Como é morar em Sorocaba - SP? [Guia completo]

Compartilhar a notícia

Quer saber se vale a pena morar em Sorocaba? Descubra quais são as principais características dessa cidade no interior de São Paulo!

16 de outubro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 16 de outubro de 2023 12 min de leitura
[Guia completo] Como é morar em Sorocaba - SP

Sorocaba é uma cidade próxima à Região Metropolitana de São Paulo e que oferece uma experiência de vida que mescla aspectos urbanos e traços naturais. Essa pode ser uma boa alternativa para quem busca acesso aos recursos de grandes cidades, sem abrir mão da tranquilidade.

Para saber se vale a pena morar nesse município paulista, é fundamental conhecer as suas principais características — como custo de vida, infraestrutura, oportunidades profissionais e outros aspectos. Dessa forma, é possível realizar uma análise adequada e entender se o local atende às suas expectativas sobre moradia.

Quer saber como é a experiência de moradia em Sorocaba? Então continue a leitura e confira este guia completo!

Onde fica Sorocaba? 

A cidade Sorocaba, também chamada carinhosamente de Sorô, tem como um de seus pontos fortes a localização. Ela fica no interior do estado de São Paulo, sem deixar de estar integrada a grandes centros urbanos.

A Região Metropolitana de Sorocaba tem 27 municípios, a maioria fortemente industrializada e com intensa produção agrícola. O município oferece fácil acesso à capital do estado, estando a pouco mais de 84 km de distância da cidade de São Paulo.

Ele tem boa mobilidade para outras cidades relevantes, como Campinas, Santos e Jundiaí. Essa cidade tem acesso a quatro rodovias principais:

  • Raposo Tavares (SP 270);
  • Castelo Branco (SP 280);
  • Emerenciano Prestes de Barros (SP 097);
  • José Ermírio de Moraes (SP 075).

Qual a história da cidade?

A cidade de Sorocaba foi fundada em 1654 pelo capitão Baltazar Fernandes. Ele se mudou para o local com seus familiares e as pessoas escravizadas que mantinha, gerando um povoado. O nome teve origem no tupi-guarani. “Çoro” significa fendida ou rasgada e “aba” quer dizer terra.

Um dos marcos da fundação do local foi a construção da igreja de Nossa Senhora da Ponte, que atualmente é chamada Igreja de São Bento.

A população se desenvolveu em torno dessa capela e o local ganhou importância como ponto de parada para viajantes e tropeiros que percorriam a região. A fertilidade do solo foi um fator que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária na área.

Historicamente, é válido mencionar que a cidade teve um papel decisivo na luta pela independência do Brasil. A região abrigou reuniões políticas e contribuiu para os movimentos que culminaram na emancipação do país.

Durante esse período, a cidade foi palco de eventos marcantes, como a Revolta Liberal de 1842. Com o passar do tempo, Sorocaba continuou a se desenvolver economicamente e a diversificar suas atividades, tornando-se um polo industrial significativo para o estado.

A localização estratégica próxima à capital do estado e a presença de vias de transporte importantes, como estradas e ferrovias, contribuíram para esse crescimento da cidade. Desse modo, Sorocaba mistura elementos históricos e modernos, com diversos patrimônios culturais.

Anúncios

Como é o custo de vida no município? 

O próximo aspecto para saber sobre Sorocaba é o custo de vida. Afinal, ele determina o quanto o seu dinheiro poderá ser aproveitado na região, não é mesmo? A cidade segue a média de preços de municípios de porte semelhante — aproximadamente 690 mil habitantes, em 2023.

Assim, o custo de morar nesse local varia entre médio a acessível. Alguns fatores interferem nos gastos, como o bairro escolhido e os comércios frequentados. É possível encontrar alternativas de produtos e serviços de alto padrão, ao mesmo tempo que a cidade disponibiliza opções com baixo custo.

Como é a infraestrutura da cidade?

A infraestrutura de Sorocaba é completa e eficiente em diversos setores. Conheça os principais critérios a respeito desse quesito na cidade!

Mobilidade

A mobilidade é de responsabilidade da Secretaria da Mobilidade (SEMOB). O órgão tem a atribuição de formular políticas de acessibilidade física, planejamento, coordenação, execução e fiscalização do tráfego na cidade.

