Bairro da Zona Oeste do Rio, vizinho do Recreio e da Barra, Jacarepaguá impressiona pelo tamanho e pela autonomia. Conheça melhor essa área!
Considerado o bairro com maior população do Rio e o terceiro mais populoso do Brasil, segundo o Censo de 2022, Jacarepaguá tem mais gente do que 99% dos municípios do país!
Além de ser um centro geográfico com lojas, restaurantes, shoppings e fácil acesso às praias, Jacarepaguá ainda é um bairro com muita história. Quer conhecer melhor essa área? Confira este conteúdo que preparamos especialmente para você.
Como é morar em Jacarepaguá
Jacarepaguá é um bairro da Zona Oeste, considerada a maior extensão em área da cidade, composta por 70% do território de todo o Rio de Janeiro.
Ele é vizinho da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes e fica em uma área enorme, gigante mesmo, e é o quarto maior bairro carioca.
Jacarepaguá é um bairro considerado tranquilo e muito amado pelos moradores. Além de ter uma infraestrutura completa, ele também conta com muitas opções de comércio e serviço para quem o escolheu como lar.
Sempre em rápido crescimento, Jacarepaguá, por conta da sua extensão é subdividido em 7 sub-bairros: Freguesia, Taquara, Pechincha, Praça Seca, Camorim, Curicica e Tanque, formando a Grande Jacarepaguá. Cada um tem um perfil de moradia, o que atrai diferentes públicos para cada um deles.
Além disso, o bairro também tem uma história rica e antiga, tendo se iniciado praticamente junto com a própria cidade do Rio de Janeiro.
Tornou-se uma joia imobiliária nos últimos anos, em uma tendência que vem se acelerando. O boom atual é do começo dos anos 2000 e ganhou contornos bem maiores depois, quando o governo decidiu tornar a Barra da Tijuca um eixo central da cidade, beneficiando os arredores.
Lembra das obras enormes para os Jogos Olímpicos? Pois é, foi tudo nessa parte da Zona Oeste!
Os moradores de Jacarepaguá costumam brincar que “deve ser legal” morar no Rio, pois com tanta autonomia de vida, sentem-se em uma cidade independente, além de estarem pertinho das belas praias do Recreio e da vibrante Barra.
Mobilidade em Jacarepaguá
No bairro de Jacarepaguá, há várias linhas de ônibus municipais.
Também tem um ponto da Linha TransOlímpica (Recreio-Deodoro) do BRT, que faz conexão com a Linha TransCarioca (Barra-Galeão) e com a estação de metrô Jardim Oceânico, da Linha 4 (que leva para a Zona Sul).
De carro, quem precisa ir ao centro pode utilizar a Linha Amarela, ou seu nome oficial, Avenida Carlos Lacerda, famosa via expressa que leva o bairro até a Ilha do Fundão.
Jacarepaguá na história do Rio de Janeiro
Com uma história que remonta ao século 16, Jacarepaguá abrigou a maior concentração de engenhos de açúcar do Rio de Janeiro.
No século 20, vieram as obras de urbanização modernas, como a Estrada de Jacarepaguá (anos 1920), Estrada Grajaú-Jacarepaguá (anos 1950) e a Linha Amarela (anos 1990).
O bairro é também repleto de lendas e marcos históricos, como a Igreja Nossa Senhora da Penna, uma das mais antigas da cidade, é conhecida por conceder a primeira carta de alforria a uma pessoa escravizada no Brasil.
Seu nome “Jacarepaguá” vem do tupi e significa “enseada do lugar dos jacarés”, e a região ainda abriga jacarés-de-papo-amarelo.
O que fazer no Jacarepaguá
Um dos principais locais é o Sítio Burle Marx, construído pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx, repleto de jardins com plantas tropicais e subtropicais do mundo todo. Você pode realizar visitas guiadas ao parque ou ainda, visitar o Museu Casa de Burle Marx, com 3125 objetos de arte e artesanato.
Jacarepaguá é vizinho do Parque Olímpico, onde acontece o Rock in Rio, local que até já virou bairro por conta de sua infraestrutura. Também conta com a Farmasi Arena, antiga Jeunesse Arena, um grande espaço de shows e eventos.
A Casa de Cultura, criada em 2019, tem como objetivo expor todo o patrimônio cultural e natural do bairro. Nela, além de aulas, oficinas e eventos, também é possível lanchar ou jantar em um bistrô muito charmoso.
O Velódromo Municipal do Rio de Janeiro, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e utilizado também durante as Olimpíadas de 2016, oferece atividades esportivas gratuitas para duas mil pessoas por mês.
Por fim, o Parque da Pedra Branca, a maior floresta urbana do país, com o ponto mais alto da cidade do Rio, é ideal para trilhas e esportes.
Ah! E não se surpreenda se encontrar artistas globais pelo bairro, já que, os Estúdios Globo, antigo Projac, ficam na região!
Bosque da Freguesia, no Jacarepaguá
O Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia, conhecido simplesmente como Bosque da Freguesia, é um dos poucos espaços de área verde preservados da região.
Ele oferece mais de 31 metros quadrados de mata recuperada, com trilhas para corridas e caminhadas, campinho de futebol, quadra poliesportiva e playground infantil.
Por ali é praticamente garantido ver o caxinguelê, que virou o símbolo do parque. Também conhecido como serelepe, ele é um esquilo brasileiro nativo da Mata Atlântica, e uma companhia muito simpática para uma caminhada tranquila.
Onde comer
Para começar o dia, quem quer tomar um café da manhã reforçado, pode optar pela Cafeteria Cheirim Bão localizada na Freguesia.
No Shopping ParkJacarepaguá você encontra diversas opções de gastronomia famosa e local onde, dentre as opções, se destaca o Bar do Zeca Pagodinho, conhecido cantor carioca.
Quem gosta de comida japonesa vai adorar o Naa! Sushi Bar no Shopping Crystal Mall. Quer experimentar um churrasco de Peixe? Então vá à Toca da Traíra, um dos restaurantes mais antigos do Rio.
Agora, se você é amante de um bom vinho, precisa visitar a enorme adega do Castelo do Vinho. Já, se sua praia são os drinks descolados, vá ao Madame Surtô.
Enfim, quem prefere um ambiente descontraído para comer uma pizza e se arriscar no karaokê, deve visitar o Vovô Tino.
Quer morar em Jacarepaguá? Conheça os apês da Loft!
Se você curtiu saber mais sobre esse bairro, a gente já te adianta: você vai adorar os nossos apartamentos à venda em Jacarepaguá.
Veja também apartamentos para comprar no Rio de Janeiro em vários outros bairros.