Calculadora de financiamento imobiliário: entenda por que usá-la

Compartilhar a notícia

28 de janeiro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 8 min de leitura
calculadora-financiamento-imobiliario

Conhecer suas possibilidades financeiras, o valor das parcelas e o prazo que você precisa para conseguir pagar a dívida são fundamentais antes de sair em busca de crédito para comprar sua nova casa. Por isso é tão importante procurar uma calculadora de financiamento imobiliário antes de bater na porta dos bancos. 

Você sabe por que não pode deixar de usá-la? E como são calculadas as parcelas e o custo de um financiamento de imóvel? Neste artigo, vamos explicar como fazer e o que precisa ser levado em conta nessas simulações, e como calcular as prestações do seu crédito com a ferramenta gratuita que a Loft disponibiliza para você. 

  • Afinal, o que é uma calculadora de financiamento imobiliário? 
  • Como calcular as parcelas de um financiamento imobiliário?
  • Como calcular a quitação antecipada de um financiamento imobiliário?
  • Como calcular o valor final de um financiamento imobiliário?
  • A Loft garante mais vantagens para seu financiamento de imóvel

Afinal, o que é uma calculadora de financiamento imobiliário? 

Uma calculadora de financiamento imobiliário é uma plataforma na qual você consegue simular as parcelas da sua operação de crédito conforme o prazo de pagamento, sua renda mensal e o preço do imóvel que pretende adquirir. 

Tal simulação facilita a vida do comprador. Com a calculadora, ele pode verificar suas próprias condições de arcar com a dívida, de quanto seriam as prestações mensais e qual seria o prazo de financiamento necessário. Ela é fundamental para você tomar decisões em relação a que imóvel comprar, em quanto tempo e se será necessário compor a renda bruta com mais alguém. 

É sempre recomendado que essa simulação seja feita antes de você buscar qualquer crédito imobiliário. Dessa forma, o comprador ganha um entendimento mais concreto sobre a margem de manobra que terá na operação. 

Se você quer saber como calcular seu financiamento imobiliário, comece a usar agora o simulador gratuito da Loft Cred. Ele leva em conta os seguintes aspectos, que você precisa informar na plataforma:

  • Sua renda mensal bruta
  • O valor do imóvel comprado ou a ser comprado
  • Quanto pretende dar de entrada 
  • Quanto pretende usar de FGTS como entrada 
  • O prazo de pagamento desejado 

Depois de providenciar essas informações, você só precisa preencher seu nome e email. E pronto: você saberá como pode ser sua primeira e última prestação, e se você pode arcar com o imóvel desejado. 

Como calcular as parcelas de um financiamento imobiliário?

Ao contrair um financiamento imobiliário, o banco empresta para você até 80% do valor do imóvel comprado. E esse valor deverá ser pago de volta ao banco, em prestações mensais. No entanto, não é só esse valor “puro” que será ressarcido. 

Como em qualquer serviço financeiro, deverão ser pagos juros e taxas, além de índices de correção (como a Taxa Referencial ou IPCA) que atualizam o valor devido para que ele não se desvalorize com o tempo. É preciso também contar com seguros obrigatórios em um financiamento, cujos valores também estão incluídos nas prestações. 

Por isso, para calcular as parcelas, você precisa levar em conta todos esses aspectos. A calculadora de financiamento te ajuda a ter uma ideia de como vão ficar suas prestações mensais ao longo do processo. A configuração dessas parcelas depende da modalidade que você escolher para o pagamento delas: se o Sistema de Amortização Constante (SAC), ou a Tabela Price. 

No Sistema de Amortização Constante, a primeira parcela é sempre a maior de todas. A amortização - uma parte do saldo devedor - é cobrada mensalmente no mesmo valor. Já os juros são calculados sobre o saldo devedor em aberto, e vão diminuindo com o tempo. Consequentemente, as prestações diminuem conforme o pagamento progride. É o modelo mais comum em financiamentos, e mais barato a longo prazo. 

Já na Tabela Price, o valor das prestações é igual todo mês - o que facilita a vida de quem não tem renda suficiente para arcar com uma parcela muito maior que as outras. O valor da amortização não é constante: ele aumenta conforme o tempo de financiamento progride. Ao contrário, os juros vão caindo aos poucos, pois o saldo devedor vai sendo diminuído pelas amortizações. 

Como calcular a quitação antecipada de um financiamento imobiliário?

