Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul (RS), na região Sul do Brasil. Se você planeja morar ou já vive na cidade, é provável que você já tenha ouvido falar sobre alguns dos parques da região. Isso porque a capital tem diversas áreas preservadas.
Logo, há diversas opções de parques em Porto Alegre. Dessa maneira, a cidade pode ser sinônimo de lazer para quem gosta de estar em meio ao verde. Essa sensação boa em meio a natureza é especialmente valorizada em grandes centros urbanos.
Além de contato com a natureza, os parques da capital gaúcha também garantem acesso a manifestações artísticas e culturais — logo, não faltam opções.
Se você busca aproveitar ao ar livre o melhor de Porto Alegre, não deixe de conferir a lista com 8 parques de destaque da cidade.
Acompanhe!
1. Parque da Orla do Guaíba
O Parque da Orla do Guaíba também é conhecido como Parque Jaime Lerner e está localizado no centro da cidade. O parque urbano nasceu a partir de uma oportunidade relacionada ao aproveitamento da área, que estava degradada.
Para lidar com problemas de segurança e abandono na região, a Prefeitura de Porto Alegre transformou o local em um ambiente amigável e bem cuidado. Com um projeto arquitetônico robusto, o parque é dividido em três trechos e abrange três bairros diferentes, que são:
- Centro Histórico;
- Menino Deus;
- Praia de Belas.
O ambiente do parque é ideal para quem deseja se desligar do dia a dia e observar a orla da praia nos seus quase 4 km de extensão. Para os mais aventureiros, vale a pena conhecer a Megapista da Orla, que funciona como skatepark.
Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, é possível conhecer as quadras de esporte, que somam cerca de 30 espaços. Assim como outros parques em Porto Alegre, o local conta com eventos sazonais, com o incentivo da prefeitura, e estátuas e monumentos, como o Monumento Olhos Atentos.
Essa obra em específico é composta por duas vigas que formam uma passarela acima do Guaíba, o que proporciona uma bela passagem. O pôr do sol fica especialmente bonito nesse ponto, muito apreciado por turistas.
Como o local é bastante movimentado, há diversas paradas de ônibus. Se preferir, no entorno você consegue alugar uma bicicleta para circular pela região. As principais vias no entorno são a Avenida Praia de Belas e a Avenida Borges de Medeiros.
2. Usina do Gasômetro
Bem ao lado da Orla do Guaíba e ainda no Centro Histórico de Porto Alegre está localizado o Gasômetro. A área era uma antiga usina de geração de energia, mas hoje é um parque aberto ao público.
Ele conta com centro cultural e com estacionamento amplo, então é comum o local abrigar shows e receber exposições em suas salas. Assim, a Usina do Gasômetro é perfeita para quem curte passeios culturais.
Como o edifício tem seis andares, você também pode acessar o cinema, participar de feiras, exposições, conferir a vista do terraço e relaxar em cafeterias. Entre os parques em Porto Alegre, esse ambiente pode ser uma ótima opção para quem deseja passear em dias chuvosos.
Em 2017, teve início um trabalho de revitalização do local, que desde então passou por mudanças estruturais intensas e melhorias externas, como uma nova pintura. Porém, com a pandemia de covid-19, as obras tiveram que ser pausadas, sendo retomadas apenas no segundo semestre de 2022. A previsão para reabertura ao público ficou para 2024.
Com a sua reabertura, será possível retomar visitas à localização estratégica para assistir o famoso pôr do sol da região. O parque fica perto de estações de ônibus e até de uma estação hidroviária, além de ser possível chegar até ele carro.
3. Parque Marinha do Brasil
Na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, também conhecida como Beira-Rio, é possível observar a Orla do Guaíba. Localizado no bairro Menino Deus, na Rua Praia de Belas, o parque oferece ótima estrutura para quem deseja praticar esportes, independentemente da idade.
Contando com quadras de basquete, tênis, vôlei e outras atividades, a área também é apreciada por contar com um jardim de esculturas doadas por diferentes artistas.
Vale mencionar que existe um projeto que pretende melhorar a ligação entre o trecho três da Orla do Guaíba até o parque, inserindo pavimentação para ciclistas, novos playgrounds e até cachorródromo.
