Como comprar apartamento no Brasil morando no exterior

Compartilhar a notícia

É possível comprar apartamento no Brasil morando no exterior? Descubra como fazer o melhor negócio mesmo à distância

09 de dezembro de 2021

Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
comprar-apartamento-no-brasil

Viver no exterior é a realização de um sonho para muita gente. Os motivos para sair do país variam: pode ser trabalho, estudo, para reagrupar a família ou para construir uma rotina diferente, muitas vezes mais calma e segura. Mas e o sonho de ter um imóvel próprio no seu país de origem? Precisa ser abandonado? Afinal, é possível comprar apartamento no Brasil morando no exterior? 

Brasileiro não residente pode comprar imóvel no Brasil?

A resposta é sim, brasileiro não residente pode comprar imóvel no Brasil. O mercado imobiliário está mais do que preparado para atender o público que deseja continuar residente no exterior com bens no Brasil. Inclusive, com as moedas estrangeiras em alta, este pode ser o momento ideal para se aprofundar no assunto e entender as suas opções como investidor.

E outra boa notícia: os emigrantes têm acesso a financiamento imobiliário no país. Geralmente, é possível financiar até 60% do valor do apartamento ou casa, em um prazo de até 180 meses (15 anos). 

Comprar apartamento no Brasil morando no exterior: como um estrangeiro pode morar no Brasil?

O primeiro passo para alguém de outra nacionalidade comprar apartamento no Brasil morando no exterior é o mesmo para brasileiros: é preciso ter um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O documento pode ser emitido em um consulado ou embaixada brasileira no exterior.

Comprar um imóvel é uma das formas de como um estrangeiro pode morar no Brasil com mais tranquilidade. Isso porque o estrangeiro que compra um imóvel no país pode pedir uma autorização de residência provisória de dois anos, que depois se torna permanente.

De acordo com reportagem no UOL, o investimento mínimo em imóveis é de R$ 700 mil (para os estados do Norte e do Nordeste) e de R$ 1 milhão para as outras regiões. “Isso vale tanto para imóveis residenciais quanto comerciais, mas apenas para os urbanos - não inclui propriedades rurais”, diz o texto.

Quanto custa comprar um apartamento no Brasil em média?

Você pode estar pensando “certo, eu moro no exterior e quero investir no Brasil, mas quanto custa comprar um apartamento no Brasil?”. O valor dos imóveis varia bastante, pois depende da cidade em que está localizado, do bairro, da planta, da idade do imóvel, dos serviços que o condomínio oferece, etc.

Pesquisar em sites especializados e conversar com amigos e familiares que moram no Brasil são bons pontos de partida para entender o momento do mercado. 

Quais são os documentos necessários para comprar um imóvel no Brasil

Para comprar imóvel no Brasil, todos os interessados devem apresentar uma série de documentos. No caso dos estrangeiros, como mencionamos antes neste artigo, pode ser necessário apresentar a tradução juramentada da documentação. Veja quais são os documentos básicos para dar entrada no processo de compra de imóvel no Brasil:

- Cadastro de Pessoa Física (CPF);

- Certidão de Nascimento atualizada;

- Certidão de Casamento;

- Comprovante de renda;

- Comprovante de endereço;

- Declaração do Imposto de Renda Anual;

- Comprovante de conta bancária ativa no Brasil, com movimentação mensal.

Na maioria dos casos, é possível enviar os documentos por email mesmo, inclusive em casos de financiamento imobiliário. Você pode tratar direto com o gerente do banco ou contar com a ajuda especializada de uma assessoria de financiamento, como a que a Loft oferece gratuitamente.

A assinatura do contrato pode ser feita pessoalmente, caso tenha uma viagem programada para vir ao Brasil, ou através de procuração. Se esse for o caso, você deve ir ao consulado do Brasil no país onde mora para fazer e registrar a procuração. Nela irá constar a pessoa que estará autorizada a assinar o contrato por você e a cuidar de toda a burocracia junto ao cartório e ao banco (se houver financiamento). 

Mas atenção: se é estrangeiro, não é possível ter conta bancária sem visto permanente. Portanto, a pessoa não poderá recorrer a financiamento junto a instituições financeiras.

Interessado em investir no mercado imobiliário brasileiro? Confira os apartamentos da Loft

É impossível escolher apenas uma cidade em que se gostaria de morar no Brasil, mas você com certeza já tem algumas preferidas na lista. Se o próximo destino são as ruas cheias de vida de São Paulo, as praias do Rio de Janeiro ou as belezas arquitetônicas de Belo Horizonte, a Loft pode te ajudar a encontrar um lar mesmo à distância.

As visitas são feitas por videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o imóvel ou sobre financiamento imobiliário. Toda a negociação é feita online e você conta com o auxílio do nosso time jurídico e corretores parceiros durante todo o processo. 

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.