário e como ele pode ajudar!
O que é benchmarking?
O benchmarking é um processo contínuo de avaliação do seu negócio em relação à concorrência. Essa análise consiste na observação das boas práticas desenvolvidas por grandes empresas do mercado ou pelos seus principais concorrentes.
Ou seja, você observa o que está dando certo nas outras empresas e pensa em como aperfeiçoar os seus próprios métodos. Assim, dá para ter um direcionamento mais assertivo na hora de implementar novos processos no seu negócio.
Além disso, é possível identificar o que não funciona nas outras organizações e evitar reproduzir o mesmo erro na sua.
Um exemplo de benchmarking bem-sucedido é o de empresas da indústria automobilística japonesa. Elas aprenderam como melhorar seus processos observando as companhias dos Estados Unidos e levaram essas técnicas para o Japão.
Com isso, foi possível melhorar seus processos e se destacar no mercado, tornando-se referência em sua área de atuação.
Por ser uma técnica que ajuda a acelerar o crescimento de uma empresa, o benchmarking pode ser utilizado em qualquer ramo, inclusive no mercado imobiliário.
O que é benchmarking imobiliário?
No benchmarking imobiliário você vai avaliar a sua imobiliária em relação à concorrência e ao mercado. Dessa forma, será possível implementar ao seu negócio boas práticas, novas metodologias e os melhores processos.
Passo a passo: como montar uma imobiliária de sucesso!
Por se tratar de um processo contínuo de avaliação, o benchmarking imobiliário permite que você aprenda com os acertos e os erros dos seus concorrentes.
Entretanto, não é só a concorrência que precisa ser analisada: é necessário também fazer uma análise interna e, consequentemente, uma autocrítica. Assim, fica mais fácil entender quais processos precisam ser melhorados.
Apesar da alta competitividade do mercado imobiliário, não veja as outras empresas como rivais, mas sim colaboradoras para o sucesso do seu negócio. Por meio delas, você vai conseguir identificar as principais oportunidades e dificuldades do seu ramo.
Por isso, o benchmarking imobiliário é uma das melhores práticas de mercado para aprender com os concorrentes.
Benchmarking: uma investigação de mercado
Seus concorrentes não são seus inimigos. Ao optar por uma estratégia de benchmarking, eles podem, cientes ou não, se tornar seus parceiros no aperfeiçoamento do seu negócio. Na prática, essa técnica é uma investigação de mercado, ou seja, você vai pesquisar sobre o que as outras companhias estão fazendo para conquistar seus resultados.
Em qualquer área, o benchmarking se mostra muito útil, inclusive para se realizar uma autocrítica. Por meio dessa análise, torna-se possível identificar pontos de melhoria na sua imobiliária, ao compara-la com outras, assim como quais ações podem ser tomadas a fim de eliminar esses problemas.
A importância de fazer benchmarking imobiliário
Um dos objetivos de uma empresa deve ser a busca pela melhoria contínua em seus processos. O benchmarking é um caminho para isso. Ao estudar a concorrência, você vai conhecer e entender as melhores práticas do setor, promovendo um crescimento e expansão no seu próprio negócio.
Sem mencionar que esse tipo de recurso auxilia na economia de gastos e fortalece uma cultura de aperfeiçoamento e profissionalização dos setores (ou seja, das pessoas envolvidas nos processos internos) e do posicionamento da marca, o que se reflete nos serviços oferecidos e, por fim, em sua lucratividade.
Passos para realizar um benchmarking imobiliário
Fazer o benchmarking imobiliário dá menos trabalho que você pensa! Uma de suas vantagens é que ele pode ser aplicado a qualquer momento. O primeiro passo pode ser analisar sua própria empresa.
Faça uma autocrítica
O ponto de partida para ter sucesso com o benchmarking imobiliário é a autocrítica.
Portanto, essa etapa é imprescindível para que você saiba o que está funcionando e o que precisa ser ajustado na sua empresa.
Por isso, é recomendado que seja feita uma análise SWOT para identificar suas forças e fraquezas, que estão ligadas ao ambiente interno, e as oportunidades e ameaças, que são relacionadas ao ambiente externo.
As forças são elementos que fazem com que sua empresa se destaque da concorrência. Já as fraquezas têm a ver com características que trazem desvantagens para o seu negócio em relação às outras empresas.
Por outro lado, as oportunidades são fatores que criam um ambiente favorável para a sua imobiliária. Enquanto isso, as ameaças estabelecem um cenário desfavorável para o seu negócio.
Analise a concorrência
O próximo passo é fazer uma análise da concorrência! Nesta etapa, deve ser levado em consideração o modo como as outras empresas se apresentam no mercado:
- o que elas têm feito para se destacar?
- em quais inovações têm investido?
- como funciona o atendimento ao cliente?
Outra questão que pode ser observada também é como as imobiliárias têm investido no marketing para atrair novos clientes. Que tom de voz elas usam para falar com seu público? Quais conteúdos produzem? Que campanhas promovem?
Assim, você consegue ter um leque de referências para pensar melhor as estratégias da sua empresa.
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Atendimento ao cliente
Um dos principais pontos de atenção é o atendimento ao cliente, pois de nada adianta atrair novos consumidores se não sabe como gerenciar a sua carteira de clientes.
Prestar um atendimento de excelência certamente fará com que sua imobiliária seja destaque no meio em que atua! Se você tiver consumidores satisfeitos poderá desfrutar do famoso marketing boca a boca.
Esse tipo de marketing consiste em uma forma de promoção não paga, na qual os clientes satisfeitos comentam com outras pessoas o quanto gostam da sua empresa.
Logo, quando o assunto for o segmento imobiliário, sua empresa será lembrada como referência!
Aposte no cliente oculto
O cliente oculto é uma metodologia usada para avaliar os serviços e produtos de uma empresa. Por meio dele, é possível descobrir se tudo está funcionando conforme planejado.
Para fazer a avaliação pelo cliente oculto, é recomendado que você contrate uma empresa especializada nessa metodologia.
A empresa especializada, por sua vez, encaminha o cliente oculto para que ele faça uso do serviço da sua imobiliária ou do concorrente que você quiser analisar.
Essa análise pode ser feita pessoalmente, por telefone ou pela internet. Os principais pontos avaliados são:
- a qualidade do atendimento;
- o tempo do serviço;
- as condições das instalações (caso a avaliação ocorra presencialmente);
- a padronização dos processos;
- as campanhas de marketing;
- o fechamento de vendas.
Após isso, é feito um relatório oculto detalhando cada um dos pontos observados.
Em seguida, após a análise do relatório, novas estratégias devem ser criadas e implementadas na sua imobiliária.
Depois de aplicadas, é feito um acompanhamento para saber se estão dando resultados ou se será necessário pensar em novos métodos.
Faça o benchmarking imobiliário de maneira contínua
Um erro muito frequente entre as empresas é parar de fazer o benchmarking imobiliário quando alcançam o resultado desejado.
Devido às constantes mudanças que acontecem neste mercado, é necessário que essa técnica seja usada de maneira frequente. Desse modo, você conseguirá manter os rendimentos positivos por mais tempo.
Por isso, esteja sempre por dentro das novidades do mercado e faça as análises internas e externas do seu negócio com frequência!
E aí, conseguiu entender o que é benchmarking imobiliário? Esperamos que sim! Ponha essa técnica em prática e veja quão eficaz ela será para o seu negócio!
Até a próxima!
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