Estudo feito pela startup Loft, que atua no mercado imobiliário, ratificou o porquê de Florianópolis aparecer com frequência como a cidade onde muita gente gostaria de viver. Diante de nove aspectos analisados, a pesquisa “Avaliação do Seu Bairro”, realizada em parceria com a Offerwise, empresa líder de insights na América Latina, em somente dois deles – opções de lazer (61%) e praças e espaços de convivência (62%) –, o somatório das respostas de bom e muito bom esteve abaixo de 74%. Até mesmo segurança, uma preocupação em nível nacional, alcançou 79% de aprovação.
Acesso e opções de comércio (mercados e lojas) atingiram as percepções mais positivas, respectivamente, 83% e 80%. Já os mais altos índices de péssimo e ruim ficaram com opções de lazer (12%) e praças e espaços de convivência (11%).
“Se, por um lado, a pesquisa mostra fatores infraestruturais muito positivos nos bairros, como iluminação e pavimentação, lazer e áreas para se estar em coletividade aparecem como importantes pontos de atenção, mostrando a relevância para serem considerados neste momento especial de debate dos candidatos à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores nestas eleições”, afirma o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi.
Os moradores da Capital demonstraram, ainda, estarem satisfeitos com os vizinhos, pois 76% os classificaram como bons ou muito bons, e só 7% responderam como péssimo ou ruim.
No total, foram entrevistados 300 moradores da cidade, entre os dias 19 e 22 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de cinco pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 90%.
“O que buscamos com essa pesquisa é menos uma avaliação da cidade como um todo, o que certamente traria resultados diferentes, mas entender como está o sentimento do cidadão com a região onde ele mora”, complementa o gerente de dados. “Esperamos que seja um importante insumo para a discussão eleitoral deste ano.”
Deixe seu comentário