Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Aluguel

Fiança Locatícia: aluguel seguro, sem caução e fiador

Compartilhar a notícia

17 de julho de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 17 de julho de 2024 6 min de leitura
fiança locatícia

Quando se trata de alugar um imóvel, segurança e tranquilidade são prioridades tanto para proprietários quanto para inquilinos. Por isso, a fiança locatícia é uma ótima opção para assegurar que ambas as partes estejam protegidas.

A fiança locatícia garante o cumprimento dos compromissos financeiros e contratuais, oferecendo uma alternativa prática e segura aos tradicionais fiadores.

Se você tem interesse em alugar um imóvel mas ainda não conhece muito bem essa modalidade, confira o material que preparamos para você!

O que você vai ler
  • O que é fiança locatícia?
  • Como funciona a fiança locatícia?
  • Para que serve a fiança locatícia?
  • O que a fiança locatícia cobre?
  • Quais as vantagens de contratar a fiança locatícia?
  • Como contratar a fiança locatícia?

O que é fiança locatícia?

Também conhecida como carta fiança locatícia, seguro fiança locatícia ou fiança de aluguel, a fiança locatícia é uma modalidade de garantia oferecida em contratos de locação de imóveis.

Ela consta na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245) como opção de garantia em contrato de locação, e tem como objetivo assegurar ao proprietário que o aluguel e demais obrigações contratuais sejam cumpridas pelo inquilino.

Diferente do fiador tradicional, onde uma pessoa física se responsabiliza pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência do locatário, a fiança locatícia é, geralmente, fornecida por instituições financeiras ou seguradoras.

Como funciona a fiança locatícia?

Seu funcionamento é bastante simples e eficiente. O inquilino contrata uma apólice de seguro junto a uma seguradora ou instituição financeira, que se torna responsável por arcar com os pagamentos em caso de inadimplência.

Para obter essa garantia, o locatário deve passar por uma análise de crédito e pagar um valor anual, que corresponde a um percentual do aluguel. Este valor pode variar de acordo com o perfil do inquilino e o valor do imóvel.

Banner Loft Mais Negócio desktop

Para que serve a fiança locatícia?

A fiança locatícia serve principalmente para oferecer segurança e tranquilidade ao proprietário do imóvel.

Afinal, ao optar por essa modalidade de garantia, o locador tem a certeza de que, em caso de inadimplência, receberá todos os valores devidos pela seguradora.

Além disso, a fiança locatícia também facilita o processo de locação para o inquilino. Afinal, este não precisa sofrer para encontrar um fiador e pode contar com uma análise mais ágil e menos burocrática.

O que a fiança locatícia cobre?

Cada apólice tem uma variação de coberturas, de acordo com o tipo de contrato estabelecido, sendo que as mais comuns são:

  • Pagamento do aluguel: em caso de inadimplência do inquilino, a seguradora assume o pagamento do aluguel devido ao proprietário, garantindo que ele não tenha prejuízos financeiros;
  • Multas por quebra de contrato: se houver quebra de contrato por parte do inquilino, a fiança locatícia pode cobrir as multas contratuais estabelecidas, proporcionando uma compensação ao proprietário pelos danos causados pela rescisão antecipada;
  • Danos ao imóvel: alguns contratos também podem cobrir danos causados ao imóvel pelo inquilino durante o período de locação, incluindo reparos necessários devido a danos estruturais, vazamentos, ou quaisquer outros prejuízos que não estejam cobertos pelo seguro residencial do locatário;
  • Despesas de condomínio e IPTU: em certos casos, a fiança locatícia inclui o pagamento das despesas condominiais e do IPTU, garantindo essas obrigações caso o inquilino não as pague;
  • Taxas de água, luz e gás: dependendo das condições do contrato, a fiança de aluguel pode também abranger o pagamento dessas contas, assegurando que serviços essenciais não sejam interrompidos devido à inadimplência do locatário.

Quais as vantagens de contratar a fiança locatícia?

Aqui estão as principais vantagens de contratar esta modalidade:

Segurança financeira para o proprietário

A fiança locatícia oferece uma garantia sólida ao proprietário do imóvel de que ele receberá os pagamentos devidos, mesmo em caso de inadimplência por parte do inquilino.

Além disso, as instituições financeiras que oferecem esta modalidade costumam possuir apoio jurídico, sendo mais uma garantia de segurança no contrato de locação.

Facilidade na locação para o inquilino

Para o inquilino, a fiança locatícia elimina a necessidade de encontrar um fiador, o que muitas vezes pode ser difícil, especialmente em grandes centros urbanos.

Além de simplificar o processo de locação e agilizar a assinatura do contrato de aluguel, normalmente, pode-se dividir o valor da fiança em até 12 vezes.

Menos burocracia

Comparada à busca por um fiador tradicional, a fiança de aluguel envolve menos burocracia, pois não costuma exigir diversas documentações,

A análise de crédito realizada pela seguradora costuma ser digital, o que acaba tornando-a mais ágil e eficiente, facilitando todo o processo para ambas as partes.

Cobertura abrangente

A apólice pode incluir uma cobertura abrangente, que vai além do pagamento do aluguel.

Portanto, pode englobar despesas como condomínio, IPTU, taxas de água, luz e gás, e até mesmo eventuais danos ao imóvel causados pelo inquilino.

Flexibilidade e customização

Pode-se ajustar às condições e coberturas da fiança de aluguel conforme as necessidades específicas do contrato de locação.

Dessa forma, proporciona flexibilidade tanto para o proprietário quanto para o inquilino, adaptando-se às particularidades de cada situação.

Evita vínculos pessoais

Ao contrário do fiador tradicional, que cria um vínculo pessoal entre o inquilino e o fiador, a fiança locatícia é uma relação estritamente contratual entre o inquilino e a seguradora.

Assim, protege as relações pessoais e familiares de ambas as partes envolvidas.

Como contratar a fiança locatícia?

Contratá-la é um processo relativamente simples, que traz grandes benefícios e segurança para todas as partes envolvidas na locação de imóveis.

Optar por essa modalidade é garantir tranquilidade e proteção em todo o período de vigência do contrato de aluguel.

Para contratar a fiança locatícia, siga estes passos:

  1. Escolha uma seguradora: pesquise e selecione uma seguradora ou instituição financeira de confiança que ofereça a fiança locatícia;
  2. Faça a cotação: solicite uma cotação para saber o valor do prêmio anual a ser pago;
  3. Apresente os documentos: forneça os documentos necessários para a análise de crédito, como comprovantes de renda e identificação;
  4. Assine o contrato: após a aprovação, assine a apólice de seguro e inclua a fiança no contrato de locação;
  5. Pague o prêmio: efetue o pagamento do prêmio anual para ativar a cobertura.

Se você procura aluguel sem fiador, escolha a Loft/ Fiança Aluguel. Basta procurar uma imobiliária parceira que faça sua análise instantânea em menos de 1 minuto e, se você for aprovado, seu aluguel está garantido!

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Notícias relacionadas

Imagem de uma balança com um saco de dinheiro à esquerda e uma casinha de madeira à direita. Cada um em um prato da balança equilibrando os pesos.

Aluguel

Aluguel

18 de março de 2025

Loft/ Garantia Investe: perguntas frequentes

cálculo para reajuste de aluguel

Aluguel

Aluguel

30 de janeiro de 2025

Cálculo para reajuste de aluguel: IGP-M de janeiro de 2025

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.