A ética imobiliária é um conceito que deve ser bastante evidente para o corretor. A sua concepção está diretamente relacionada à postura que você adota como profissional e no trato com outras pessoas no exercício de sua função.
Certamente você já ouviu falar do termo em outras áreas, certo? O mesmo vale para aplicar às imobiliárias. Todo o ambiente organizacional precisa de comprometimento, transparência e, claro, ética. Só assim o fluxo de trabalho flui bem.
Hoje, nossa conversa é sobre ética imobiliária. O que ela quer dizer no seu ambiente de trabalho e como é a relação do corretor com os clientes. Acompanhe!
O que é ética imobiliária?
O conceito de ética tem relação com as ações das pessoas. É aquilo que define quais comportamentos podem ser considerados certos ou não.
E quem estabelece isso? No geral, isso é definido a partir da filosofia, que entende a ética a partir das relações sociais entre as pessoas.
O foco da ética, nesse sentido, é determinar uma convivência melhor entre as pessoas de uma determinada sociedade, seguindo valores morais.
Mas e a ética imobiliária?
Bom, fez sentido o que dissemos anteriormente sobre bom convívio em sociedade e agir de acordo com preceitos morais, não é? Isso é importante para a vida, em todas as áreas, e devemos levar para o lado profissional também.
Para isso, o corretor precisa ter conhecimentos específicos para exercer a profissão. E isso engloba a relação com toda a comunidade de trabalho e com os clientes. Na hora das negociações, principalmente, esses preceitos devem ser fielmente seguidos para garantir profissionalismo e respeito para com o comprador ou vendedor.
Ou seja, ter ética imobiliária é ser transparente, ser claro e honesto na hora das negociações e transmitir confiança, tanto aos colegas de trabalho quanto aos negociantes. Nada que possa prejudicar alguma parte deve ser omitida.
Mas também poderíamos acrescentar aqui alguns pontos essenciais do código de ética: dignidade, respeito e cordialidade, garantindo a boa conduta profissional.
Código de ética imobiliária: o que é proibido?
Atualmente, o código de ética imobiliária prevê 20 proibições para o corretor de imóveis. Vamos resumi-las aqui para que você tenha noção do que não pode ser feito pelo profissional da área. As que merecem mais destaque são:
- assumir trabalhos que não sejam de sua expertise
- aceitar tarefas fraudulentas
- lucrar de maneira desonesta “às custas” do cliente
- tirar um cliente de um colega de profissão
- associar-se a profissionais que praticam atividades ilegais na negociação imobiliária
- concorrer de forma desleal com outros corretores de imóveis
- abandonar uma transação imobiliária sem aviso ao cliente
- manter sociedade profissional fora das normas legais
Mas você, como corretor de imóvel, deve se preocupar com a ética nos seguintes pontos:
- colocar anúncios muito acima do valor médio de imóveis para lucrar deslealmente
- receber comissões que não estejam de acordo com a tabela aprovada
- não atender notificações para esclarecimento à fiscalização ou intimações para instrução de processos
- cobrar um preço maior do que o devido durante as negociações
- receber ou solicitar do cliente favor em troca de concessões ilícitas
- deixar de cumprir, dentro do prazo, determinação emitida pelo órgão ou autoridade dos Conselhos
- aceitar encargo de transação que esteja direcionado a outro corretor, sem dar-lhe prévio conhecimento por escrito
- aceitar encargo de transação sem contratar com o corretor de imóveis com que tenha de colaborar/substituir
- realizar anúncios enganosos
- reter negócios quando não se tem a probabilidade de realizá-lo
- utilizar sua profissão ou seu cargo para obter vantagens pessoais
- receber sinal em negociações que lhe forem confiadas caso não esteja autorizado para isso
Não fazendo nenhuma dessas ações condenadas pela ética imobiliária, você consegue atuar profissionalmente com respeito aos clientes e concorrentes – e seguindo a moral.
Qual é a importância da ética imobiliária para os corretores de imóveis?
O código de ética não pode ser só um documento que impõe comportamentos e o que pode ou não no exercício da profissão. É preciso que o profissional entenda todos os preceitos ali dispostos para atuar de forma séria, justa e transparente.
