O marketing de relacionamento é uma estratégia que tem aprimorado cada vez mais as atividades das empresas, que estão utilizando-a para criar uma relação cliente-empresa que resulte na fidelização e consequente aumento das vendas.
Dessa maneira, os esforços têm se voltado para engajar o cliente, conquistar, entender suas necessidades e, a partir daí, traçar mecanismos de abordagem para alcançar o sucesso dos processos de vendas.
Por conta da relevância desse tema, no artigo de hoje, você vai conhecer:
- o que é pipeline de vendas;
- o que o difere do funil de vendas;
- o passo a passo para montar o modelo ideal de pipeline para sua empresa;
- e os 7 principais indicadores para monitorar e otimizar seu pipeline.
- O que é pipeline de vendas?
-
Passo a passo: como montar um pipeline de vendas
- Passo 1: Defina a jornada de compra dos seus clientes
- Aprenda a identificar em que fase da jornada de compra seu cliente está!
- Passo 2: Compare com suas etapas de vendas
- Passo 3: Converta em ações
- Passo 4: Estipule o tempo médio
- Passo 5: Crie critérios e gatilhos
- Passo 6: Defina a porcentagem ideal de avanço a cada etapa
- KPIs para aprimorar o pipeline de vendas
O que é pipeline de vendas?
Antes de conhecer o significado de pipeline de vendas, vamos explicar o que é o funil de vendas para você nunca mais confundir os dois termos.
O funil de vendas é uma ferramenta extraordinária utilizada para mapear a jornada de compra do consumidor, auxiliando os profissionais de marketing e vendas a encontrar a melhor maneira de se conectar com o cliente em todas as etapas deste processo.
Já o pipeline de vendas é considerado como a “ação” dos planejamentos feitos no funil de vendas; é o que os vendedores precisam fazer para converter os leads em clientes da empresa. As duas ferramentas, portanto, andam lado a lado.
Confira abaixo uma ilustração para facilitar sua compreensão:
No geral, as etapas do pipeline de vendas representam as ações do processo de vendas pensadas para cada fase do funil.
Assim, é possível compreender o pipeline comercial com as etapas que os leads percorrem durante a jornada de compra, até alcançar a conversão, pulando para a próxima fase: pós-venda.
A utilização do pipeline de vendas oferece diversos benefícios, como:
A importância de aplicar um pipeline de vendas em sua empresa
A aplicação de um pipeline de vendas, após a criação de um funil de vendas, é uma tarefa obrigatória.
É nessa etapa que você e seus funcionários terão noção de quais ações tomar em relação ao comportamento do seu lead, sabendo como nutri-lo e fazê-lo passar por todas as fases, tornando-se, no final de tudo, um cliente.
Por isso, dedique um tempo para estudar estratégias de atração, use sistemas de CRM, invista no marketing de relacionamento com o cliente, automatize suas tarefas e tenha mais assertividade em cada ação executada.
Por fim, logo abaixo vamos te ensinar a como montar um pipeline de vendas para a sua empresa:
Passo a passo: como montar um pipeline de vendas
Não é suficiente saber o que é pipeline de vendas. Afinal, do que adianta conhecer apenas a teoria sem aplicar na prática?
Dessa forma, você também deve saber como montar um modelo ideal para a demanda da sua empresa! Então aprenda com o nosso passo a passo:
Passo 1: Defina a jornada de compra dos seus clientes
É preciso ter em mente que o ciclo de vendas e a jornada do cliente têm que estar perfeitamente alinhados.
Por conta disso, as definições do seu modelo de pipeline devem ser feitas depois de compreender a fundo a jornada de compra dos seus consumidores.
De início, para facilitar o processo, utilize um esquema de jornada tradicional e faça as devidas adaptações referentes ao seu negócio.
Confira o exemplo abaixo:
- descoberta e aprendizado;
- reconhecimento do problema;
Nas duas primeiras jornadas, seu público-alvo ainda não sabe que tem um problema a ser resolvido e passa a conhecê-lo.
Exemplo: Marcelo, CEO de uma imobiliária, deseja aumentar a rentabilidade da sua empresa, mas não sabe como. Então, ele começa a pesquisar informações sobre como potencializar as vendas do seu negócio e encontra artigos sobre portais imobiliários.
