Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Sala de Imprensa

Apenas 11% dos brasileiros comprariam um imóvel online, revela pesquisa

Compartilhar a notícia

Pesquisa realizada pela Loft em parceria com a Offerwise revela que, apesar da tecnologia ter agilizado e democratizado o processo de busca por imóveis, o contato pessoal continua sendo um fator decisivo em processos de compra e venda e locação

16 de maio de 2024

Autor Imprensa Loft
Atualizado: 16 de maio de 2024 4 min de leitura

Mesmo com o avanço tecnológico facilitando a busca por imóveis, o contato pessoal continua sendo um fator decisivo em processos de compra e venda e locação. É o que revela uma pesquisa realizada pela Loft, em colaboração com a Offerwise, entre os dias 9 e 13 de abril, com mil respondentes que estão na jornada de mudança de endereço, em amostra representativa do país. De acordo com o estudo, apenas 11% dos brasileiros comprariam ou alugariam um imóvel em um processo 100% online.

O levantamento ouviu pessoas interessadas em mudar de endereço para entender a importância do contato pessoal em diferentes etapas dessa jornada, e revelou que a preferência por interação humana cresce conforme o processo avança.

Ainda no início da busca, quando o objetivo é reunir informações sobre ruas e bairros e comparar preços, presencial e online dividem o favoritismo. 36,9% preferem pesquisar tanto em páginas na internet quanto fisicamente nos endereços desejados, enquanto 32,9% optam por fazer a busca sem sair de casa. Outros 30,2% preferem se concentrar em uma procura 100% presencial.

Já na etapa de conhecer um ou mais imóveis selecionados, o digital perde espaço – 72,3% preferem visitar fisicamente o local em que pretendem morar. Outros 21,8% aceitam combinar um tour virtual com uma vistoria presencial. Apenas 5,9% alugariam ou comprariam um imóvel após “percorrer” a unidade online.

A opção pelo contato pessoal se destaca até mesmo em partes mais burocráticas do processo, como a entrega da documentação necessária – 57% preferem fazer a entrega dos documentos exigidos em mãos, enquanto outros 23,8% querem resolver essa pendência em parte online, em parte presencial. Menos de 20% (19,2%) buscam concluir essa entrega online. O contato com a imobiliária responsável pela propriedade, por exemplo, seria feito de maneira presencial ou híbrida por 79,2% dos interessados.

Na hora de fechar negócio, 60% preferem fazer isso de maneira 100% presencial e 28,3% optam por uma conclusão híbrida. Apenas 11% comprariam ou alugariam um imóvel em um processo 100% digital.
Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, enfatiza a dualidade do processo. “A tecnologia oferece ferramentas valiosas para filtrar opções, verificar fotos, localizações e estabelecer um primeiro contato, mas a decisão final envolve um componente emocional significativo, que leva muitos a valorizar o contato pessoal.”

O especialista em dados afirma que, apesar da digitalização de muitos processos, a interação face a face permanece indispensável no mercado imobiliário. “É a imobiliária e o corretor especializado no bairro em que o cliente pretende morar que vai conseguir sanar todas as dúvidas, dar dicas e selecionar os imóveis mais adequados ao perfil do locatário/comprador.”

“Estamos falando de uma compra de ticket médio alto. É esperado que as pessoas sejam mais cuidadosas nesse processo e busquem ter segurança e contar com o apoio de um especialista ou empresa para concluir a transação”, completa.

A pesquisa revelou ainda quais características as pessoas levam em consideração na hora de escolher uma imobiliária. Três atributos se destacam: a qualidade dos imóveis (16,4%), a boa reputação da empresa (13,8%) e a facilidade no processo de compra ou aluguel (11,9%).

“O mais comum é que as pessoas peçam indicações para amigos, vizinhos e colegas de trabalho, para em um segundo momento pesquisar a reputação das imobiliárias recomendadas online. Por isso, trabalhar não só para ter o melhor atendimento, mas também uma boa presença online é fundamental hoje em dia”, afirma Mariana Andrade, CEO da Revenda Imóvel, maior imobiliária da Zona Sul de São Paulo.

Autor Imprensa Loft

Tags

Compra e venda de imóveis Contato Offerwise pesquisa

Notícias relacionadas

Sala de Imprensa

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.