4 dicas de sucesso para corretores iniciantes

Compartilhar a notícia

28 de novembro de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 7 min de leitura
corretor-iniciante-aprendizado-loft

A profissão de corretor de imóveis pode oferecer diversas vantagens, como bom retorno financeiro e flexibilidade de horários. Para se dar bem, porém, os corretores iniciantes devem planejar a carreira e conhecer bem o mercado. Veja aqui algumas dicas de como fazer isso. 

O corretor é uma peça fundamental no mercado imobiliário. Afinal, são eles que mediam a maior parte das transações de compra, venda ou aluguel de imóveis. Por ser uma profissão que acolhe pessoas de várias idades e formações, muitas pessoas enxergam na carreira de corretor uma boa oportunidade. 

De fato, há muitas vantagens em atuar no ramo, como o bom retorno financeiro por meio da comissão de corretagem, a flexibilidade de horários e a dinamicidade da rotina. Por tudo isso, o mercado imobiliário pode ser bastante competitivo, de modo que é importante começar com o pé direito. Aqui reunimos cinco dicas para corretores iniciantes trilharem um bom caminho na profissão. 

1) Buscando sucesso profissional: invista no planejamento da sua carreira

Para atingir sucesso profissional é essencial investir no planejamento da carreira. Assim como em qualquer profissão, ninguém se torna corretor imobiliário da noite para o dia: é preciso se planejar a médio prazo para entrar no ramo. Quem quer atuar na área precisa seguir alguns passos para conquistar o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o Creci, órgão que regulamenta o ofício. 

A primeira coisa a fazer é se matricular em um curso profissionalizante de corretor de imóveis, que pode durar de dez meses a quatro anos, dependendo da modalidade escolhida. Todos os cursos exigem a realização de um estágio em imobiliária para a obtenção do diploma. Só depois de cumprir essas duas etapas é que os profissionais podem pedir o registro no conselho e entrar de vez nos negócios imobiliários. 

Neste vídeo, o especialista Guilherme Machado dá algumas dicas para quem quer começar nessa carreira

Uma vez autorizado a trabalhar no ramo, o corretor iniciante deve ter paciência para o planejamento da carreira. “O trabalho precisa ser construído aos poucos. Se a pessoa for imediatista, não vai conseguir se desenvolver”, alerta Roberto Padula, gerente na imobiliária Lopes Maber. 

O sucesso profissional, claro, não vem do nada. “É como a construção de um prédio, que não nasce no último andar, mas tijolo a tijolo. Quanto mais tempo passa, mais reconhecido o corretor fica e mais dinheiro ganha se trabalhar bem”, diz Roberto. 

Para isso, segundo ele, os corretores iniciantes precisa ter foco para realizar atividades “de base”. “Tem que ir fazendo anúncio para gerar clientes e fazer um bom atendimento para que voltem contatos de indicação”, explica. “Se você constrói uma base forte, a tendência é aumentar a cartela de clientes.” 

2) Conheça o mercado imobiliário

O mercado imobiliário tem muitas especificidades e para galgar uma boa atuação na área é imprescindível conhecê-las. Por isso, o corretor iniciante deve estar preparado para estudar muito e se informar o máximo que puder sobre o ramo — e, vale dizer, sobre a economia de uma forma geral. 

“As pessoas podem achar que vindo de outro mercado vão se dar bem e não é bem assim”, diz Keldya. “Tem que se estudar e se informar muito, estar sempre conectado com notícias de economia e do mercado financeiro e, principalmente, conhecer o máximo de imóveis que for possível, dos lançamentos aos mais antigos.”

Segundo Roberto, o corretor iniciante não pode se render totalmente às facilidades da internet, que ajuda muito, mas pode acabar atrapalhando o processo de aprendizagem sobre o mercado — baseado justamente em conhecer e visitar diversos imóveis. “A melhor forma de começar é andar pelos bairros, saber onde tem padarias, escolas, novos empreendimentos, fotografar os apartamentos e conhecer as plantas”, sugere ele.

