Através de mudanças simples, é possível prevenir acidentes domésticos e garantir a segurança do seu bebê em casa; saiba como proceder!
O grande desejo dos pais é que seus filhos cresçam saudáveis e felizes. Nesse contexto, a segurança é a maior aliada da família na realização desse sonho. O lar é um refúgio em muitos aspectos mas, se não houver o cuidado necessário, pode se tornar a principal fonte de acidentes com crianças.
Neste artigo, vamos mostrar como tomar medidas domésticas para a segurança do bebê, transformando seu apartamento em um local altamente seguro. Reunimos dicas de alterações em móveis e ambientes, além de acessórios para segurança do bebê e de crianças pequenas.
A importância dessas medidas pode ser avaliada com base em dados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, estima-se que no Brasil ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano com crianças, como queimaduras, quedas e afogamentos. Nos períodos de férias escolares, o índice aumenta em 25%. A seguir, veja como preparar seu lar e evitar acidentes.
A importância de um ambiente seguro para o desenvolvimento
É fácil imaginarmos o quão difícil deve ser para cada ser humano encarar o “mundo real”, lá no estágio inicial após o nascimento. Afinal, até então tudo o que conhecíamos era a segurança do corpo de nossas mães, onde estivemos protegidos de todos os males.
Embora esteja longe de ter o mesmo efeito, a casa pode cumprir um pouco desse papel, no sentido de ser um lugar no qual o bebê pode se sentir seguro e se desenvolver com confiança. Para auxiliar nesse desenvolvimento, é recomendado que os pais coloquem em prática algumas mudanças para transformar o lar em um espaço “à prova de bebês”.
Separamos as medidas que são indispensáveis para a segurança do bebê e de crianças pequenas em casa:
1) Instale telas de proteção em todas as janelas do apartamento;
2) Móveis pesados, como estantes, devem ser fixados à parede, para evitar que caiam sobre a criança caso ela decida escalar o móvel enquanto ninguém está olhando;
3) Recolha cabos e fios, sejam elétricos ou a corda da persiana, por exemplo, pois podem gerar acidentes de sufocamento;
4) Tire todos os móveis de perto das janelas, para evitar quedas;
5) Se tiver tapetes em algum ambiente, fixe-os com fita adesiva de alta aderência para que ninguém escorregue.
LEIA TAMBÉM: Dicas para decorar quarto de bebê e ajudar no seu desenvolvimento
Como adaptar sua casa: 6 acessórios para segurança do bebê
Além das mudanças mais estruturais que mencionamos, há outras ações interessantes para garantir que seu apartamento se torne o mais seguro possível. Acessórios para segurança do bebê são bons aliados na guerra contra os acidentes e costumam ser aquisições baratas e duradouras. Confira os tipos mais utilizados:
1) Grades para portas, corredores e escadas
Portões de segurança devem ser instalados no topo e na base das escadas e corrimão. Se a escada for aberta, instale redes de proteção ao longo de toda a extensão. As grades também podem ser colocadas na entrada do banheiro.
2) Protetor de tomadas
Todas as tomadas que não estiverem em uso devem ser cobertas com um protetor, para evitar que a criança ponha os dedos e seja vítima de um choque elétrico.
3) Trava para armários, guarda-roupas e gavetas
Um dos acidentes domésticos mais comuns acontece quando a criança prende os dedos nas portas ou nos armários. Há travas específicas para cada objeto, que podem ser encontradas em lojas de materiais para casa.
4) Protetor de quinas
O ideal é escolher móveis arredondados para o quarto do bebê. Mas no restante do apartamento, você pode instalar protetores em todas as quinas dos móveis, evitando que a criança bata a cabeça ou se corte.
5) Trava-privada
Além da grade de proteção, outra medida para segurança infantil no banheiro é utilizar uma trava para a privada. Isso impede que a criança tenha contato com a água do vaso sanitário e, em casos extremos, seja vítima de afogamento.
6) Protetor de dedos
Instalado próximo à maçaneta das portas, esse protetor impede que a porta se feche e, consequentemente, que o bebê prenda alguma parte do corpo.
LEIA TAMBÉM: Saiba qual é a importância da rotina para crianças
Como explicamos, com acessórios para segurança como esses é possível evitar que as crianças prendam mãos e dedos em portas e gavetas, que sejam vítimas de um choque elétrico, que entrem em contato com produtos químicos (usados para limpeza, por exemplo), e até que sofram afogamento na privada do banheiro.
É sempre importante lembrar que a cozinha é o ambiente campeão de acidentes na casa. São eles: queda (por causa do piso), queimadura (por causa do fogão/forno), intoxicação (produtos de limpeza), choque elétrico (tomadas e fios desprotegidos), engasgo e aspiração de corpos estranhos (por exemplo os grãos) e afogamento (balde, pia).
Portanto, os pais devem ter atenção redobrada quando os pequenos estiverem por perto enquanto cozinham. Lembre-se de virar os cabos das panelas para dentro e de nunca deixar facas e outros objetos cortantes/perfurantes ao alcance das crianças.
Como ensinar noções de segurança a crianças
A responsabilidade pela segurança dos filhos é dos pais, sempre. Mas você pode (e deve) ensinar a criança desde cedo a cuidar de si mesma e a zelar pela própria segurança.
Um bom exemplo é mostrar como subir e descer escadas, sempre segurando no corrimão. Como mencionamos, a cozinha é o espaço onde acontecem a maioria dos acidentes domésticos, e por isso exige várias demonstrações dos cuidados que se deve tomar.
Os pais podem, inclusive, citar os acidentes mais comuns como se fossem vilões que a criança deve derrotar, para tornar o momento mais lúdico. A ideia é informar as crianças, e não amedrontá-las.
A escritora Aline Angeli, autora de O Livro das Emergências – O Que Toda Criança Esperta Precisa Saber Sobre Segurança, recomenda que se estimule os filhos a serem mais espertos e inteligentes do que as armadilhas montadas pelo perigo.
Saiba mais sobre a Loft!
A Loft quer revolucionar o mercado imobiliário através da compra e venda descomplicada de imóveis. Hoje, temos apartamentos nos melhores bairros de São Paulo, como Jardins, Higienópolis, Pinheiros e Vila Olímpia.
Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para renovação completa da infraestrutura e dos acabamentos. Conheça todos nossos apartamentos à venda e saiba mais sobre o mercado imobiliário no nosso blog!