- consideração das soluções;
Aqui, ele começa a considerar as soluções que encontrou, como artigos na internet que explicam como a gestão comercial imobiliária pode aprimorar o seu negócio.
- avaliação; e
- decisão de compra.
Depois de avaliar as soluções, Marcelo decide que adotar um software para imobiliária é a melhor opção para aumentar as vendas da sua empresa.
Aprenda a identificar em que fase da jornada de compra seu cliente está!
Passo 2: Compare com suas etapas de vendas
A quantidade de etapas de vendas depende do ramo e da complexidade de fechamento das vendas. Porém, o intervalo mais utilizado é entre três e 15, a não ser que seu negócio seja B2B, então, deverá criar, no mínimo, cinco etapas.
Faça uma análise cautelosa das características do seu empreendimento e se baseie nas etapas de vendas tradicionais (abaixo) para conseguir criar uma sequência eficaz de etapas que sejam condizentes com a jornada do cliente no seu segmento.
Vale lembrar que a sequência do exemplo a seguir pode (e deve!) ser adaptada à realidade do seu empreendimento.
- prospectar;
- abordar;
- descobrir necessidades e desejos;
- propor;
- negociar;
- fechar;
- pós-vendas.
Passo 3: Converta em ações
Saber o que é pipeline de vendas não se resume apenas à teoria, mas também à conversão dos dados para a prática.
Então, como visto anteriormente, o pipeline possui tarefas práticas. Vamos aprender a convertê-las em ações reais com o exemplo a seguir:
Suponha que você é o proprietário de uma imobiliária e uma pessoa interessada em um determinado imóvel do seu portfólio realiza o cadastro em seu site e você entra em contato por meio do endereço eletrônico cadastrado. Neste caso, sua ação inicial será manter o primeiro contato pelo e-mail.
Depois disso, a depender (ou não) da resposta do cliente, realize a segunda etapa: contato via telefone. A partir do resultado do diálogo, ou até mesmo durante ele, o vendedor pode começar a qualificar o lead, definindo se ele continua no pipeline ou não.
O próximo passo é uma visita ao imóvel e negociações de preços. A partir daí, o cliente decide se aceita ou não.
Confira um exemplo nas etapas abaixo:
- e-mail de contato inicial;
- telefonema para iniciar a qualificação;
- processo de qualificação (análise interna, e-mails e telefonemas, caso necessário);
- apresentação e levantamento de necessidades;
- visita ao imóvel e apresentação de proposta;
- negociação pessoalmente ou via e-mails e telefonemas;
- fechamento (assinatura do contrato); e
- e-mail de pós-venda (e telefonema, se necessário).
Passo 4: Estipule o tempo médio
Para que o tempo médio das etapas do pipeline seja definido, a primeira coisa a se fazer é estudar o histórico da duração média do ciclo de vendas total.
Geralmente, quando o valor do investimento do cliente e a complexidade da venda são altos, o tempo cresce proporcionalmente. Lembre-se que quanto mais curta forem as etapas, menores serão os custos.
Depois de definir o tempo médio do seu ciclo de vendas, é hora de definir o tempo máximo de cada uma, não esquecendo de trocar os leads de etapa após alcançar a duração estipulada previamente.
Passo 5: Crie critérios e gatilhos
É de extrema importância que seus funcionários entendam o que é pipeline de vendas e todos os processos e práticas que o envolvem.
Isso se dá porque eles precisam detectar com clareza qual é a intenção do consumidor para, assim, partir para os próximos passos do pipeline de vendas. Uma boa dica é enviar um e-mail de confirmação sobre o que foi acordado após a reunião com o cliente.
Nesse e-mail, você deve criar critérios e gatilhos para influenciar nas decisões do consumidor e, assim, fazê-lo responder às suas propostas e dar continuidade nas etapas do pipeline.
Passo 6: Defina a porcentagem ideal de avanço a cada etapa
Assim como é importante definir as etapas e seu tempo máximo em cada uma delas, estabelecer a porcentagem de leads que deve ser passada para o próximo passo auxiliará numa análise eficaz da performance do processo em geral.