A quitação antecipada de um financiamento imobiliário não é o mesmo que simplesmente pagar o valor de todas as parcelas restantes de uma só vez. O devedor precisa receber um desconto relativo ao valor dos juros previstos para essas parcelas (além de taxas e seguros que estariam embutidos nas prestações a vencer). 

Assim, a melhor opção é cobrar do banco credor o desconto pela quitação, que está previsto no Código de Defesa do Consumidor. O banco tampouco pode cobrar qualquer taxa para liberar a liquidação da dívida. 

Se, em vez de reduzir o prazo de financiamento, o devedor optar pela quitação imediata, ele deverá pagar o saldo devedor da operação, que será apurado pelo banco credor. O passo seguinte é solicitar a emissão de um boleto pela instituição. Evidentemente, os valores já pagos não são revisados. 

Existem algumas entidades que disponibilizam páginas para calcular a antecipação de parcelas de um financiamento imobiliário. Entre elas,  o Ministério Público de Santa Catarina e a Proteste

Confira dicas de como, e quando, investir na quitação antecipada do imóvel 

Como calcular o valor final de um financiamento imobiliário?

Para calcular o valor final de um financiamento imobiliário, é preciso somar o valor de todas as parcelas previstas. Ele vai ser consideravelmente maior que a quantia emprestada pelo banco, uma vez que as parcelas contêm não só parte desse crédito inicial (a amortização), mas também os juros da operação, seguros obrigatórios e taxas. 

No entanto, se você quer comparar a oferta de crédito de dois bancos diferentes, o recomendado é olhar não para o valor final, mas para o Custo Efetivo Total (CET) ao ano. Diferentemente da taxa de juros, ele inclui o percentual de todos os gastos que você terá com as suas prestações, incluindo:

  • Dois seguros obrigatórios (seguro de morte e invalidez e seguro do imóvel), que custam entre 0,5% e 1% de juros ao ano
  • Taxas de administração cobradas pelo banco
  • A taxa de juros anunciada pela instituição
  • Índice de correção fixado em contrato, como a Taxa Referencial (que está zerada desde 2017 pelo Governo Federal) ou o IPCA, ligado à inflação

E como obter o percentual do CET? Ser informado do Custo Efetivo Total é um direito do cliente e uma obrigação das instituições financeiras credoras, conforme estabelece o  Banco Central na resolução 3.517. Muitas delas já informam o custo médio em seus sites oficiais. Para operações de financiamento dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que inclui imóveis de até R$ 1,5 milhão, o CET máximo é de 12% ao ano. 

Saber o Custo Efetivo Total também é importante na hora de avaliar uma possível quitação antecipada com recursos próprios. Se o CET for inferior ao rendimento de um investimento, por exemplo, vale mais a pena deixar a quantia investida e seguir financiando. 

A Loft garante mais vantagens para seu financiamento de imóvel

Se você quer financiar um apartamento novo, não deixe de checar o seu potencial de compra e o valor das parcelas que você pagará no simulador de financiamento imobiliário gratuito da Loft Cred. Na página, você pode ajustar o prazo de pagamento de acordo com seus planos. Pode descobrir até que preço você é capaz de pagar e em quanto tempo. 

Além de ter como calcular seu financiamento imobiliário, na página da Loft Cred você tem ainda a chance de solicitar uma proposta gratuita para nossa assessoria de crédito. Essa proposta é um contato inicial com nossos especialistas, que garantem a melhor taxa do mercado para seu financiamento.

O que eles fazem? Negociam a operação de crédito pretendida com esses bancos, em seu lugar. Assim, você aumenta as chances de obter ótimas condições de pagamento. Ao longo de todo o processo, nosso time também te orienta e resolve todas as burocracias e pendências, da reunião de documentos obrigatórios ao registro do contrato em cartório.

Tudo isso é gratuito para o cliente, que nem precisa sair de casa para garantir a obtenção de crédito. Nosso serviço é completamente digital, e não é restrito a quem tem imóveis cadastrados na plataforma da Loft. 

Quer garantir as melhores condições para seu financiamento? Comece por aqui.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

emprestimo com garantia de imovel e pouco difundido no Brasil

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

Empréstimo com Garantia de Imóvel: saiba como funciona o crédito com juros baixos e prazos longos para pagar

taxa referencial Foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

TR: O que é a Taxa Referencial e qual seu impacto nos contratos de financiamento imobiliário

sala cloffice escritoio armario banheiro lousa geek

Morar com estilo

01 de julho de 2022

Apartamento de 110 m² possui decoração geek, cloffice e banheiro camuflado

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.