Ter o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Parque Trianon como vizinhos não é um sonho impossível. Muito pelo contrário. Há diversas opções de apartamento na Avenida Paulista, além das ruas em seu entorno – e para todo tipo de orçamento e estrutura familiar.
Neste artigo, vamos mostrar o que tem de mais legal na região e como se mudar para um apartamento na Avenida Paulista pode ser um movimento certeiro para quem busca estar no coração de São Paulo e ainda desfrutar de momentos de tranquilidade.
O dia a dia no bairro Bela Vista, que compreende quase que a totalidade da Avenida Paulista e se estende para a área central da capital, está sempre em movimento. São muitos restaurantes, cinemas, espaços de arte e parques por perto, além da disponibilidade de transporte público para todas as regiões da cidade.
Dicas do que fazer na Avenida Paulista
A Avenida Paulista é rodeada por cultura e lazer em todos os cantos. O MASP é o museu mais conhecido e visitado de São Paulo, e foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi. Inaugurado em 1968, o museu tem o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos históricos.
Com exposições e atividades esportivas disponíveis, o Sesc Paulista é outra opção de lazer na região. O centro cultural possui academia e aparelhos de ginástica, e promove exposições e cursos variados.
Outros centros culturais da região são a FIESP, o Itaú Cultural, a Japan House e a Casa das Rosas, que abriga um centro dedicado à literatura. Além das exposições e saraus, os visitantes têm acesso ao jardim, que durante a primavera fica repleto de rosas – daí vem o nome do lugar.
Para mais um passeio ou exercício ao ar livre, o Parque Trianon é a melhor pedida. A área verde de quase 50 mil metros quadrados de área possui árvores remanescentes da Mata Atlântica e olha de frente para o MASP. O parque é aberto todos os dias e oferece playgrounds, aparelhos de ginástica e uma trilha para caminhadas e corrida.
Aos domingos, a Avenida Paulista é fechada para carros e ônibus, o que deixa a via livre para os pedestres. O hábito de se divertir ao ar livre na Paulista deve voltar após a pandemia de COVID-19. Vale incluir na caminhada uma visita às exposições do Instituto Moreira Salles ou um passeio pelo Conjunto Nacional, edifício onde está localizada a unidade mais antiga da Livraria Cultura.
É possível encontrar um apartamento na Avenida Paulista de forma descomplicada e segura. Na Loft, há opções de imóveis de diversos tamanhos e que cabem no seu orçamento. Seja com vista para o MASP ou mais próximo à Rua da Consolação, podemos ajudá-lo a encontrar um novo lar.
Haja fome pra tanto restaurante gostoso: saiba Onde comer na Avenida Paulista
Se a dúvida é sobre onde comer na Avenida Paulista, saiba que há restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos. As opções vão desde as redes de restaurantes presentes nos shoppings Center 3, Cidade São Paulo e Pátio Paulista, a culinárias mais elaboradas e diversas, inclusive com opções veganas, como o Vita Natural.
No Aizomê, localizado dentro da Japan House, a chef Telma Shiraishi prepara clássicos da culinária japonesa e outras invenções. Seu trabalho foi reconhecido pelo Governo Japonês com o título de Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa e ela foi eleita a Melhor Chef do Ano pela Folha de S. Paulo.
Já A Baianeira, restaurante da chef Manuelle Ferraz no MASP, traz a comida brasileira para a mesa. Natural de Almenara, no interior de Minas Gerais, a chef prepara pratos da sua infância e faz novas combinações, como a galinhada, o pão de queijo recheado de requeijão de corte moreno ou de carne de panela e o baião sirizado, que vem com creme de coentro, farofa e torrada de pão de queijo.
Bela Vista: conheça melhor este bairro de SP
Um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, a Bela Vista é capaz de agradar a gregos e troianos. Além de ruas tranquilas, com muitas residências, o bairro tem também um lado agitado e boêmio, com bares, restaurantes e teatros.
“Com um pé na Avenida Paulista e outro na Praça da Sé, o bairro é formado pelas regiões do Bixiga e do Morro dos Ingleses e tem o seu charme próprio. Seus casarões antigos e suas cantinas italianas são os registros de uma tradição ainda bastante presente por lá e fazem das ruas da Bela Vista um livro de história ao ar livre sobre a formação da cidade”, diz o portal Terra.
Os vizinhos da Bela Vista são os bairros de Cerqueira César e dos Jardins, que abraçam a Avenida Paulista do outro lado. Assim, a poucos minutos de distância, quem mora na Bela Vista também tem acesso às comodidades de outros bairros que figuram na lista dos melhores de SP.
Morar na Avenida Paulista: muitos perfis de moradores em um só lugar
É provável que a Avenida Paulista seja o lugar mais democrático de São Paulo. Isso porque é difícil encontrar alguém que não goste da região ou que não tenha frequentado suas opções culturais e de lazer.
São muitos os perfis de moradores dos arredores deste cartão postal de SP. De jovens estudantes a casais aposentados, passando por famílias com filhos em idade escolar, todos cabem na Avenida Paulista.
Morar na Avenida Paulista é, geralmente, sinônimo de muita qualidade de vida. O segredo para isso parece ser que, mesmo com o intenso movimento da região, a vida pode ser tranquila graças à combinação da localização privilegiada e da comodidade de ter tudo o que se precisa à pequena distância de um quarteirão.
Caso esse artigo tenha dado curiosidade sobre como é morar na região, trouxemos mais apartamentos para conhecer:
Caso queira conhecer mais opções de apartamentos, confira o portfólio completo de apartamentos à venda no site da Loft.