Penha de França, ou simplesmente Penha, como é mais conhecido, é um bairro bastante requisitado na cidade de São Paulo (SP). Essa procura não seria surpresa, já que o lugar é repleto de história, tem completa infraestrutura para moradores e está a cerca de 20 minutos da região central paulistana.
Quem deseja morar na localidade precisa conhecer outros aspectos, como cobertura educacional, segurança e demais características relevantes para os residentes. Ao analisar o conjunto dessas questões, será mais fácil tomar sua decisão sobre a nova moradia ou investimento.
Confira, a seguir, detalhes sobre Penha, em SP, e entenda se o bairro é uma boa escolha para você!
História do bairro da Penha, em SP
Penha está situado na Zona Leste de São Paulo e teve a sua origem no século XVII. Inicialmente, ele era um pequeno núcleo habitado por portugueses e indígenas. Ao longo dos anos, o lugar cresceu e se tornou uma região de grande importância para o município paulistano.
Segundo a prefeitura, a formação do bairro possui duas versões históricas. Uma delas atribui a sua fundação ao Padre Jacinto Nunes Siqueira. Em 1667, haveria uma igreja chamada “Nossa Senhora da Penha”, situada na propriedade do sacerdote. Ao redor dela, o povoado teria se desenvolvido.
A segunda versão narra a história de um viajante francês que teria carregado uma imagem de Nossa Senhora da Penha. Depois de ter pernoitado em uma colina, ele percebeu que a santa havia desaparecido. Então, ao voltar ao local, ele a encontrou e interpretou o ocorrido como um sinal para construir a capela.
Embora a data exata de fundação do bairro seja incerta, a mais citada é 5 de setembro de 1668, quando uma sesmaria foi concedida ao padre Nunes. Os moradores mantêm a devoção a Nossa Senhora da Penha, celebrando festas anuais em 8 de setembro, o dia da natividade da santa.
Seja qual for a verdadeira origem do bairro, o fato é que sua população aumentou consideravelmente com o passar dos anos. Estimativas em 2023 consideravam o número de habitantes acima de 400 mil, apesar de a Prefeitura de São Paulo apontar para 127.820 moradores, em 2010.
A localidade tem de 11,48 km², ainda de acordo com o município. Nesse espaço, foram se desenvolvendo diferentes tipos de empresas, assim como opções culturais, como você verá adiante.
Cultura e lazer no bairro
O bairro paulistano é repleto de história e diversidade. Por esse motivo, ele oferece uma série de alternativas para o entretenimento de seus moradores e visitantes.
Veja alguns exemplos de lugares para conhecer!
Basílica de Nossa Senhora da Penha
Uma das igrejas mais tradicionais da cidade de São Paulo, a Basílica de Nossa Senhora da Penha fica situada no ponto mais elevado do bairro, que leva o seu nome. A arquitetura imponente da construção atrai a atenção de quem está de passagem pelo lugar.
A edificação tem uma história rica, inclusive com uma visita do D. Pedro I, horas antes de proclamar a independência do Brasil. Além disso, a imagem original da santa (que se diz ter sido levada com o viajante francês) está localizada no altar dessa igreja.
Memorial Penha de França
O memorial é uma boa oportunidade de explorar a história da localidade por meio de construções, fotos antigas e documentos. Com centenas de imagens antigas e uma variedade documental, o espaço é uma janela para o passado do bairro paulistano.
Parque Linear Tiquatira
Esse parque é um local de lazer e rica natureza, com aproximadamente 300 mil m². Ele conta com trilhas, ciclovias, quadras esportivas, playgrounds e áreas para piqueniques, oferecendo diversas opções de entretenimento ao ar livre.
O lugar também é palco para eventos culturais e esportivos, promovendo diferentes atrativos para moradores e visitantes. A variedade torna o Parque Linear Tiquatira um refúgio verde de entretenimento em Penha.
Capela de Nossa Senhora do Rosário
A construção é outro atrativo religioso e histórico da localidade. Conhecida como Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, ela foi erguida em 1802 pela Irmandade dos Homens Pretos, como o nome sugere.
A edificação está de costas para a Igreja Nossa Senhora da Penha porque se conta que as pessoas negras eram proibidas de frequentar esse templo. A Capela de Nossa Senhora do Rosário é um dos raros exemplos preservados desse tipo na cidade.
