Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Apartamentos

O que é encerramento de contrato de aluguel residencial

Compartilhar a notícia

Na hora do encerramento de contrato de aluguel residencial, há uma lista de procedimentos para verificar, como pagamento de multa e as obrigações a cumprir de proprietários e inquilinos

08 de junho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de agosto de 2023 5 min de leitura
encerramento-contrato-aluguel

Entrar e sair de um contrato de aluguel requer atenção a determinados procedimentos legais, tanto por parte do locador quanto do inquilino. Saber como funciona uma rescisão de contrato de locação residencial é fundamental. Imagine que você está buscando a independência e achou o apartamento dos sonhos para investir. Na hora de fazer a rescisão de contrato de aluguel para morar no imóvel próprio, você vai precisar pagar multa? Se sim, de quanto ela é? 

Ter informações disponíveis é sinônimo de planejamento. Neste artigo, vamos esclarecer os pontos que devem ser levados em consideração durante o encerramento de um contrato de aluguel residencial e quais os principais cuidados que devem ser tomados durante o processo de desocupação e devolução do imóvel.

O que você vai ler
  • O que é rescisão de contrato de locação residencial?
  • Como fazer o encerramento de contrato de locação residencial pelo proprietário
  • Termo de encerramento de contrato de locação
  • Procurando imóveis?

O que é rescisão de contrato de locação residencial?

A lei mais importante para quem aluga um apartamento é a Lei do Inquilinato (a Lei Federal 8.245/1991). É essa legislação que vai reger a maior parte dos contratos de aluguel no país. Para entender o que é rescisão de contrato de locação residencial, basta saber que, de forma geral, trata-se de finalizar o acordo que estava em vigor.

Há, no entanto, diferenças no procedimento para proprietário e inquilino. A rescisão de contrato de aluguel residencial pelo locador não pode ser feita apenas por vontade própria do dono do imóvel. Já a rescisão de contrato de aluguel pelo locatário, sim. 

Ou seja, o inquilino pode decidir encerrar o contrato de aluguel a qualquer momento e por qualquer motivo, o proprietário não. Isso está previsto no artigo 4º da Lei do Inquilinato – a legislação abre uma exceção no artigo 54-A para imóvel alugado não residencial.

“Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado”, afirma a lei. “Com exceção ao que estipula o § 2o do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada.”

Como fazer o encerramento de contrato de locação residencial pelo proprietário

Vimos anteriormente que a rescisão de contrato de locação não pode ser feita de forma antecipada pelo dono do imóvel. O artigo 9 da Lei do Inquilinato prevê a rescisão em outras situações. Explicaremos, então, quais são os momentos em que pode haver o encerramento de contrato de locação residencial:

  • Por mútuo acordo;
  • Em decorrência da prática de infração legal ou contratual;
  • Em decorrência da falta de pagamento do aluguel e demais encargos;
  • Para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las.
Banner Loft Mais Negócio desktop

Termo de encerramento de contrato de locação

Agora que já sabemos quais são as situações possíveis para desfazer um acordo de aluguel, vamos entender como é feito um termo de encerramento de contrato de locação. A rescisão consensual pode ser feita por meio de um distrato, ou seja, um documento que aponta o fim do aluguel. 

Nessa hora, no entanto, é preciso prestar atenção caso haja multa e outras obrigações previstas em contrato para o locatário. A multa é um instrumento legal e pode ser acordada por locador e locatário. No entanto, a multa não pode ultrapassar 5 aluguéis e tornar-se abusiva. O ideal é que sejam 2 aluguéis. 

O locador, se quiser, pode excluir a multa e não cobrar do locatário. Caso cobre, ela não pode ser cobrada na totalidade do contrato. Ou seja, deve ser proporcional. O inquilino vai pagar a multa de acordo com o tempo que ele ficou no imóvel. Por exemplo: Um contrato de 12 meses. Passaram-se 2 meses e o locatário diz que quer sair. Se a multa é de 2 aluguéis, você vai dividir o valor total por 12. O período que o inquilino ficou vai ser descontado.

Na lista de obrigações do locatário está entregar o imóvel do mesmo jeito que ele encontrou, caso isso esteja previsto em contrato. Para entregar o apartamento, o inquilino tem por exemplo, que:

  • Pintar o apartamento com a mesma cor que ele encontrou;
  • Fechar os furos que fez para pendurar estantes;
  • Repor as luminárias que eventualmente trocou para as originais do imóvel.

Após cumprir toda essa etapa, é iniciado o processo de devolução do imóvel ao proprietário. O inquilino pode acompanhar a vistoria do locador. Ele deverá receber o termo de vistoria e o comprovante de recebimento das chaves ao entregá-las.

Procurando imóveis?

Comprar imóveis para alugar é um grande investimento, já que além da renda extra, você vai ter segurança contra oscilações da economia. A Loft chegou ao mercado para revolucionar o processo de compra e venda de apartamentos no Brasil. Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário!

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Compra e venda de imóveis Documentação imobiliária

Notícias relacionadas

Como decorar um apartamento alugado

Aluguel

Aluguel

09 de julho de 2024

Como decorar um apartamento alugado? Siga essas dicas!

apartamento-terreo

Apartamentos

Apartamentos

01 de julho de 2024

Apartamento térreo: quais as vantagens e desvantagens?

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.