Entenda a importância de acertar o preço do seu imóvel e confira 4 boas dicas para vender seu apartamento rápido e sem complicações !
O processo de compra e venda imobiliária tem duas pontas principais: o vendedor (proprietário) e o comprador (futuro proprietário). Como envolve um encontro entre partes que costumam não se conhecer e em seguida negociações e contrato, ele leva, em média, um ano e meio no Brasil, segundo dados da Loft.
Muita gente, no entanto, gostaria de apressar o passo. E isso é possível!
Como vender um imóvel rápido: acerte no preço
Então você quer vender imóvel rápido. O primeiro e mais importante passo é acertar a precificação, ou seja, alinhar suas expectativas com a realidade do mercado. “Velocidade e preço são as duas variáveis dessa equação”, diz Felipe Procópio, do time de closers da Loft.
Se a preço for muito acima do mercado, o que acontece com frequência, as propostas podem não chegar ou, quando chegam, frustrar o proprietário. E não adianta teimar que aquela reforma que você tanto amou fazer deveria valer mais do que ela, de fato, vale.
O valor de venda de um apartamento depende de:
- Localização
- Estado de conservação do prédio e de áreas de lazer
- Estado de conservação do imóvel
E como descobri-lo? Para começar, Felipe sugere pesquisar e buscar informações de mercado. “Pergunte no próprio prédio por quais valores estão vendendo um apartamento e também por quanto efetivamente venderam.”
De forma geral, o conselho de Felipe é o seguinte: “Desapegue da parte emocional para ser um pouco mais racional”.
Para quem tem pressa e não está vendo resultados mesmo com uma boa precificação, há alternativas. “Você pode se colocar um prazo: Se o apartamento não vender por até X em seis meses, vou ajustar o preço”, sugere Felipe.
Outro jeito é pedir a avaliação profissional de corretores de imóveis e imobiliárias.
Alem dos nossos parceiros corretores e imobiliárias, a Loft facilita todo o processo para quem busca vender o apartamento, permitindo através de tecnologia e dados de mercado que você compreenda o valor pelo qual está vendendo seu imóvel. E caso queira anunciá-lo no nosso site que recebe mais de 1 milhão de visitas mensais, disponibilizamos ainda um kit de divulgação completo com fotos profissionais, tour virtual 3D, planta do imóvel e a possibilidade de visitação online para atrair a atenção dos compradores e ajudar você a vender muito mais rápido.
4 dicas para vender imóvel rápido
Abaixo, confira boas dicas para vender imóvel rápido em qualquer cidade:
O que fazer para vender um imóvel: tenha a documentação em dia
A maioria das transações imobiliárias que falham quando já há um comprador interessado tem uma coisa em comum: problemas com a documentação. Por isso, Felipe sugere que você verifique se já estão atualizadas:
- A matrícula do seu imóvel: se você quitou um financiamento ou mudou de estado civil, por exemplo, precisa atualizá-la
- Os documentos de sua(s) empresa(s), quando houver
- Seus documentos pessoais: mantenha RG e CPF estão facilmente acessíveis
Caso você tenha outros pontos em aberto, como dívidas e problemas legais, agilize as soluções. Se isso não for possível, no mínimo comece o processo para poder tranquilizar potenciais interessados.
Calcule seu futuro antes da venda rápida do imóvel
Suponha que você esteja buscando a venda rápida do imóvel para saldar uma dívida premente e, com o resto, comprar uma outra residência. É possível que, para conseguir fechar o negócio rapidamente, seja preciso negociar o preço.
Para que tudo saia bem, calcule seu limite: quanto custa a dívida ou similar que você precisa pagar e quanto custa esse outro imóvel (ou parte dele, caso você vá financiá-lo)? Some ambos os valores. Essa é a sua base: faça seus descontos, priorizações e negociações com ela em mente.
Não escreva “venda urgente”
Sabe aqueles anúncios pendurados pelas ruas com as palavras “vendo apartamento urgente” impressas? Evite essa abordagem. “Se a pessoa precisa do dinheiro e está disposta a negociar o valor do apartamento, é melhor colocar que ‘aceito negociar valor‘ “, fala Felipe.
O motivo para não escrever essas coisas é simples: quando se lê um anúncio desses, muita gente pensa que deve haver algum grande problema envolvido, seja na documentação ou no apartamento em si.
Confirme seu senso de urgência
Suponha que sua pressa não venha de uma conta urgente, mas de uma vontade de aproveitar uma oportunidade, como um apartamento perfeito que surgiu de repente. Essa vontade pode fazer com que você ganhe menos na sua venda por um motivo que não é tão urgente assim.
“Pense em quanto vale a pena esperar um pouco mais pra vender por um valor mais próximo de mercado versus quanto vale aceitar uma proposta que está pedindo um mega desconto para que você possa investir em outro imóvel”, fala Felipe.
“Mesmo que você queira vender imóvel rápido para não perder uma oportunidade de negócio, tente correr menos. Não é porque você perdeu um bom negócio uma vez que não vai encontrar outro”, continua.
Falando nisso, já deu uma olhada nos apartamentos à venda da Loft?
Como vender um imóvel mais rápido com a Loft
Com a Loft, você não vai precisar de simpatia para vender imóvel rápido. Você pode anunciar na nossa plataforma que oferece anúncios completos, auxilio na precificação e apoio jurídico caso necessário para que possa efetivar sua venda da melhor forma.
Interessou-se? Cadastre seu imóvel no site da Loft!