Mobilidade e muito verde: como é morar no bairro Butantã, em SP

Compartilhar a notícia

Com a natureza brotando da janela e facilidade de deslocamento, ter um apartamento no Butantã, em SP, é morar em uma das regiões mais tranquilas e bem localizadas da capital paulista

07 de agosto de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 07 de março de 2023 5 min de leitura
butanta-sp

Fácil acesso aos principais centros comerciais e financeiros de São Paulo, área verde preservada, boas escolas e faculdades e muitas opções de transporte coletivo. Morar no bairro Butantã, em SP, reúne essas características e muito mais. Localizado na zona oeste da capital paulista, o Butantã é um bairro cada vez mais procurado por famílias com filhos e jovens casais.

E não é preciso forçar a vista para ver os motivos da alta procura: o Butantã está a uma ponte de distância de Pinheiros, região com muita oferta de bares, restaurantes e lojas de produtores artesanais, e é vizinho ao Morumbi, bairro que reúne imóveis de luxo e ruas arborizadas. Para completar, as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Luís Carlos Berrini estão a poucos minutos de distância de carro.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, há duas versões para o significado do nome Butantã: “terra socada e muito dura” e “lugar de vento forte”. A região era rota de passagem de bandeirantes e jesuítas que se dirigiam ao interior do país e até os anos 1900 era constituída de sítios. O desenvolvimento do bairro se deu a partir da implantação do Instituto Butantã, em 1901, e da Cidade Universitária, que abriga a Universidade de São Paulo (USP), na década de 1930.

Como é morar no Butantã, em SP?

Pouco barulho e tranquilidade são características marcantes quando falamos sobre como é morar no Butantã, em SP. Por ter sido originado de fazendas e sítios, o bairro ainda preserva muitas áreas verdes, como os campos e praças dentro da Cidade Universitária, além dos parques Previdência e Raposo Tavares nas proximidades.

No quesito mobilidade, o Butantã se revela uma região bastante privilegiada. O bairro conta com uma estação da Linha 4-Amarela do metrô, integrada a um terminal de ônibus com linhas que circulam na cidade de São Paulo e em municípios vizinhos. Para quem deseja se locomover de carro, também há vantagens: a região é ladeada pela Marginal Pinheiros e está próxima a rodovias como Raposo Tavares, Bandeirantes e Anhanguera.

“Para algumas pessoas, o bairro parece distante, mas fica bem do lado de Pinheiros (que está do outro lado do rio), pertinho da Avenida Rebouças (que te leva direto para o centro da cidade) e a 15 minutos de ônibus ou metrô da Avenida Paulista (e da linha Verde do metrô)”, destaca o Estadão.

bairro-butanta
O bairro Butantã é famoso por suas áreas verdes preservadas, como as do Instituto Butantã

E se o assunto são atividades culturais, o jornal lembra que o bairro abriga “o famoso Instituto Butantan, localizado na Avenida Vital Brasil (uma das principais do bairro)”, além do museu de Arqueologia e Etnologia, da Casa de Cultura Japonesa e da Biblioteca Brasiliana.

Com tantos pontos positivos, é de se imaginar que o custo de um apartamento no Butantã é muito alto, certo? O valor do metro quadrado na região, no entanto, está em torno de R$ 7 mil, mais acessível que o vizinho Pinheiros, que registrou média de R$ 14.522 em maio de 2021, de acordo com o FipeZap.

Onde morar no bairro do Butantã

A decisão sobre onde morar no Butantã, assim como em outros bairros, depende do estilo de vida de cada um. Se você é estudante ou tem filhos na universidade, morar próximo à USP faz sentido. A rua Corinto possui apartamentos amplos, com dois ou mais dormitórios, para abrigar a família com conforto.

Se deseja fácil acesso a meios de transporte coletivo, os apartamentos na Avenida Vital Brasil e em vias do seu entorno, como a Avenida Caxingui, são uma boa opção. Para ter praticidade usando um veículo particular, imóveis nas ruas próximas à Marginal Pinheiros podem ser um ótimo investimento, como na rua Gerivatiba.

Anúncios

Apartamento no Butantã com a Loft

Quer mais tranquilidade e ainda continuar próximo ao trabalho e centros financeiros de São Paulo? A busca por um apartamento no Butantã pode ser mais fácil do que você imagina. O site da Loft tem opções de apartamentos à venda no bairro e em bairros próximos ao Butantã para todas as necessidades e momentos de vida. 

Você pode procurar seu próximo lar utilizando os filtros de busca para refinar ainda mais a pesquisa e agendar visitas presenciais ou virtuais com um de nossos corretores parceiros. Encontrou o apartamento ideal?

A Loft tem uma assessoria de crédito especializada, que procura os principais bancos do país para garantir a você o acesso às melhores taxas do mercado para o seu perfil. E não precisa se preocupar com o envio de documentação e com as burocracias da negociação – nosso time cuida de todos os trâmites necessários de forma gratuita.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Como ser aprovado no seguro fiança_ Saiba mais

Aluguel

20 de fevereiro de 2024

Como ser aprovado no seguro fiança? Saiba mais!

Como montar um cantinho da leitura em casa

Ambientes

19 de fevereiro de 2024

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.