Brás-SP: Como é morar no bairro em transformação

Compartilhar a notícia

Com muita influência italiana, comércio farto e fácil acesso a todas as regiões da cidade, o bairro do Brás é uma das novas apostas em SP

08 de janeiro de 2022

Atualizado: 15 de agosto de 2022 5 min de leitura
trem-no-bras

Se antes o bairro do Brás, em SP, era conhecido apenas pelo comércio, agora a região é palco de uma efervescente metamorfose. Com cada vez mais condomínios de apartamentos, o bairro se tornou uma opção para quem deseja morar no centro de São Paulo, perto do trabalho e dos estudos, e para quem quer investir no mercado imobiliário.

Localizado no coração de São Paulo, o Brás é um lugar de tradição, com uma história que remonta ao século 17. Junto à Mooca, o Brás se desenvolveu como uma região de comércio e indústrias, e se tornou a casa de muitos imigrantes, em especial os italianos. Hoje, o bairro recebe uma nova onda de moradores, sendo muito procurado por pessoas que querem comprar o primeiro apê. 

Como é morar no Brás?

Assim como boa parte dos bairros de São Paulo, o Brás surgiu a partir de uma região de chácaras. “A origem do Brás está ligada à figura do português José Brás. Diz a história que José Brás, proprietário de uma chácara na região, teria construído a igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ao redor da qual desenvolveu-se um povoado que daria origem ao bairro do Brás”, explica a Folha de S.Paulo.

Morar aqui é estar perto de tudo. Além de ser muito bem servido de comércio, em especial as famosas lojas de roupas a preços acessíveis e as lojas de material de construção e carpintaria, o bairro está a poucos minutos de vizinhos como República, Liberdade, Bixiga e Mooca.

bairro Brás, agora muito procurado para moradia em SP
O comércio é um dos fortes do Brás, bairro agora muito procurado para moradia em SP

A mobilidade é outro ponto positivo da região, que conta com estações da Linha 3-Vermelha do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), assim como corredores de ônibus. Se deseja usar um carro particular, também não enfrenta problemas: o Brás é margeado pela Avenida do Estado, que leva à Marginal Tietê, e tem fácil acesso à Avenida 23 de Maio, para deslocamentos no sentido sul de São Paulo.

Bairro Brás, que dispõe de muitas opções de transporte coletivo
A mobilidade é uma das qualidades do Brás, que dispõe de muitas opções de transporte coletivo

Segurança: morar no Brás é perigoso?

Por se tratar de uma região movimentada e cheia de comércio, pode surgir a dúvida sobre se morar no Brás é perigoso. A maior parte dos roubos e furtos registrados no bairro acontecem em estabelecimentos comerciais, algo comum a outras grandes cidades brasileiras. Com o monitoramento particular (com câmeras) e policial aumentando, a tendência é a diminuição desses problemas.

O que tem fazer no bairro do Brás

Já que a região do Brás é praticamente uma pátria italiana, há muitas opções de lazer ligadas à cultura vinda da Itália. O restaurante Cantina Gigio é uma das paradas obrigatórias. Uma das cantinas mais tradicionais de São Paulo, lá é possível provar massas frescas e recheadas.

Outra opção para provar quitutes de origem italiana é a festa de São Vito, celebração que faz parte do calendário anual da capital paulista. A festa toma as ruas do bairro desde 1919.

“Em 1895, um grupo de imigrantes italianos trouxe a imagem de São Vito Mártir para o Brasil. O santo começou a ser reverenciado no bairro e, em 1940, foi criada a paróquia de São Vito”, diz a Folha de S.Paulo.

E também há influência de outros imigrantes na região do Brás. Quem gosta dos sabores árabes vai adorar conhecer o Carlinhos Restaurante, casa de especialidades armênias. O negócio é familiar e serve o delicioso sanduíche arais, um tipo de crepe armênio com carne moída e queijo derretido.

Museu da Imigração, no Brás
É possível curtir um belo dia de sol nos jardins do Museu da Imigração, no Brás

Na ala dos passeios culturais e artísticos, o Museu da Imigração e o Museu Catavento são ótimas opções para as famílias. E se você gosta de produtos frescos à mesa, vai adorar saber que o Brás possui a Zona Cerealista, para compra de castanhas e grãos, e está a uma pequena ponte de distância do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, onde se pode encontrar frutas, carnes, queijos e temperos fresquíssimos, além de comer pastéis de bacalhau e o famoso sanduíche de mortadela.

Mercado Municipal de São Paulo no Brás
O Mercado Municipal de São Paulo é uma das opções de lazer para quem mora no Brás

Encontre seu apartamento no Brás com a Loft

Passando por uma grande transformação, a região se tornou muito procurada por quem quer investir em imóveis, seja para morar ou para alugar. Já há muitos empreendimentos prontos de apartamentos no Brás, com toda a infraestrutura de lazer e segurança no condomínio. E a Loft tem apartamentos à venda no Brás e te ajuda a encontrar o apê ideal:

Super condomínio na Rua Ernesto de Castro, no Bairro Brás em SP
Super condomínio na Rua Ernesto de Castro
Elegância e uma bela vista da Rua Paraná!, no Bairro Brás em SP
Elegância e uma bela vista da Rua Paraná!
Apartamento no Bairro Brás, em SP, na  Rua Visconde de Parnaíba
ou prefere esse aqui na Rua Visconde de Parnaíba?

Conheça também outros bairros em São Paulo:

Mais informação sobre o Brás

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos colaboradores da Loft especialistas em economia, decoração, mercado imobiliário e estilo de vida. São profissionais altamente capacitados e com anos de experiência em produção de conteúdo para te ajudar nas suas principais dúvidas.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.