Afinal, o que é e como funciona o Construcard? Vamos começar de forma bem resumida: o Cartão Construcard Caixa é uma modalidade de crédito imobiliário para a compra de materiais de construção em lojas conveniadas. Se você já possui um imóvel e quer reformá-lo, vale conhecer essa opção.
O que é Construcard?
Trata-se de uma linha de crédito específica para compra de material de construção. Este empréstimo tem duas etapas: a do uso do crédito e a da amortização.
Após aprovação, o crédito deve ser usado em até 6 meses através de um cartão específico (o Cartão Construcard) em lojas credenciadas pela Caixa Econômica Federal. Durante o período de compras, os juros aplicados serão proporcionais ao valor utilizado.
Como funciona o Construcard?
E como funciona o Construcard na prática? Com ele, você pode adquirir tanto materiais básicos de construção quanto adicionais para reprojetar sua residência e deixá-la mais moderna e com a sua cara. Alguns exemplos:
- Tijolos
- Tintas
- Telhas
- Pisos
- Esquadrias
- Aquecedores solares
- Aparelhos de energia solar
- Caixa d’água
- Piscina
- Iluminação
- Armários planejados
Importante destacar que, de acordo com as regras de funcionamento do Construcard, ele não serve para pagar mão de obra. Ele cobre, exclusivamente, insumos de construção.
A utilização do crédito é a primeira fase do Construcard, seguida pela amortização do valor devido. Depois de 6 meses da contratação do Construcard – período em que o tomador faz todas as suas compras –, é preciso começar a pagar o saldo devedor.
Construcard: Qual é o limite máximo?
Não se preocupe, na hora que as palavras “Construcard” e “limite máximo” vierem à sua cabeça. Não há limite máximo para o valor do Construcard. Ele é definido de acordo com a capacidade de pagamento do cliente e da análise de seu perfil.
O valor é debitado automaticamente da conta corrente e as parcelas são definidas de acordo com a Tabela Price – ou seja, o valor é o mesmo do começo ao fim.
O prazo do financiamento pode variar entre 1 e 240 meses (20 anos).
Como fazer o Cartão Construcard
Primeiro, é preciso cumprir os pré-requisitos da Caixa Econômica Federal. São eles:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado
- Ter conta corrente na Caixa
- Ser aprovado em avaliações de histórico de crédito
Já os documentos exigidos são os seguintes:
- RG e CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Documentos de garantia, se cabível (alienação fiduciária de bem móvel e caução de depósito ou aplicação financeira resultam em melhores condições)
- Comprovante de propriedade do imóvel
Uma vez que esses componentes estejam em ordem, há 3 passos para seguir:
- Visitar uma agência da Caixa com sua documentação em mãos
- Passar pela pesquisa de cadastro e análise de risco de crédito
- Depois da aprovação: assinar o contrato de financiamento e receber o cartão Construcard (pelo correio ou na agência)
Em seguida, basta desbloquear o cartão, verificar quais são as lojas conveniadas e comprar o que você precisa em até 6 meses da liberação do dinheiro.
Dúvidas comuns sobre como funciona o construcard
Caso você tenha problemas para desbloquear ou bloquear o cartão, alterar a senha ou consultar o saldo restante, é possível tirar essas dúvidas por telefone. Funciona da seguinte forma: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h, por meio dos telefones: ?3004-2100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 001 2100 (demais localidades).
Quem aceita o Cartão Construcard?
Há dezenas de milhares de lojas que aceitam o Cartão Construcard. A Caixa mantém uma página dedicada aos estabelecimentos credenciados para consulta.
Como pagar Construcard com o FGTS?
Uma dúvida comum vem de pessoas que desejam saber como pagar o Construcard com FGTS. Embora seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço possa ser utilizado no financiamento imobiliário, o valor contido ali não é aplicável para quitar o saldo devedor do Construcard.
Para financiamento imobiliário, é possível usar o saldo do FGTS da seguinte forma:
- Imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão (residencial, em área urbana e para moradia do titular do benefício)
- O beneficiado precisa ter ao menos 3 anos (consecutivos ou não) de trabalho sob o regime do FGTS e não ter outro imóvel em seu nome na cidade onde mora ou fica seu trabalho principal.
