Veja dicas sobre o que analisar dentro e fora do imóvel e por que separar as opções por região.
Buscar um novo lar é uma experiência gostosa, mas também pode ser bem cansativa e às vezes até nos deixar perdidos. Com as dicas deste post, você vai conseguir se organizar melhor durante o processo de visitação e aproveitar esse momento com mais calma e clareza.
- Nossas dicas para organizar um bom roteiro de visitas
- Como funciona a visita de apê com a Loft?
Leia também: Siga essas dicas para encontrar seu apartamento ideal em menos tempo
-
Nossas dicas para organizar um bom roteiro de visitas
- Conheça suas prioridades
- Divida suas visitas por região e sinta o dia a dia local
- Documente suas visitas
- Cheque a face solar do apê
- Pensa em reformar? Confira a estrutura
- Não pule a visita à garagem
- Confira acabamentos e revestimentos
- E confira também a infraestrutura!
- Antes de fechar negócio, visite em horários e dias diferentes
- Verifique o nível de segurança do prédio
- Como funciona a visita de apê com a Loft?
Nossas dicas para organizar um bom roteiro de visitas
Conheça suas prioridades
É super importante ter clareza sobre o que seria legal ter em uma nova casa e o que é imprescindível ter para você e sua família. São duas coisas bem diferentes, né?
Uma dica que os corretores dão é fazer uma lista de desejos para sua nova morada e aí depois fazer um ranking com os itens, separando-os em três categorias:
- O que seria muito legal, mas dá para viver sem?
- O que seria incrível e faria muita diferença?
- O que é imprescindível e não dá para abrir mão?
Com essa listinha pronta, você começa a incluir no roteiro de visitas só aqueles lugares que fazem sentido de verdade.
Divida suas visitas por região e sinta o dia a dia local
Vamos supor que você esteja no Rio de Janeiro e em dúvida entre morar no Botafogo ou em Copacabana. Um jeito de ficar menos confuso mentalmente é montar um roteiro regional: primeiro os apês em Botafogo, depois os apês em Copacabana.
Assim você consegue circular mais pelos bairros e ter uma noção de movimentação cotidiana e dos prós e contras da região. Preste atenção especial nos comércios (mercados, bancos, padarias), mobilidade urbana (de ponto de táxi a ponto de ônibus) e lazer (parques, praças, cinemas, shoppings, lojinhas).
Documente suas visitas
Você provavelmente vai visitar muitos lugares antes de bater o martelo, e é possível que se confunda entre um e outro. Por isso vale a pena manter um registro do que você achou legal em cada lugar, seja anotando no celular mesmo ou em uma planilha. Como fizer mais sentido para você.
Cheque a face solar do apê
Super importante! Ideal é ter face norte (aí tem sol o dia inteiro), mas né, acontece de não ser possível. De qualquer forma, é sempre útil usar a bússola do celular nas janelas e varandas durante a visita para entender quando (ou se) o sol passa por ali.
Pensa em reformar? Confira a estrutura
Quando chegar na visita, já vá perguntando: é alvenaria estrutural (não dá para derrubar) ou uma estrutura convencional (dá para trocar algumas paredes)? É meio a meio? O que dá para fazer e o que não dá? Imagina se você compra o apê sonhando com integrar cozinha e sala e descobre que é impossível só depois de se mudar. Pesadelo, né.
Não pule a visita à garagem
Se tiver vaga de garagem, peça para vê-la em pessoa durante a visita. Assim você evita comprar uma daquelas vagas praticamente impossíveis de manobrar e outras surpresinhas desagradáveis desse tipo.
Confira acabamentos e revestimentos
Esquadrias de portas e janelas, paredes, pintura, teto, azulejos… Dê uma olhada em tudo e vá fotografando. Se houver algo problemático mas você adorar o apê, pode pedir um desconto no preço já que vai gastar para consertar depois. (As fotos podem servir de prova durante a negociação. 😉
E confira também a infraestrutura!
Teste tudo que jorra água para entender a vazão e descobrir problemas de encanamento. No chuveiro, dá para checar o aquecimento e a potência. Quando for testar a rede elétrica, observe a quantidade de tomadas e leve alguma coisa para testá-las, tipo um carregador de celular.
Antes de fechar negócio, visite em horários e dias diferentes
O dia a dia de um prédio pode ser super diferente a depender do período (manhã, tarde, noite) e do dia da semana. Então antes de arrematar o apê, faça outra visita em um dia e período diferentes para sentir melhor a situação.
Verifique o nível de segurança do prédio
Não por acaso, a segurança é uma das coisas com que os brasileiros mais se preocupam. Na hora de achar um lugar para morar, é óbvio que isso é super importante, certo? Então entenda como se entra e sai do prédio, qual o tipo de movimento permitido e o sistema de segurança (câmeras, portaria 24h, interfone?)
Como funciona a visita de apê com a Loft?
A Loft tem um portfólio imenso de apartamentos disponíveis em SP, Guarulhos, Rio e BH – todos com documentação verificada pelo nosso time, que garante uma compra e venda segura para as duas partes.
Na Loft é possível agendar as visitas de dois jeitos, online (via videoconferência) e presencialmente. Se você já tiver um corretor te acompanhando, ótimo! Se não tiver, vamos destacar um de nossos corretores parceiros para te ajudar nessa busca.
Ah! E se você se interessar por uma Propriedade Loft (tem uma etiqueta na foto, você vai ver), saiba que é um dos nossos próprios apês à venda e ele já é entregue totalmente reformado em alto padrão. Show, hein?
Vem conhecer os apês da Loft e agende sua visita!