Por isso, os corretores precisam ter consciência de que eles têm uma parcela de responsabilidade na conduta ética imobiliária. Não tudo, mas pontos essenciais. Além do dever para com a moral, o profissional deve entender que, no exercício da profissão, cada um é responsável por seus atos.
Agir conforme a ética ajuda o corretor a evitar processos e indisposição com a imobiliária para onde trabalha ou com os concorrentes. Além disso, o profissional que não age conforme a moral pode ser descoberto pelos clientes e perder vendas por conta de fraudes e acordos ilegais.
Vale lembrar ainda que não cumprir com os deveres previstos no código de ética profissional ou desrespeitar normas pode ocasionar na suspensão ou cassação do registro de corretor. E, como sabemos, sem ele não é possível trabalhar conforme a lei.
E para os clientes?
O cliente não só procura como merece segurança na hora da negociação. Por isso, o documento que fala de ética traz muitas proibições em relação aos corretores. Algumas delas dizem respeito justamente à relação com os clientes.
Cobranças indevidas, negociações ilesas e condutas que não estão previstas no código de ética imobiliária são condenadas por lei. Essa é uma forma de garantir que quem está negociando um imóvel tenha a garantia de que tudo ocorrerá da melhor forma possível e sem prejuízos ao negociante.
O código, portanto, deve ser conhecido pelos clientes e disponibilizado pelas imobiliárias. Dessa forma, já é criada uma relação de ética e transparência entre as duas partes. Sabendo os direitos dele, são bem menores a chance de ele sofrer algum dano – e, se sofrer, tem o respaldo legal a favor dele.
3 principais deveres do corretor de imóveis
Nessa discussão sobre ética imobiliária, já propusemos a reflexão sobre o que é a ética em si, com as definições filosóficas e de moral, e já apontamos o que o corretor não pode fazer no exercício na profissão. Mas o que é dever do corretor de imóveis?
Separamos aqui os três pontos principais que envolvem a atuação profissional do corretor, mas sem esquecer a ética imobiliária. Essas obrigações são as seguintes:
- Diligência
Esse termo lembra a definição de zelo. Essa é a postura que todo corretor de imóveis precisa ter perante a imobiliária, seus clientes e os concorrentes. E isso tem relação direta com tudo o que falamos por aqui.
Sem conhecer a ética imobiliária, é difícil que o corretor tenha zelo principalmente em relação aos direitos, deveres e proibições que a profissão estabelece. A diligência, portanto, começa aí.
É obrigação do corretor ter uma postura atenciosa e atenta com o cliente. Uma negociação pode gerar muitas dúvidas e cada pessoa tem uma necessidade. Há os mais independentes, mas também aqueles que querem esclarecimentos mais detalhados e frequentes.
Nessa hora, é preciso ser cuidadoso com o trabalho e com a relação com o cliente. O corretor deve estar disponível para não deixar o comprador perdido no processo.
- Prudência
Outra palavra que rege o exercício da ética imobiliária e a profissão do corretor é a cautela. O profissional deve sempre prezar por realizar toda a transação com segurança e sem riscos para o cliente e a imobiliária. No caso de operações duvidosas e com as quais ele não sabe lidar ainda, o superior deve ser acionado.
Para tanto, três palavras são fundamentais nesse processo de venda: atenção, cuidado e sensatez. Então, acaba que uma das obrigações do corretor é estar atento a todos os detalhes possíveis em relação ao imóvel e repassar tudo ao cliente.
Caso algum problema, tanto de estrutura quanto de localização e negociação, seja identificado, o corretor deve seguir a ética imobiliária e agir de forma transparente com o cliente.
- Informação
Por fim, a informação. Ou podemos dizer também comunicação. Um bom processo comunicativo evita muitos problemas na hora da negociação e de fechar a venda. Por isso, esteja sempre em contato com o cliente e saiba das necessidades dele.
Isso deve ser feito, na verdade, desde o início do processo. É preciso conhecê-lo e saber o que ele procura. Dessa forma, o relacionamento ocorre de forma fluida e os problemas podem ser evitados. E, caso aconteça, é importante usar a ética imobiliária e agir com transparência sempre.
Com essas informações em mãos, é a hora de aplicá-las e captar clientes com honestidade, transparência e muita vontade de atendê-los de forma assertiva. Quem ganha é o corretor e a empresa que ele representa!
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