Imobiliária digital: as principais vantagens e as melhores dicas para montar a sua!

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Com o poder da tecnologia, as imobiliárias digitais transformam, ampliam e aceleram a experiência de compra, venda e aluguel de imóveis.

28 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de março de 2024 7 min de leitura
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Você já ouviu falar em imobiliária digital? Na era das tecnologias digitais e das redes sociais, novos modelos de negócios surgem a todo instante. E, cada vez mais, empresas escolhem o mundo digital para operar e garantir o sucesso do negócio.

De acordo com a Revista Exame, 83% dos executivos preferem fechar negócios com companhias de suporte digital. Nesse sentido, o setor de imóveis também está mudando e se integrando ao mundo digital pelas imobiliárias digitais.

Quer saber mais sobre essa tendência? Continue a leitura e confira o que são, como funcionam as imobiliárias digitais e seus principais benefícios.

O que é uma imobiliária digital?

A imobiliária digital é um modelo de negócio focado em oferecer serviços ligados à área de imóveis de forma totalmente online – isso é, mesmo que haja um escritório físico, a imobiliária digital funciona e opera as suas atividades via internet.

Dessa forma, a imobiliária digital se define por ser uma iniciativa que utiliza de informação e tecnologia para gerenciar o negócio e a relação com o cliente.

Nesse modelo de negócio, todo o processo da imobiliária é feito pela plataforma da empresa, o que garante facilidade e conforto para locadores, locatários, compradores de imóveis e corretores.

O que é necessário para uma imobiliária ser considerada digital?

O que uma imobiliária digital oferece não é diferente de uma imobiliária tradicional. Entre os serviços oferecidos estão:

  • agendamento de visitas;
  • negociação e propostas entre locatários/compradores e proprietários;
  • realização de vistorias;
  • apresentação de contratos e geração de boletos; 
  • site e/ou aplicativo que cataloga e permite a visualização dos imóveis disponíveis.

O processo digital é o modus operandi do negócio. É preciso ter um site intuitivo e executar boas práticas para aparecer entre os primeiros colocados nos resultados das ferramentas de buscas.

Também é necessário se atentar à qualidade das fotos dos imóveis, até tours virtuais, visto que o cliente olhará uma por uma, sem conversar com o corretor.

A imobiliária digital também permite que o próprio cliente faça a sua curadoria. Se ele gostar do imóvel, entrará em contato com o agente imobiliário, que o acompanhará durante a visita. Caso deseje fechar negócio, o contrato pode ser assinado de maneira eletrônica, sem a necessidade de ir até um cartório, e os pagamentos podem ser efetuados online.

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Por que as imobiliárias digitais são uma aposta para o futuro do setor?

A imobiliária digital proporciona uma maneira mais veloz e fácil de lidar com as burocracias. Ao possibilitar visitar imóveis, assinar contratos e efetuar pagamentos de maneira eletrônica, a empresa está investindo na agilidade e no conforto para os seus clientes.

Outra aposta da imobiliária digital para o futuro do setor é investir na autonomia do público jovem. O cliente mais jovem, adepto ao e-commerce, costuma fechar transações, realizar compras e gerenciar a vida por plataformas digitais. Por que para procurar um imóvel seria diferente?

Com a imobiliária digital tudo pode ser resolvido pelo próprio smartphone, desde o agendamento de visitas até o fechamento do negócio. Isso atrai um tipo diferente de cliente – o jovem adulto, que busca praticidade e inovação.

4 grandes benefícios das imobiliárias digitais  

Se ainda não se convenceu das vantagens da imobiliária digital, elencamos os quatro principais benefícios dessa modalidade de negócio. Confira!

1. A facilidade da automatização e da inteligência de dados

Um dos grandes benefícios da imobiliária digital é a automatização e a inteligência de dados. Com uma plataforma que gerencia os recursos, os acessos e as informações fica mais fácil traçar um perfil do seu consumidor, entrar em contato com ele e otimizar o seu espaço digital para facilitar o momento de concretizar o aluguel ou a venda.

Além disso, a plataforma online da imobiliária digital possibilita o trabalho com realidade virtual, assim como a otimização dos processos internos dos próprios funcionários, facilitando todas etapas e a burocracia, deixando documentos e protocolos prontos.

A imobiliária digital é uma facilitadora das formas de engajamento e gestão. Além da personalização para o cliente e a facilidade do acesso, os dados e a inteligência artificial possibilitam uma catalogação mais dinâmica dos imóveis. 

2. Melhor relacionamento com o cliente

A imobiliária digital permite trabalhar de forma veloz e estratégica com o consumidor, gerando boas experiências. Isso se torna mais fácil pela plataforma online, pois, a partir da própria curadoria e dos dados fornecidos pelo cliente, o agente imobiliário pode personalizar o serviço, tendo recursos para realizar captações e fechamentos de vendas e aluguéis.

O contato por aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, torna o processo mais pessoal e a comunicação mais ágil com o consumidor, podendo agendar horários de forma mais flexível entre proprietários e interessados, além de personalizar ainda mais o contato.

Fechar contratos por meio eletrônico também é um grande facilitador para evitar burocracias e valorizar o tempo do funcionário e do cliente.

3. Gerenciamento eficiente de contratos 

A possibilidade de assinar contratos de maneira eletrônica melhora o gerenciamento e as estratégias de uma imobiliária. O locatário pode enviar documentos online, e o contrato pode ser programado rapidamente.

Com a assinatura eletrônica, o contrato é fechado no conforto da casa do agente imobiliário e do cliente, garantindo a satisfação do consumidor com a imobiliária digital e tornando os processos mais rápidos.

4. Redução do tempo de trabalho

Gerenciar os processos e contratos de venda e de aluguel de imóveis de maneira eletrônica faz o trabalho de uma imobiliária digital ser mais veloz e eficiente. Em vez de fazer tarefas burocráticas ou ir a cartórios para assinar termos e contratos, as partes podem fazer tudo por assinatura eletrônica.

Além disso, a partir de um sistema de armazenamento de dados, é possível rastrear com facilidade os dados dos clientes, o catálogo da imobiliária e os próprios recursos de maneira ágil, tornando o atendimento da imobiliária digital ainda mais eficiente e imediato.

O que é necessário para começar a digitalização da sua imobiliária

O primeiro passo é investir em um site imobiliário completo, que disponha de uma maneira intuitiva de visualizar os imóveis, e conseguir informações sobre o bairro, o condomínio e as especificidades do imóvel. É importante ter um chat online para tirar dúvidas e um design amigável.

O segundo passo é investir em um processo fácil de assinatura eletrônica de contratos e de formas de pagamento online, diminuindo o tempo de trabalho do agente imobiliário e garantindo a satisfação do cliente com um atendimento preciso.

Por fim, é importante divulgar o trabalho em outras plataformas e redes sociais, com anúncios e criando conteúdos personalizados com digital influencers, além de provocar o engajamento do público.

Imobiliária digital: perspectivas para o futuro

Com a digitalização da vida, otimizar os processos de uma imobiliária por plataformas online é o caminho natural do mercado. Assim, para se manter cada vez mais atual, atingindo novos públicos, é preciso investir e se adequar ao modelo de negócio da imobiliária digital.

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