A SEMOB realiza campanhas de conscientização e ações para melhorar a mobilidade urbana. Desse modo, os moradores e visitantes dispõem de iniciativas para promover mais segurança e eficiência no trânsito dentro do município. 

Ainda, Sorocaba possui um sistema de transporte público que inclui ônibus que cobrem várias rotas urbanas e conectam diferentes bairros, acompanhando o crescimento da região.

Como foi possível aprender, a cidade está bem localizada em termos de acesso a importantes rodovias e vias de transporte, permitindo conexões com outras cidades e regiões. Ela tem um aeroporto que está em constante modernização, buscando se tornar o maior Polo de Manutenção Aeronáutica da América Latina.

Comércio

Os moradores e visitantes de Sorocaba dispõem de muitas alternativas de comércio para realizar as suas compras e diversos setores são atendidos pela cidade. O município tem alternativas de shopping centers, como:

  • Iguatemi Esplanada;
  • Shopping Sorocaba;
  • Pátio Cianê;
  • Shopping Cidade Sorocaba;
  • Panorâmico Shopping Center;
  • Shopping Olga.

A cidade também tem galerias, feiras, lojas e serviços. Por ser uma referência industrial, a atividade comercial em Sorocaba é intensa, atendendo a variados gostos, interesses e necessidades.

Ainda, cabe destacar o Parque Tecnológico de Sorocaba, um centro de pesquisa que tem a finalidade de incentivar a inovação e o empreendedorismo. Assim, ele foca em impulsionar o desenvolvimento sustentável dessa região metropolitana, com um papel de destaque para a economia local.

Educação

A educação é outro critério fundamental na hora de decidir sobre a moradia. As famílias que têm filhos em idade escolar, por exemplo, podem encontrar nesse município paulista alternativas de educação pública e privada, com diferentes propostas de ensino.

Sorocaba ainda conta com instituições de ensino superior com diversas graduações e pós-graduações. Nesse segmento, é possível explorar opções públicas e particulares.

Saúde

O sistema de saúde em Sorocaba é bem estabelecido e abrange uma ampla gama de serviços médicos. A cidade conta com hospitais públicos e privados, postos de saúde para atendimento básico, especialidades médicas variadas e opções de emergência.

As unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem atendimento público gratuito, enquanto muitos moradores também podem optar por instituições privadas para acesso mais específico. Programas de saúde preventiva e uma rede de farmácias complementam a oferta de cuidados médicos na cidade.

Segurança

No quesito segurança, Sorocaba é considerada uma cidade tranquila para se morar, especialmente quando comparada a outros municípios do mesmo porte. Ela tem poucos registros de crimes e delitos com maior potencial ofensivo.

A região dispõe de ação das forças de segurança pública, além de contar com serviços particulares para essa finalidade. As ruas são bem iluminadas, o que aumenta a sensação de proteção da população.

Quais os principais atrativos de Sorocaba?

Além da estrutura básica, vale saber quais são as alternativas de lazer e cultura que a cidade tem a oferecer. Descubra os atrativos que se destacam em Sorocaba!

Contato com a natureza

Uma das grandes atrações dessa cidade paulista é o Zoológico Municipal Quinzinho Barros, considerado o segundo maior do Brasil em número de espécies. Essa é uma oportunidade para quem deseja ter mais contato com a natureza, sendo um ótimo passeio para a família.

A cidade também tem opções de parques com diversos atrativos. O maior deles é o Parque Carlos Alberto de Souza (Parque do Campolim), que tem pistas para caminhada e espaços para atividades físicas ao ar livre.

Há ainda o Jardim Botânico Irmãos Villas-Boas, o Parque Natural Chico Mendes, Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, entre outros. Para melhorar, os apaixonados pela natureza podem contar com trilhas e cachoeiras com belas paisagens.

Cultura

No setor cultural, esse município do estado de São Paulo abriga o Museu Ferroviário de Sorocaba, também conhecido como Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. Ele se encontra em um prédio em estilo inglês, que era utilizado por engenheiros da Estrada de Ferro Sorocabana.

O casarão foi cedido para a prefeitura e mantém objetos da estação, como relógios, máquinas de escrever, cadeiras, documentos, entre outros itens de época.

Próximo ao museu ferroviário está o Chalé Francês. Esse é um centro de exposições de arte em estilo francês, que foi construído em 1910 com o objetivo de abrigar os engenheiros da Estrada de Ferro. 