Caso o projeto se concretize, a ideia é poder se movimentar de uma área para outra da cidade e ainda aproveitar o espaço com seu cãozinho e com o restante da família. Ainda, as Avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga circundam o Parque Marinha do Brasil, facilitando o acesso ao local.
4. Parque Gabriel Knijnik
No bairro Vila Nova fica o Parque Gabriel Knijnik. Doado por um engenheiro de mesmo nome, a área era um sítio particular e foi destinada a domínio público no testamento de Knijnik, que tinha o desejo de transformar o local em um parque municipal.
Além da estrutura inicial do sítio, obras de urbanização adicionaram estrutura para o público, como sanitários, estacionamentos e quadras de esportes. Como homenagem, há uma placa que representa a doação do local. O parque se localiza na Estrada Amapá e conta com 11,95 hectares de extensão.
Além disso, o Parque Gabriel Knijnik é ideal para quem busca um ambiente calmo, sendo um destino comum para piqueniques familiares e leitores que buscam realizar atividades ao ar livre. Para os fãs de paisagens belas e trilhas livres, há um pomar com diversas espécies e uma área preservada extensa.
Já quem busca praticar esportes aquáticos, o local também possui área própria para nado. Além de toda a beleza natural do local, há um mirante onde é possível ver o Lago Guaíba, a Orla de Ipanema, o Morro do Osso e o Morro Teresópolis.
Vale destacar que, em 2022, a prefeitura finalizou uma reforma no parque. Com a conclusão das obras, ele se tornou mais acessível, recebeu uma academia ao ar livre e teve o mirante revitalizado.
Com excelente infraestrutura e com atividades que agradam diferentes públicos, o Parque Gabriel Knijnik pode ser uma ótima opção para curtir domingos ensolarados — seja sozinho ou acompanhado.
Para chegar ao parque, você pode usar diversas linhas de ônibus que circulam pela cidade, usar o carro ou mesmo a bicicleta. Um dos acessos é pela Rua Amapá.
5. Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Outro entre os parques em Porto Alegre é o Parque Moinhos de Vento. Conhecido popularmente como Parcão, o ambiente fica no bairro Moinhos de Vento — que está, inclusive, entre os bairros mais valorizados de Porto Alegre.
Com atrativos únicos, o parque tem como destaque um moinho açoriano, típico da época da fundação do bairro que era conhecido pelo cultivo de trigo. Inaugurado em 1972, o parque também abriga a Biblioteca Infantil Maria Dinorah. Ela tem mais de mil obras e fica no interior do moinho, garantindo a diversão das crianças.
Entre os parques em Porto Alegre, o Moinhos de Vento pode ser especialmente interessante para o público infantil. Além da biblioteca, ele tem playground que conta com diversas atividades de recreação.
Para os interessados em história, vale conferir o Monumento Castelo Branco, que homenageia o general e foi moldada por Carlos Tenius. Já para quem deseja contemplar a natureza e refletir, vale curtir o lago artificial do parque. No local estão diversas espécies de fauna e flora e ele ainda é descrito como calmante.
Em 2023, foram iniciadas obras de revitalização e preservação do espaço, com intervenções na paisagem e melhoria do espaço para fauna, flora e visitantes. A partir dessas obras, foram implementados novos bancos e um deck para o lago artificial. Também houve uma reforma do playground, com novos brinquedos e equipamentos.
Dessa forma, o Parque Moinhos de Vento é ideal para quem busca tardes calmas e contemplativas ou quem deseja incentivar atividades ao ar livre para as crianças.
Por estar perto do centro, há uma variedade de linhas de transporte público que o levam até o parque. Você também pode chegar de bicicleta, devido à proximidade com a Ciclovia Goethe ou de carro, pela avenida de mesmo nome.
6. Praça Carlos Simão Arnt (Praça da Encol)
Ao lado do bairro Moinhos de Vento fica o bairro Bela Vista, que abriga a Praça Carlos Simão Arnt. Ela é conhecida popularmente como Praça da Encol porque a construtora de mesmo nome remodelou a área da Avenida Nilópolis, incluindo a praça.
Com uma área de cerca de 2 hectares, a praça exibe 3 quadras para a prática de esporte, playground para o público infantil e cachorródromo, além de outros espaços para exercícios e ginástica.