Centro Cultural da Penha
Uma área de mais de 3.500 m² construída na década de 1970 abriga o Centro Cultural da Penha. O espaço cultural foi fundado em dezembro de 2012 e oferece diversos atrativos. Shows, espetáculos teatrais, circenses e de dança, e exposições de artes visuais, são exemplos.
O lugar é composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, Biblioteca Pública José Paulo Paes, Teatro Martins Penna e Telecentro. Em suas propriedades, constam estúdios de gravação e salas de estudos para os usuários.
Clube Esportivo da Penha
O clube tem uma longa história desde a sua fundação, em 1930. Ele oferece uma extensa gama de opções de lazer, como um parque aquático com piscinas, toboágua, cascata e áreas para pesca desportiva, skate e campo de futebol.
As suas instalações incluem atividades como bocha, capoeira e judô, atendendo a diversos interesses esportivos. Com uma infraestrutura bem desenvolvida, o Clube Esportivo da Penha proporciona momentos de diversão para a localidade, mantendo uma tradição quase centenária.
Polo econômico de Penha
Além da diversificação de entretenimento, o bairro da Zona Leste experimentou um notável crescimento no setor comercial. A sua localização privilegiada, com avenidas como Penha de França e Amador Bueno da Veiga, tornaram o lugar um centro comercial de relevância em SP.
Nessas vias, há variedade de lojas que atendem às diversas necessidades dos moradores. Nomes como Magazine Luiza, Madeira Madeira, Pernambucanas e Shopping Penha estão presentes na localidade, oferecendo produtos e conveniências diversificados.
Penha ainda tem variados supermercados para o abastecimento de residentes e visitantes. Carrefour Express, Cobal Supermercados, Hortifrúti Bom Preço e Saúde Supermercados estão localizados nesse bairro de São Paulo.
Um destaque vai para o Mercado Municipal da Penha, inaugurado em 1971. O centro de compras tem mais de 20 lojas em diversificados segmentos. Açougues, padarias, peixarias, lanchonetes, floriculturas e empórios são exemplos.
Entre as ruas e avenidas do bairro, também é possível encontrar agências bancárias físicas, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Outro ponto a considerar é a sua vasta rede de farmácias, que oferece opções como Drogasil, Droga Raia e Drogaria SP.
A presença de tantas alternativas comerciais torna Penha um relevante polo econômico na Zona Leste. Essa prestação de serviços essenciais aos moradores em variados segmentos ajuda a gerar empregos e contribui para o dinamismo econômico da região.
Estabelecimentos de educação
Outra questão relacionada à infraestrutura costuma ser analisada antes de tomar a decisão sobre a compra de um imóvel é a presença de estabelecimentos de ensino, certo? Saiba que o distrito oferece diversidade em serviços educacionais.
Eles abrangem desde instituições de educação infantil até o ensino técnico e superior. Essa disponibilidade se dá tanto na rede pública, quanto na privada.
Entre os centros educacionais mais conhecidos da região, estão a Escola Santos Dumont, Colégio São Vicente de Paulo Penha, Escola João 23, e ESP Escola Penhense. Para aqueles que desejam aprimorar as suas habilidades em idiomas, estão disponíveis instituições de ensino como Cultura Inglesa, CNA, CCAA, Fisk, Wise Up e Yázigi.
Penha se destaca pela quantidade de crianças matriculadas em creches. Em 2019, a taxa de inscritos no sistema era de 99%, superando a média municipal de 92,9%, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo.
Com base nas informações da Secretaria Estadual de Educação, a região conta com um total de 110 registros de escolas. Desse modo, percebe-se a variedade de opções disponíveis para atender às necessidades de quem vive no distrito.
Gastronomia
Além de opções educacionais, Penha disponibiliza uma ampla oferta gastronômica para diferentes gostos e preferências. No bairro, você encontrará uma seleção de restaurantes e bares que abrangem diversas categorias culinárias.
Para os amantes de comida japonesa, por exemplo, a região tem o HOKKAI Sushi, Nakazato Sushi e Tegami Sushi, conhecidos por seus pratos autênticos. Se você deseja degustar a culinária típica brasileira, há estabelecimentos que servem pratos do tipo, como Divino Fogão e Restaurante Ímpar.
