Entenda mais sobre a importância da primeira impressão para os compradores e veja como preparar o apê para fechar negócio
Existe um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. Isso costuma ser aplicado quando falamos de pessoas, mas também vale para lugares. Ao fazer uma visita, os futuros moradores querem se sentir abraçados pelo conforto que o novo apartamento pode oferecer e se imaginar construindo um lar ali. Portanto, a visita dos compradores costuma ser o divisor de águas entre conquistá-lo ou perdê-lo de vez.
Para que o negócio dê certo e você consiga vender o apartamento como imaginou, é preciso que se coloque no lugar dos compradores. Se você fosse visitar um apê para ser sua nova residência, certamente se assustaria se encontrasse banheiros sujos, janelas fechadas e lixo por retirar. É uma questão de empatia e, principalmente, de visão de negócio.
Quem está à procura de um novo lar costuma avaliar cada detalhe desde antes de entrar no imóvel. Medidas simples como limpeza, organização e atenção aos detalhes são alguns dos responsáveis pelo sucesso ou pela ruína de uma venda. Preparamos um infográfico para ajudar você a cobrir todas as possíveis lacunas entre afugentar e encantar os compradores. Baixe o conteúdo gratuito aqui!
Prepare-se para a visita de compradores
De modo geral, são necessárias algumas visitas até encontrar os compradores ideais para o imóvel e fechar o negócio. Cada uma delas, no entanto, precisa ser tratada como se fosse a única – os compradores devem se sentir bem tratados e acolhidos. O primeiro passo para isso acontecer é cuidar da limpeza e da organização dos ambientes do apê.
É importante não ter móveis e objetos empoeirados à vista e recolher o lixo das lixeiras. Atenção especial à limpeza de banheiros, cozinha e área de serviço. Se você ainda mora no apê, tente combinar horários menos prováveis de encontrar louça suja, por exemplo. E deixe os visitantes avisados de que há pessoas residindo.
Uma boa dica é aplicar a técnica de home staging. Muito comum nos Estados Unidos e agora ganhando o Brasil, o home staging visa deixar os ambientes do local mais bonitos e agradáveis sem precisar passar por reformas. Sua aplicação é feita sobretudo em imóveis usados, que precisam de uma reciclagem antes de serem anunciados no mercado.
A ideia do home staging é montar um cenário no apê, como uma sugestão de distribuição de móveis, para mostrar o potencial do lugar. Ajustes de iluminação e pintura de paredes e armários também são soluções que podem ser aplicadas para conquistar o olhar dos interessados.
Caso o apê tenha uma área externa, como cobertura ou varanda aberta, vale dar uma atenção especial a esse espaço. Retire folhas secas do chão, caso tenha plantas, e atente-se à necessidade de reparar calhas ou problemas na estrutura da área coberta, por exemplo.
Para baixar nosso infográfico sobre como preparar o imóvel para a visita do comprador, clique aqui.