Gestão financeira para imobiliárias: 6 dicas essenciais para o seu negócio

Compartilhar a notícia

A gestão financeira para imobiliárias é capaz de diminuir os custos operacionais da empresa. Veja 6 dicas práticas de gestão.

15 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de abril de 2024 8 min de leitura

A gestão financeira para imobiliárias depende da análise de indicadores, do controle da inadimplência e da administração de gastos imprevistos. Por outro lado, a falta de gerenciamento das finanças pode acarretar a ausência de previsibilidade sobre as receitas.

A seguir, explicaremos a importância de possuir uma boa gestão financeira para imobiliárias e apresentaremos 6 dicas para colocar em prática na sua empresa. Acompanhe.

O que é a gestão financeira?

A gestão financeira para imobiliárias foca na otimização dos fluxos de caixa, financiamento, investimento e valorização de propriedades imobiliárias.

Essa área abrange um amplo espectro de atividades, incluindo a análise de investimentos imobiliários, financiamento de propriedades, gestão de portfólio imobiliário, avaliação de propriedades, e estratégias de saída ou de retenção de ativos.

Conceitos-chave e práticas envolvidas na gestão financeira imobiliária

Análise de investimento: Avaliação da viabilidade financeira de investir em propriedades imobiliárias, considerando fatores como fluxos de caixa futuros, valorização esperada do imóvel, e riscos associados.
Financiamento de propriedades: Estratégias para obter capital para a compra ou desenvolvimento de imóveis, que podem incluir hipotecas, empréstimos bancários, financiamento coletivo imobiliário, e outras formas de dívida ou capital de risco.
Gestão de portfólio imobiliário: Processo de gerir um conjunto de propriedades imobiliárias para maximizar seu retorno sobre o investimento (ROI).

Avaliação de propriedades: Determinação do valor de uma propriedade com base em sua localização, condição, potencial de geração de renda, e comparação com propriedades semelhantes.
Estratégias de saída ou retenção: Decisões sobre manter um ativo imobiliário para geração contínua de renda (por exemplo, aluguel) ou vender o ativo para realizar ganhos de capital.

Anúncios

Qual a importância da gestão financeira?

As imobiliárias precisam investir em uma boa gestão financeira para evitar erros e minimizar a chance de riscos. Com isso, as empresas da área conseguem se preservar das variações de rendimentos típicas desse mercado. É necessário aplicar práticas e ferramentas capazes de atrair e manter clientes.

A gestão financeira para imobiliárias também é capaz de diminuir os custos operacionais e projetar o crescimento da empresa. As imobiliárias precisam dedicar atenção a vários pontos, como a organização das entradas e das saídas do caixa, a gestão de pessoas, de imóveis e de documentos.

O que acontece quando a imobiliária não tem uma gestão financeira eficaz?

Quando as contas não estão organizadas, as empresas perdem com a falta de definição sobre as estratégias de crescimento e ainda podem ser afetadas com a ausência de estimativa sobre as receitas. Confira!

Não ter previsão de receita

Ainda que as receitas das empresas do setor possam ser voláteis, é possível fazer previsões integradas à gestão financeira para imobiliárias. Se a organização não tiver noção da quantia que deve receber mensalmente, ficará sem conhecer o cálculo para pagamento dos custos fixos e não saberá quais os valores disponíveis para novos investimentos.

Falta de controle no fluxo de caixa

As empresas que não contam com um bom sistema de gerenciamento financeiro apresentam dificuldade para controlar o fluxo de caixa. Muitas vezes, as falhas nos registros de dados podem atrapalhar a administração dos recursos e a análise de informações gerenciais.

Ausência de estratégia

A gestão financeira ineficaz ainda complica a definição de estratégias para as imobiliárias. Escolher qual investimento é mais adequado depende de fazer análises sobre o retorno. Por isso, o gerenciamento eficiente é capaz de contribuir para o planejamento de ações que permitam manter o pagamento dos gastos fixos das empresas.

6 dicas práticas de gestão financeira para imobiliárias: como se manter no azul

Para auxiliar você a conquistar mais estabilidade financeira para a sua imobiliária, separamos algumas que podem fazer a diferença. Confira!