Aqueles que desejam diversificar as refeições podem ter experiências gastronômicas variadas em Penha de França. Royal Restaurante Indiano, Tiquatirao Frutos Do Mar e Dunas Bar são alternativas para esse público.
O bairro também é lar de padarias de alta qualidade, como Nova Yara Panificadora, Requinte e Panificadora Princesa. Elas são ideais para quem aprecia variedade de pães, bolos, tortas e outras guloseimas.
Para os adeptos da vida noturna movimentada, Penha oferece estabelecimentos que associam gastronomia e drinks. Diversos bares oferecem bebidas e petiscos saborosos, como o Levante Bar e Restaurante, e Bar do Jão.
Logo, independentemente do seu paladar ou preferência, Penha tem excelentes pratos e experiências a oferecer para os amantes da gastronomia. Explore a diversidade culinária desse bairro e desfrute de experiências únicas nos restaurantes locais.
Mobilidade urbana
A mobilidade é mais um ponto que costuma ser valorizado na escolha de imóveis, concorda? Em Penha, há significativa infraestrutura de transporte público. O bairro é servido pela Linha 3-Vermelha do metrô paulistano, incluindo estações como Penha, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Patriarca.
O governo do Estado de São Paulo ainda anunciou a expansão da Linha 2 do Metrô até Guarulhos. Com a realização do projeto, com previsão para 2025, Penha será conectada a essa linha. Serão três novas estações: Penha, Penha de França e Tiquatira.
Em relação ao transporte rodoviário, a localidade é atendida por linhas de ônibus municipais e intermunicipais, proporcionando acesso fácil a outros bairros e cidades de SP. Entre eles, estão Santana e Vila Matilde, bem como outros terminais, como Aricanduva e Parque Dom Pedro II.
O distrito conta também com dois importantes terminais de ônibus. São eles:
- Terminal Aricanduva, localizado sob o Viaduto Engenheiro Alberto Badra, na divisa com Tatuapé;
- Terminal Penha, na avenida Gabriela Mistral, com entrada pela avenida Penha de França.
O Terminal Penha, inaugurado em 1996, opera com 11 linhas que conectam diversos bairros de todas as regiões do município de São Paulo.
Além disso, Penha está próxima a diversos bairros paulistanos e de cidades vizinhas, tais como:
- Vila Aricanduva;
- Carrão;
- Tatuapé;
- Vila Ré;
- Vila Matilde;
- Cangaíba;
- Vila Esperança;
- Ponte Grande;
- Parque Novo Mundo;
- Vila Prudente.
A sua localização estratégica contribui para a mobilidade em São Paulo. Ademais, o fácil acesso à área central da cidade, que fica a apenas 20 minutos de distância, torna esse bairro uma escolha conveniente e bem localizada para seus moradores.
Segurança em Penha
Com tantas vantagens apresentadas, ainda falta saber como é a segurança na região. De acordo com levantamento Criminalidade bairro a bairro, Penha se apresentou como um dos bairros menos violentos em determinados crimes. Os dados apontam que não houve homicídios e latrocínios na região, por exemplo.
No entanto, infrações relacionadas a lesões corporais e a violência sexual destacam negativamente a localidade frente a outros bairros paulistanos. A segurança em Penha é, portanto, uma preocupação compartilhada pela comunidade.
A atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança, ou Consegs, tornou-se crucial para a manutenção do bem-estar e da tranquilidade dos moradores. Esses são grupos voluntários formados por residentes ou pessoas com interesses comuns no mesmo bairro ou município.
Os conselhos se reúnem regularmente para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas de segurança locais. Em Penha, especificamente, o Conseg atua em estreita colaboração com as autoridades responsáveis pela segurança, com o apoio da delegacia 10º DP Penha de França.
A presença ativa do Conseg fortalece o engajamento da comunidade na promoção da segurança e contribui para criar um ambiente mais seguro e colaborativo. A parceria entre moradores e autoridades demonstra o compromisso em tornar o lugar mais seguro para todos.
Agora você já sabe que a região de Penha de França é uma alternativa para quem está em busca de um novo endereço em SP. Considere as características do bairro e analise o que faz sentido para as suas demandas. Só então tome a sua decisão sobre alugar ou comprar um imóvel na região, combinado?Para ajudar em sua pesquisa, confira uma lista de imóveis na localidade da Penha!
Deixe seu comentário