3) Aprenda técnicas de venda de imóveis

De nada adianta aprender tudo sobre o mercado imobiliário se os corretores iniciantes não desenvolverem técnicas de venda e negociação de imóveis. Afinal, a maior parte da sua rotina será lidando diretamente com os clientes, o que exige boas habilidades de comunicação, argumentação e persuasão

corretor-iniciante-cliente-loft
A boa comunicação com o cliente é a principal técnica de venda que corretores iniciantes devem desenvolver 

Há alguns caminhos para aperfeiçoar essas atitudes:

  • Saiba quais perguntas fazer aos clientes
  • Disponha de dados para responder as perguntas que os clientes podem fazer para você
  • Trabalhe bem o enredo das conversas com o cliente
  • Mantenha clientes indecisos por perto, tentando encontrar soluções para eles

4) Saiba o que é retenção e prospecção de clientes

Entender esses dois movimentos é muito importante para os corretores iniciantes que estão começando a montar sua cartela de clientes. Ele deve ter em mente que se conseguir aplicar bem as técnicas de vendas e desenvolver um bom atendimento a tendência é manter os consumidores por perto. 

A retenção de clientes é o movimento de criar uma relação de confiança e fidelidade — é bastante crucial para o corretor de imóveis, que depende muito de indicações. “Se você cria uma proximidade com a pessoa, ela lembra de te indicar para outras”, diz Keldya. 

O corretor iniciante, porém, não pode depender apenas das indicações e da retenção de clientes, sobretudo no começo da carreira. É aí que entra a prospecção de clientes, ou seja, a procura e a conquista de novos contatos. 

As técnicas de negociação se mostram bem úteis nesse processo também, já que conhecer o perfil de consumidor e os imóveis que você tem a oferecer é fundamental para realizar uma boa sondagem e atrair clientes em potencial. 

Segundo Roberto, procurar por bons anúncios é uma boa forma de realizar a prospecção de clientes, já que bons imóveis atraem bons compradores. 

Quanto ganha um corretor de imóveis iniciante? 

A remuneração de um corretor de imóveis iniciante é variável e, segundo Roberto, difícil de mensurar. “As pessoas se desenvolvem em tempos diferentes e o ganho do corretor depende muito do seu desempenho”, diz ele. A Pesquisa Salarial do Vagas.com, no entanto, dá uma ideia do salário médio de um corretor de imóveis no Brasil: R$ 3.008,00.

O gerente da Lopes Maber lembra, porém, que o faturamento desse profissional normalmente é calculado por ano e não por mês, já que as vendas — e, portanto, as comissões, não são constantes. Por isso, alerta ele, “um corretor precisa de bastante disciplina para administrar a própria vida financeira e diluir os ganhos ao longo dos meses”. 

Parceiros Imobiliários + Loft

corretor-iniciante-aprendizado-loft
Trabalhar com a Loft é uma ótima forma de começar na carreira de corretor imobiliário

A Loft pode ser uma ótima oportunidade para os parceiros imobiliários que estão começando agora. Nós oferecemos diversas vantagens aos nossos parceiros:

  • Portfólio com imóveis nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

  • Mais chances de fechar negócio: a plataforma da Loft tem mais de 5 milhões de visualizações por mês

  • Site e aplicativo fáceis de usar. Você realiza agendamentos, acompanha status de visitas, propostas, pagamento, etc

  • Atendimento dedicado e humanizado. Te ajudamos nas dúvidas de pagamentos, status de indicações e outros assuntosEspecialistas que cuidam de toda a burocracia para você fechar mais negócios

  • Segurança na transação através de uma política transparente e simples de vínculo entre cliente e parceiro imobiliário"

Faça seu cadastro e seja um parceiro imobiliário da Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

emprestimo com garantia de imovel e pouco difundido no Brasil

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

Empréstimo com Garantia de Imóvel: saiba como funciona o crédito com juros baixos e prazos longos para pagar

taxa referencial Foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

TR: O que é a Taxa Referencial e qual seu impacto nos contratos de financiamento imobiliário

sala cloffice escritoio armario banheiro lousa geek

Morar com estilo

01 de julho de 2022

Apartamento de 110 m² possui decoração geek, cloffice e banheiro camuflado

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.