Separe as finanças

É comum que muitos empreendedores comecem o seu negócio misturando as contas pessoais e as da empresa. No entanto, essa prática deve ser evitada. Para facilitar a gestão, é importante compreender que o lucro deve ser bem administrado e que a empresa precisa de uma reserva financeira para investimentos em longo prazo.

Controle a inadimplência

A saúde financeira da sua imobiliária precisa de uma boa gestão de inadimplência, que pode ser feita por meio de um sistema de cobrança. A automatização de processos com o uso de softwares melhora o gerenciamento dos valores recebidos, graças a serviços como o envio da 2ª via de boletos por e-mail e da opção de ajuste automático do aluguel.

Evite gastos não planejados

Uma boa maneira de escapar de dívidas é não investir em gastos inesperados. É essencial avaliar bem se os investimentos valem a pena em longo prazo e fazer uma pesquisa antes de executar os gastos. Dessa maneira, você consegue empregar as reservas de recursos de forma inteligente.

Tenha a tecnologia como aliada

Como já citamos, a adaptação à transformação digital é um dos diferenciais para as imobiliárias hoje. O uso de softwares especializados permite que a sua empresa administre a carteira de locação com recursos automatizados. As ferramentas ainda permitem obter reembolso, cálculo de rescisão e controle de comissões aos corretores de forma mais fácil.

Acompanhe indicadores

Os indicadores de desempenho são fundamentais porque funcionam como uma espécie de bússola para guiar os negócios. É possível acompanhar dados como o número de visitas aos imóveis, a taxa de conversão de vendas e a quantidade de visualizações no site da imobiliária.

Aumente a previsibilidade

Por fim, a gestão financeira para imobiliárias necessita de planejamentos a curto, médio e longo prazos. O controle de entradas e saídas também deve considerar esses diferentes períodos de tempo, para aumentar a previsibilidade e a organização dos recursos. É interessante contar com gráficos e relatórios para ajudar a fazer análises e propor ajustes. 

Com base no que apresentamos, você pode perceber que a gestão financeira para imobiliárias decorre da administração de gastos inesperados, do manejo da inadimplência e do acompanhamento de indicadores. Sem uma boa gestão, a sua empresa pode sofrer com problemas como a falta de previsibilidade sobre as receitas e de controle no fluxo de caixa.

Como simplificar a gestão financeira imobiliária em um só passo?

A gestão financeira da imobiliária pode ser simplificada com o apoio da tecnologia.

Contratando a Loft/ CRM, é possível agilizar todos os processos financeiros da sua imobiliária de forma rápida e eficiente. O software de gestão de locação centraliza todas as atividades financeiras em um único lugar, eliminando a necessidade de lidar com planilhas complexas e dados desatualizados.

A solução permite uma gestão completa e prática desde o gerenciamento de comissões até a conciliação bancária, a emissão de boletos e o controle de inadimplência. Com isso, sua equipe pode focar em questões estratégicas e deixar a tecnologia trabalhar em favor do crescimento do seu negócio.

Benefícios de usar um sistema financeiro para imobiliária

  • Automatização de processos;
  • Integração de módulos administrativos e financeiros;
  • Centralização de informações;
  • Acompanhamento de receitas e despesas em tempo real;
  • Geração de relatórios precisos;
  • Gestão eficiente de cobranças e inadimplência;
  • Otimização do tempo e produtividade.

Conheça a Loft Mais Negócio

A Loft tem um conjunto completo de soluções comerciais, tecnológicas e financeiras, que abrangem todas as fases da jornada de compra, venda e aluguel de imóveis. Nosso compromisso é criar uma experiência segura e transparente, impulsionando o crescimento das imobiliárias.

Somos especialistas em soluções para imobiliárias, impulsionando o setor em todo o Brasil com soluções comerciais, tecnológicas e financeiras através da Loft Mais Negócio.

Conheça nossas soluções: Loft/ CRMLoft/ Fiança AluguelLoft/ Financiamento Imobiliário e Loft/ Portfólio Único Compartilhado.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.