Como declarar o Construcard no Imposto de Renda?
O Construcard é uma linha de crédito oferecida pela Caixa. Como tal, segundo informações do banco, deve ser declarada na ficha Dívida e Ônus Reais, assim como quaisquer outros créditos e empréstimos ativos.
É possível obter o extrato para imposto de renda no site da Caixa, mediante cadastro online.
Construcard da Caixa para Aposentados: É possível?
Sim, o Construcard da Caixa para aposentados é uma realidade. Para acessar esta linha de crédito é preciso ser maior de 18 anos. Todas as pessoas que desejam pegar um empréstimo passam por uma análise de risco de crédito.
Além do Construcard, aposentados podem também financiar imóveis. O único fator que pode limitar um aposentado a pegar um empréstimo deste tipo é a idade. A regra aplicada pelos bancos é a seguinte: o crédito é concedido a clientes de até 80 anos e seis meses (somados o prazo de pagamento e a idade).
Vantagens e Desvantagens do Construcard
Separamos algumas vantagens e desvantagens do Construcard para ajudar na hora de decidir se vale a pena usar ou não esta modalidade de linha de crédito. A opção de financiamento do Construcard surgiu para dar crédito a quem sonha com a reforma e precisa de auxílio para adquirir os materiais de construção necessários. Como todo produto financeiro, no entanto, é preciso avaliar seu uso caso a caso.
O jornal O Estado de São Paulo separou alguns prós e contras desta linha de crédito. Vamos detalhar, primeiramente, quatro vantagens do Construcard.
– Funcionalidade: o Construcard é prático, uma vez que é possível usá-lo como cartão de débito. Essa função diminui a burocracia na hora de pagar pelos materiais de construção e dá agilidade ao processo;
– Facilidade: o número de lojas de materiais de construção que aceitam o Construcard como método de pagamento é grande e facilita quem vai usá-lo. As informações sobre as compras feitas são enviadas via SMS.
– Prazo: a amortização do valor devido começa apenas 6 meses depois de contratada a linha de crédito. O pagamento pode ser feito entre 1 e 240 meses, um prazo menor do que o de financiamento imobiliário;
– Condições especiais: correntistas da Caixa Econômica Federal podem pegar esta linha de crédito com condições especiais.
A maior desvantagem desse modelo é que o dinheiro só pode ser usado para um único fim: a compra dos materiais. Caso você não tenha como pagar os prestadores de serviço ou eventuais projetos de arquitetura, por exemplo, faz pouco sentido ter acesso apenas aos materiais e não à execução da obra em si. Vamos ver outras:
– Juros: a taxa do Construcard é mais alta do que a de um financiamento imobiliário;
– Limite: o limite do empréstimo é compatível com a renda de quem está solicitando a linha de crédito. Isso significa que o limite pode ser baixo;
– Opções de acabamentos: a lista de lojas que aceitam o Construcard é extensa, mas se você precisar de alguma muito especializada, pode não achar.
Conheça as facilidades de financiar com a assessoria de crédito imobiliário da Loft
Esperamos ter ajudado você trazendo um pouco mais sobre como funciona o Construcard: ele só pode ser utilizado para comprar materiais de construção em lojas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.
Para quem busca usos mais amplos para esse dinheiro, seja para contratar os prestadores de serviços da obra, para ter acesso a outras lojas ou qualquer outro motivo, pode ser ótima ideia conferir o produto de crédito com garantia de imóvel da Loft!
Além de contar com auxílio e orientação dos profissionais da Loft e um processo ágil e online, você tem total liberdade para fazer o que quiser com o valor financiado, que é depositado diretamente na sua conta.
É possível obter até 50% do valor do imóvel e prazo de até 10 anos. Caso opte por um empréstimo de até 25% do valor do imóvel em questão, também conta com 6 meses sem parcelas. Os juros são a partir de 0,99% mais IPCA ao mês ou 12,6% mais IPCA ao ano. Faça hoje sua simulação!