Ainda no segmento ferroviário, existe a Estação Ferroviária de Sorocaba, que data de 1875. A linha está desativada, mas o espaço — que pertence à prefeitura — se tornou o Museu de Arte Contemporânea da cidade.

No final do ano, acontece o evento “Sorocaba Iluminada”, em que a Locomotiva 58 é aberta, sendo possível realizar um passeio de trem gratuito. A viagem dura cerca de uma hora, indo da Estação Paula Souza até a Vila Assis e retornando.

Moradores e visitantes também podem passear na Biblioteca Municipal, na Catedral Metropolitana de Sorocaba, no Palacete Scarpa, além de acompanhar as diversas atrações do Teatro Municipal. 

Vida noturna

O município tem muitas alternativas para quem gosta de aproveitar a vida noturna. A cidade é permeada por bares e restaurantes para diversos perfis e ainda conta com baladas e shows regularmente.

Um dos destaques é o bar e restaurante Chico Rosa, que tem dois ambientes, o whisky bar e os shows semanais com DJs. No Mercado Campolim, os visitantes e moradores encontram bares e uma intensa vida noturna aos finais de semana.

Outro local para aproveitar esse tipo de lazer é o Mercadão do Sr. Caipira, que tem uma cartela de drinks especiais com receitas exclusivas.

Quais os principais bairros de Sorocaba? 

A escolha do melhor bairro para se morar em Sorocaba depende do seu perfil e necessidades. Esse município conta com alternativas mais tranquilas, residenciais e com fortes características interioranas, além de ter bairros mais agitados e cheios de pontos turísticos.

Um dos destaques é o Centro, que contrasta a arquitetura moderna e os prédios históricos. A região é fortemente comercial, contando com poucas residências. Essa é uma alternativa para quem deseja aproveitar as principais atrações da cidade com pouco deslocamento. 

Já se você quiser estar próximo ao Centro, mas em uma região menos badalada, uma possibilidade é o Jardim Moncayo. Ele é caracterizado por casas e prédios planejados e se destaca por oferecer segurança e tranquilidade aos moradores. 

As pessoas que gostam de locais históricos e tradicionais poderão apreciar a vida no bairro Além Ponte. Ele oferece boas condições de moradia e concentra grande parte da história de Sorocaba.

O Cerrado é uma opção com características mais residenciais, mas que ainda é bastante movimentado. Mesmo assim, ele tem ruas tranquilas e é composto por mais casas do que prédios.

Para quem busca pouco trânsito e um bairro pacato, uma possibilidade é o Magal. Ele fica na Zona Sul e tem muitas atividades culturais, além de ser uma área bastante arborizada e bonita.

Por fim, é válido mencionar o Campolim, que se localiza em uma região nobre de Sorocaba. Ele conta com imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. Esse bairro abrange muitas atrações da cidade, como boates, parques e outras opções de lazer e cultura.

Vale a pena morar na cidade? 

Agora que você já conhece as informações mais relevantes sobre Sorocaba, é preciso avaliar se vale a pena selecioná-la como a sua nova moradia. É interessante reforçar que a cidade oferece uma boa infraestrutura, atividade comercial e industrial intensas e desenvolvimento tecnológico. 

Nesse sentido, ela pode ser adequada para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional, com muitas oportunidades para trabalho. A região passa por um constante crescimento no setor imobiliário, o que abre mais possibilidades para os moradores.

As diversas opções para a educação básica e superior intensificam as chances de se desenvolver morando em Sorocaba.

O município também atende a critérios relevantes para quem busca qualidade de vida, com um ritmo menos acelerado do que as grandes capitais e o custo de vida menor. Como resultado, ele pode proporcionar um nível de estresse reduzido na população.

Assim, para decidir se vale a pena residir nessa cidade do estado de São Paulo, é necessário avaliar os seus atributos e verificar se eles atendem às suas expectativas, certo?

Neste artigo, você teve contato com as principais características de Sorocaba, no interior de São Paulo. Como foi possível aprender, essa cidade possui uma infraestrutura de destaque, boas opções de lazer e intensa atividade econômica. Com essas informações, você pode decidir se esse é o local ideal para morar.

Procurando imóveis para comprar? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.