A cidade mais populosa do país, São Paulo abriga todos os tipos de moradores com os mais variados sentimentos em relação a ela. Há aqueles que a amam, que a odeiam, que precisam dela, que não vivem sem a bagunça de uma megalópole ou que fogem das multidões em qualquer situação.
Para muitos, a primeira imagem que vem a cabeça ao lembrar da cidade são executivos, prédios e correria. Mas a capital tem muito mais para oferecer além de caos e trabalho. São diversas opções de lazer e cultura para quem quer comprar um apartamento em São Paulo.
A multiplicidade de pessoas, lugares e culturas é o que faz muita gente procurar um imóvel a venda em São Paulo, onde há espaço para todos os gostos, formas de pensar e necessidades. Pensando nisso, elencamos as principais qualidades dessa cidade para te mostrar um pouquinho sobre como é morar em São Paulo.
1. Conviver com tradições de todo mundo mudando em cada bairro
A cidade brasileira mais cosmopolita traz um pouquinho da cultura de vários países. Já imaginou morar em São Paulo e conviver com imigrantes de todo o mundo?
Italiana
São Paulo foi uma das regiões brasileiras que mais recebeu imigrantes ao longo do século XX. Devido ao fortalecimento da economia cafeeira e a rápida expansão da cidade, que iniciou o século passado com cerca de 2 milhões de habitantes e terminou com mais de 36 milhões, uma variedade de estrangeiros viu aqui uma oportunidade de vida nova.
Entre os bairros com forte herança estrangeira estão os italianos Brás e Bixiga, onde você encontra ótimos restaurantes e cantinas italianas a cada esquina. A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita acontece em todo mês de agosto e tem como objetivo reavivar anualmente a forte presença da cultura italiana na cidade.
Asiática
Saindo da Itália e indo para o outro lado do planeta, os bairros da Liberdade e Aclimação reúnem uma variedade de costumes e tradições asiáticas, principalmente japonesas e chinesas. Além dos restaurantes com comidas típicas do Japão, China e Coreia do Sul, o bairro oferece festas tradicionais ao longo de todo o ano. Entre as mais famosas estão o Ano Novo Chinês, o Festival do Japão e o Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa.
Síria, libanesa, boliviana e Africana
Em São Paulo você também pode experimentar um pouco da cultura Síria e Libanesa nos bairros do Paraíso, Vila Mariana e Brás. Já no Pari você encontra a feira dominical Kantuta, dos imigrantes bolivianos. Mais recentemente a cidade tem recebido imigrantes africanos de países como Angola, Nigéria, Senegal, Gana e Guiné-Bissau.
2. Shows nacionais e internacionais
Para quem gosta de música, São Paulo é destino certo de todas as bandas e cantores que viajam pelo Brasil e América Latina. Anualmente, a cidade recebe uma série de shows internacionais e festivais de música, como o Lollapalooza, o Popload e o Festival da Cultura Inglesa.
Além disso, em todo mês de maio a cidade promove a Virada Cultural, com 24h de exposições artísticas dos mais diversos formatos espalhadas por todos os bairros paulistanos.
3. Museus e Centros Culturais
Masp
O Masp (Museu de Arte de São Paulo), do empresário Assis Chateaubriand, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A atual instalação foi projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e atualmente abriga o mais importante acervo de arte europeia do hemisfério sul, que conta com mais de 10 mil obras oriundas da Europa, Américas, África e Ásia.
Pinacoteca
Outro ponto turístico famoso da cidade é a centenária Pinacoteca de São Paulo. Seu acervo aborda a produção artística brasileira contemporânea e do século XIX, e recebe anualmente uma série exposições de artistas nacionais e estrangeiros.
Sala São Paulo
Para quem aprecia música clássica, a belíssima Sala São Paulo, uma das mais renomadas casas de concertos brasileiras e lar da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), oferece concertos semanalmente.
Theatro Municipal
Você também pode assistir a uma ópera, balé ou até mesmo a um concerto de música clássica em um dos primeiros e mais importantes símbolos cosmopolitas da cidade, o Theatro Municipal. O monumento foi palco da semana de arte moderna de 22, evento que inaugurou o movimento artístico modernista no Brasil.
Uma variedade de espaços culturais
Há centenas de opções culturais espalhadas pela cidade. Além das que mostramos anteriormente, entre as mais visitadas estão o museu de ciências Catavento Cultural, o MIS (Museu da Imagem e do Som), o MAC (Museu de Arte Contemporânea), o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). São Paulo também conta com uma variedade de cinemas e institutos espalhados por toda a cidade.
4. Gastronomia
A variedade gastronômica paulistana é uma das características mais adoradas por quem mora na cidade. São Paulo oferece opções de restaurantes com comidas típicas de todo os estados brasileiros e todas as regiões do mundo. Além da forte presença da culinária italiana, japonesa e chinesa, há restaurantes sírio-libaneses, peruanos, mexicanos, alemães, franceses, bolivianos, e por aí vai.
A capital também é reconhecida por ser uma das capitais da pizza, sendo a 2ª cidade que mais produz o alimento no mundo, ficando atrás apenas de Nova York. Por dia, são consumidas mais de meio milhão de pizzas em São Paulo.
O que significa morar em São Paulo
Com 1,5 mil quilômetros quadrados e 12,2 milhões de habitantes, São Paulo tem mais de 400 anos de história e responde, sozinha, por 12% do PIB do Brasil. Também é conhecida pelo tráfego intenso, que faz com que as pessoas queiram morar cada vez mais perto de casa, e pelas numerosas opções culturais e gastronômicas em todo lugar.
Não importante em qual bairro você esteja, há uma cultura única por perto – seja um beco grafitado em cores vivas, uma unidade do Sesc, um cinema de rua, um monastério antigo ou uma avenida que fecha para pedestres aos domingos e feriados. Tudo em São Paulo é grande, de seu crescente carnaval de rua, que leva milhões às vias da cidade, às diásporas que trouxeram novos integrantes do mundo inteiro, do Japão à Itália.
Com tantas opções, é importante pensar bem sobre onde morar em São Paulo e ficar de olho em boas oportunidades tanto externas, levando em conta índices de segurança e malha de transporte público, quanto internas, ao analisar as condições de um prédio, suas áreas comuns e o estado de conservação do apartamento.
Para muitos, morar em São Paulo é lidar com um caleidoscópio infinito de opções. São mais de 300 hotéis, 300 salas de cinema, 130 teatros, 110 espaços culturais, 150 bibliotecas, 150 museus, 100 parques e áreas verdes – sem falar nos 20 mil restaurantes, 30 mil bares e 53 shopping centers!
O Guia Morar em São Paulo da Loft pode ajudá-lo a direcionar suas buscas levando em conta opções específicas de lazer e comércio, um pouco da história e do perfil dos bairros destacados, facilidade de mobilidade e preços recentes por metro quadrado.
Há muita cultura e lazer para quem quer morar em São Paulo
Além de ser um centro comercial e empresarial, São Paulo oferece opções de lazer e cultura para todos os gostos. A Loft se preocupa com o bem-estar de quem está procurando um novo lar e por isso trabalhamos com as melhores opções de apartamentos a venda em São Paulo.