O mini mercado em condomínio é uma área comercial dentro do espaço comum dos moradores, onde você pode comprar produtos variados. Logo, é possível encontrar bebidas, alimentos e até itens de higiene e limpeza no estabelecimento.
Dessa maneira, os mini mercados nos condomínios são facilitadores na hora de fazer compras e de suprir necessidades emergenciais. Assim, essa é uma tendência que ganha cada vez mais espaço devido aos diversos benefícios que proporcionam aos moradores.
Neste artigo, você descobrirá 11 vantagens de ter um mini mercado em um condomínio e como ele pode facilitar a sua rotina. Vamos lá?
1. Comodidade e praticidade
Com o mini mercado em condomínio, os moradores não precisam fazer grandes deslocamentos para comprar um produto que acabou, por exemplo. Logo, eles economizam tempo e esforço, pois não é necessário enfrentar trânsito ou filas.
Dessa forma, é possível ter mais comodidade e praticidade no seu dia a dia. Isso porque essa modalidade de compra permite adquirir mais rapidamente os itens necessários — sem estresse, bem próximo ao próprio imóvel.
2. Segurança
Outra vantagem do mini mercado dentro dos condomínios é a segurança que ele oferece aos seus moradores, pois ele conta com a proteção e o monitoramento do empreendimento. Além disso, como não é preciso sair da propriedade, há menos riscos de enfrentar episódios que causem insegurança.
3. Acessibilidade
É bastante comum que esses mini mercados fiquem abertos todos os dias e em todos os horários. Com isso, os moradores podem ter à sua disposição os insumos ou produtos desejados no momento que quiserem ou precisarem.
Não importa se é de madrugada ou se não está mais no horário comercial, por exemplo. Desse modo, o mini mercado pode ser uma opção vantajosa para aquelas pessoas que só têm disponibilidade para compras fora do horário comercial.
Também há mais facilidade no dia a dia, caso falte um item fundamental para terminar o preparo de uma refeição, por exemplo. Afinal, o seu horário de funcionamento é maior que o dos outros mercados mais tradicionais.
4. Socialização
O mini mercado em condomínio também possibilita mais socialização entre os seus moradores, permitindo que as pessoas se encontrem durante as compras e, assim, conheçam os vizinhos.
Muitas vezes, o local pode se tornar um ponto de encontro, fazendo com que os moradores aproveitem o momento para conversar com os outros ou ter companhia durante as compras.
5. Evita desperdícios
Como os moradores podem repor os seus produtos mais facilmente, eles podem evitar o exagero na hora de fazer as suas compras do mês. Isso permite reduzir o desperdício, já que há certeza de que será fácil obter os itens caso faltem insumos.
Outra vantagem é que, sem excessos nas compras, há menos risco de perder produtos devido à expiração da validade. Afinal, se eles ficarem muito tempo parados na despensa, podem perder a qualidade ou atingirem a data de vencimento antes de serem usados.
6. Autoatendimento
Embora existam os mini mercados mais tradicionais, que funcionam como um tipo de conveniência comum, também há opções mais modernas. Por exemplo, é possível que ele seja todo estruturado para funcionar de modo automático, em um modelo de autoatendimento.
Nesse caso, o mini mercado no condomínio também permite que os moradores realizem as suas compras sem burocracia e com mais autonomia. Basta escolher o item desejado, fazer a leitura do código de barras e concluir o pagamento, geralmente feito por meio de cartão de débito ou crédito.
7. Benfeitorias
Como o mini mercado envolve o uso de um espaço comum, independentemente do modelo utilizado, o condomínio pode ter formas de lucrar com o estabelecimento. Como resultado, o valor extra arrecadado pode ser transformado em benfeitorias.
Nesse caso, os moradores se beneficiam das reformas e melhorias que podem ser feitas. O ponto de atenção é que, se os lucros forem revertidos para o imóvel, os condôminos podem precisar declarar esses valores. Aqui, é necessário solicitar o informe de rendimentos ao condomínio.
8. Variedade
Mais uma vantagem do mini mercado em condomínio é o mix de produtos disponíveis. Com isso, os moradores têm muitas opções de escolha para as suas necessidades emergenciais. Contudo, vale destacar que a variedade e quantidade de itens dependerá do espaço que cada local possui.
Alguns condomínios fazem uma pesquisa sobre as preferências de seus moradores, de modo a escolher as melhores alternativas de consumo para eles. Em geral, os itens mais encontrados são:
- bebidas: água, sucos, refrigerantes, energéticos, cervejas, achocolatados e chás;
- alimentos e snacks: café, feijão, arroz, sal, açúcar, macarrão, leite, azeite, óleo, enlatados, biscoito, salgadinho, sorvete, chocolate, chiclete, bombom;
- limpeza: detergente, sabão, esponja, água sanitária, desinfetante, amaciante;
- higiene: papel higiênico, pasta de dente, fio dental, sabonete, cotonetes.
9. Valorização
O mini mercado em condomínio propicia mais comodidade, segurança e praticidade aos seus moradores. Logo, ele se torna bastante atrativo para quem pretende comprar um imóvel com a finalidade de alugar ou vender.
Como resultado, a tendência é que o mini mercado ajude a valorizar o imóvel, ampliando o preço de venda ou o valor do aluguel que pode ser cobrado.
10. Alternativa ao delivery
Com um mini mercado em condomínio, os moradores podem ter uma alternativa ao delivery. Considerando que as entregas costumam envolver o pagamento de uma taxa e, muitas vezes, um prazo longo de espera, a opção pode ser bastante interessante.
Como o mercado fica bem próximo ao lar e viabiliza compras práticas e rápidas, ele se torna uma alternativa mais vantajosa. Inclusive, ele também pode ser um aliado para reduzir os pedidos de comida, já que será fácil ter acesso a produtos para cozinhar as refeições.
11. Preço
Os preços praticados nos mini mercados costumam ser mais acessíveis do que aqueles praticados em lojas de conveniência dos postos de gasolina, por exemplo. Além disso, como você viu, não é necessário se deslocar ou pagar taxa de entrega para utilizar o serviço.
Portanto, os moradores do condomínio podem pagar valores atrativos pelos produtos — ainda que eles possam ser superiores aos praticados em mercados tradicionais.
Neste post, você descobriu 11 vantagens que um mini mercado em condomínio pode oferecer aos seus moradores. Agora, você já sabe como essa solução facilita o momento das compras e supre as necessidades mais urgentes de quem mora no local.
Gostou de saber mais sobre essa solução? Aproveite que a Loft possui diversos imóveis para comprar com condomínios completos, incluindo mini mercado. Veja nossas opções!
Deixe seu comentário