Guia da Zona Leste de SP: conheça os bairros e as características da região

Compartilhar a notícia

Descubra quais são as qualidades da Zona Leste de São Paulo, quanto custa morar lá e por que a região pode se tornar seu próximo endereço

23 de dezembro de 2021

Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
morar-zona-leste-sp

São Paulo tem o título de maior cidade da América Latina e ele não veio à toa. De fato, a capital paulista é gigante em tamanho, quantidade de habitantes e em cultura. É preciso muito empenho para conhecer todos os cantos da cidade e encontrar seus tesouros escondidos. A Zona Leste é uma detentoras da efervescência cultural de São Paulo, com a reunião de pessoas de ascendência japonesa e italiana, além de angolanos e sírios. 

A região conta com toda a infraestrutura para uma vida confortável: comércio, restaurantes, shoppings e transporte público. A mobilidade realmente é um ponto que chama a atenção sobre a Zona Leste de São Paulo, já que a área é atendida por diversas linhas de ônibus, além de estações da linha 3-Vermelha do metrô e as linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Como é morar na Zona Leste de São Paulo?

Em desenvolvimento acelerado nos últimos dez anos, a Zona Leste de São Paulo tem sido procurada por investidores e por quem deseja morar em condomínios com lazer completo. Isso porque a região abriga muitos empreendimentos novos, em que é possível comprar um apartamento na planta. 

Os moradores da Zona Leste são, em sua maioria, jovens casais ou famílias com crianças, que buscam uma vizinhança mais silenciosa. Ainda há muitas casas nos bairros da Zona Leste e, assim, menor quantidade de habitantes do que o Centro de SP, por exemplo, o que contribui para um trânsito mais tranquilo. E em poucos minutos de carro ou transporte público, é possível chegar ao trabalho na região central da cidade.

parque-do-carmo
O Parque do Carmo, na Zona Leste de SP, é um dos pontos preferidos de quem mora na região

Conheça os bairros da Zona Leste de SP

A região da Zona Leste agrega as Subprefeituras de Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba e Vila Prudente. Mooca, por exemplo, além do bairro de mesmo nome, abriga ainda Brás, Belém e Tatuapé, bairros com boas opções de apartamentos para famílias e para quem busca o primeiro apê.

De acordo com o censo 2010 do IBGE, cerca de 4 milhões de pessoas moram na Zona Leste de São Paulo. As regiões mais populosas são Itaquera, Penha e Mooca, que juntas reúnem 14 bairros: Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio, Parque do Carmo, Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari, Tatuapé, Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde.

Como você viu aqui no artigo, a Zona Leste vive um momento de crescimento imobiliário, com novos empreendimentos surgindo todo o tempo. Em geral, são condomínios com lazer completo e vaga de garagem, próprios para atender quem busca conforto e comodidade. Isso faz com que os bairros da região sejam bons destinos para quem quer fazer um investimento no mercado imobiliário, seja para morar, seja para alugar.

Confira algumas opções de apartamentos à venda na Zona Leste de SP:

- Rua Intendência, Belém

- Rua do Hipódromo, Brás

- Rua Borges de Figueiredo, Mooca

- Rua Victório Santim, Parque do Carmo

- Rua Henrique Casela, Penha

- Rua Pindamonhangaba, Vila Prudente

Quanto custa morar na Zona Leste de São Paulo?

Quem já andou procurando apês para comprar, com certeza percebeu que os preços variam bastante - especialmente se o proprietário é apegado ao imóvel ou não está antenado aos preços atuais do mercado. Outros fatores que influenciam na precificação são a localização, a idade do imóvel e as comodidades do condomínio e do bairro. 

Na Zona Leste de São Paulo, é possível encontrar apartamentos de diferentes plantas, desde studios até apês de dois ou três dormitórios, com ou sem suíte. Geralmente, quanto mais próximo ao centro da cidade for o bairro, mais elevado é o valor do metro quadrado. Mas isso não é uma regra infalível. 

De acordo com a Exame Invest, o valor médio do metro quadrado na Zona Leste de SP é de R$ 5 mil. Mas há muita variação entre um bairro e outro, já que a região é muito extensa e populosa. No Tatuapé, por exemplo, o valor pode chegar a R$ 8 mil o metro quadrado, segundo a Folha de S.Paulo

A Loft te ajuda a encontrar um apê nos melhores bairros da Zona Leste

Seja para investir ou para morar, a região leste de São Paulo tem boas opções de apês, tanto reformados, quanto aguardando uma reforma do seu jeito. O site da Loft reúne apartamentos à venda em todos os bairros da Zona Leste de SP, adequados para qualquer orçamento e momento de vida. 

Você pode procurar seu próximo lar utilizando os filtros de busca para refinar a pesquisa por bairros e agendar visitas presenciais ou virtuais com um de nossos corretores parceiros. Encontrou o apartamento ideal? A Loft também te ajuda com o financiamento de imóvel, se for o caso.

A Loft tem uma assessoria de crédito especializada, que procura os principais bancos do país para garantir a você o acesso às melhores taxas do mercado para o seu perfil. E não precisa se preocupar com o envio de documentação e com as burocracias da negociação - nosso time cuida de todos os trâmites necessários de forma gratuita, para que a compra do seu apartamento seja a mais tranquila possível.

O melhor lugar para compra e venda de imóveis é na Loft!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.