Ao longo do tempo, conforme o processo de vendas evolui e os dados de relacionamento com o consumidor se consolidam, naturalmente você fará ajustes nesses valores.
KPIs para aprimorar o pipeline de vendas
Uma vez que você já sabe o que é pipeline de vendas, conheça os sete principais KPIs (Key Performance Indicator, indicador-chave de desempenho), índices que você deve levar em consideração para definir, monitorar e otimizar seu pipeline.
1# Leads gerados
Diretamente relacionado à capacidade da sua empresa de captar clientes, este indicador avalia o desempenho das ações de marketing (departamento responsável por criar oportunidades).
Ao delimitar o montante de leads originados em cada etapa do pipeline, é possível analisar a efetividade das ações e estratégias aplicadas no topo, meio e fundo de funil.
Para empresas do segmento imobiliário, aconselhamos investir em técnicas de marketing imobiliário e marketing digital para imobiliárias para melhores resultados.
2# Taxas de conversão (visitante/lead/MQL/SQL)
Tanto no funil de marketing quanto no funil de vendas, esses índices representam a transição exata que seus compradores em potencial realizaram em cada etapa.
Assim, esses indicadores permitem mensurar, com base em dados e números, os resultados e a eficácia de cada uma das estratégias traçadas para ser usadas nas negociações e follow-up.
É importante destacar que, a cada transição, o lead fica mais qualificado e próximo da decisão de compra.
Um bom CRM imobiliário pode auxiliar bastante no fornecimento dessas métricas, sem mencionar os relatórios, que facilitam o monitoramento e a mensuração de resultados.
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3# Taxa de follow-up
Os processos de negociação e venda de imóveis são complexos, podendo demorar de dias a meses.
Vinculado a isso, o novo cenário do mercado imobiliário indica novos hábitos de consumo, exibindo quais são as novas exigências dos clientes.
Por esse motivo, é fundamental aplicar técnicas e estratégias de follow-up que realmente alimentem e qualifiquem os leads, podendo movê-los pelo pipeline de vendas.
4# Ticket médio
Este indicador mensura o número de vendas concluídas por um corretor e seu resultado é o total de receita gerada dividida pela quantidade total de clientes.
Aliado a isso, destaca-se que o SDR (Sales Development Representative) tem metas atreladas à receita da empresa. Por consequência, a imobiliária espera uma boa produtividade nas vendas.
A cada faixa de conversão, os critérios se tornam mais específicos. Por isso, recomendamos o uso de um CRM imobiliário para mensurar melhor esses indicadores.
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5# Ciclo de vendas médio
Este indicador mede o tempo necessário para a empresa realizar uma nova venda.
O início do ciclo é marcado quando o cliente responde positivamente ao estímulo e, a partir disso, uma nova oportunidade para negociar é criada.
Portanto, é fundamental ter o tempo médio de cada etapa para, assim, poder visualizar a produtividade da equipe, o timing de cada corretor de imóveis e analisar quais etapas precisam de melhorias.
6# Nível de serviço
O nível de serviço é um indicador que funciona como um feedback do serviço fornecido pela sua imobiliária e é muito importante para identificar os pontos do seu negócio que precisam de manutenção.
Assim sendo, para que sua imobiliária aprimore as estratégias de cada fase do pipeline de vendas, é preciso que seu serviço seja avaliado para, assim, traçar estratégias que atendam às demandas do seu público-alvo.
Um boa dica é autorizar nos seus sites os comentários de qualquer pessoa para que elas possam publicar suas opiniões sobre o serviço que lhes foi oferecido.
7# Churn Rate
O indicador churn rate avalia quantos losts (quando o consumidor não interage mais com os e-mails da empresa) são gerados ao fim de cada etapa do pipeline de vendas e, a partir deles, podemos analisar quais gaps (brechas) estão impedindo a fluidez dos processos.
Dessa maneira, para facilitar a identificação de erros e acertos, aconselhamos padronizar seus processos operacionais e comerciais baseando-se num playbook de vendas. Além disso, esse processo acelera a busca por boas soluções tecnológicas.
Chegamos ao fim do artigo e gostaríamos de saber: deu para entender o que é pipeline de vendas? Você vai começar ainda hoje a traçar suas estratégias baseado no que falamos aqui? Nós esperamos que sim!
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