Para os fãs de bocha, a diversão é garantida, já que o espaço conta com uma quadra coberta para a prática do esporte. Dessa forma, a Praça da Encol pode ser um bom passeio para os fins de semana — seja para se exercitar, contemplar a área verde ou passear com seu bichinho.
Vale dizer que é comum observar jovens e outros grupos que se juntam para tomar chimarrão, fazer piqueniques e conversar, tornando o ambiente agradável e familiar. O local também é elogiado constantemente pelo seu bom estado de conservação.
Para chegar até a Praça da Encol, é possível pegar diversas linhas de ônibus e descer em diferentes estações, devido à sua área total. Logo, a mobilidade até o local é facilitada.
7. Parque Farroupilha (Redenção)
Para os gaúchos ou visitantes apaixonados por história, o Parque Farroupilha pode ser uma boa opção entre os parques de Porto Alegre. Isso porque o local tem grande relevância histórica e cultural, sendo um dos mais famosos da cidade.
Ele ocupa uma área de 37 hectares e fica no bairro de mesmo nome. Com diversos pontos tombados pela prefeitura devido à sua importância histórica, ele tem obras que homenageiam a Guerra dos Farrapos, por exemplo.
No local também fica o Monumento ao Expedicionário, que homenageia os brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
O apelido “Redenção” desse parque não é por acaso: o local teve o nome alterado para Campos da Redenção em comemoração à abolição da escravatura em Porto Alegre. Por esse motivo, até hoje se realiza o Brique da Redenção, nome da feira de artesanato que ocorre no local.
Mas as atrações do parque não param por aí: há o Recanto Solar, que leva uma rosa-dos-ventos no chão, um enorme chafariz e diferentes atividades disponíveis, como rodas de capoeira. Ou seja, para quem busca cultura e diversidade, o Parque Farroupilha pode ser uma ótima visita.
Como o parque fica bem próximo ao Corredor de Transporte Coletivo Osvaldo Aranha, muitas linhas passam pelo local. Você também pode fazer o acesso pela Avenida Paulo Gama.
8. Jardim Botânico
Declarado como Patrimônio Cultural do estado do Rio Grande do Sul e inaugurado em 1958, o Jardim Botânico de Porto Alegre é um ponto turístico típico da cidade. Ele fica no bairro de mesmo nome e sua importância o torna conhecido por todo o país.
Essa fama se justifica, uma vez que o Jardim Botânico conta com um Museu de Ciências Naturais e muitas atividades e atrações, como:
- lago;
- viveiro de mudas;
- jardim rochoso;
- exposição de fósseis;
- serpentário;
- banco de sementes.
O local ainda promove atividades de educação ambiental. Dessa maneira, ele tem representação científica para a capital e para o país na totalidade. Logo, a importância do parque não se deve apenas às atividades de lazer para os turistas e habitantes.
Afinal, o Jardim Botânico preserva quase 40 hectares de vegetação, tem 3 mil espécies de plantas e ajuda a conservar espécies ameaçadas.
No local, é comum observar muitos grupos de estudantes, principalmente em dias da semana. Se você, assim como estudantes, gostaria de saber mais sobre a fauna e flora da região, o Jardim Botânico pode ser um ótimo passeio.
Para visitação, é possível realizar atividades como visitas às coleções de plantas, sala de exposição do Museu de Ciências Naturais e serpentário, além de acesso à área verde livre disponível.
A diferença do Jardim Botânico para os outros parques já mencionados está relacionada à necessidade de ingresso para entrada. Vale verificar o preço antecipadamente, mas saiba que idosos e estudantes têm acesso à meia-entrada.
Como a atração é visitada por milhares de pessoas, há uma boa variedade de transportes até o Jardim Botânico. Também é possível acessá-lo pela Rua Dr. Salvador França.
Conclusão
Como você viu, esses 8 parques em Porto Alegre oferecem diversão para diferentes públicos. Mesmo sendo a cidade mais importante do estado, a capital oferece muitos atrativos para quem deseja aproveitar o dia e curtir as paisagens gaúchas em contato com a natureza.
Quer saber mais detalhes sobre como é morar na capital do Rio Grande do Sul? Então confira nosso artigo sobre os melhores bairros de Porto Alegre!
Procurando imóveis para comprar em Porto Alegre? A Loft tem muitas opções!
Deixe seu comentário