Confira algumas razões comuns para imóveis parados e nossas dicas para conseguir fechar negócio.
Então seu apê já está no mercado há um tempo e nada de vender, né? O que pode estar acontecendo? Listamos algumas possibilidades neste post e também algumas dicas espertas para “desencalhar” o negócio.
3 razões para seu imóvel ainda estar à venda
Enquanto os franceses levam em média 1 mês e meio para vender seus imóveis, os brasileiros precisam de muito mais paciência. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o tempo médio de venda por aqui é de 16 meses, ou seja, quase um ano e meio.
E se a venda inevitavelmente depende de várias coisas que não são da alçada do vendedor (como a situação da economia e a taxa de juros do financiamento imobiliário), também tem coisas que o próprio vendedor pode estar fazendo que criam entraves.
Razão #1: O preço está desalinhado com a realidade do mercado
Muitas vezes o vendedor acaba colocando no preço um valor de carga emocional/afetiva (“É o que eu acho que vale pois é um ótimo apartamento”) ou, ainda, valoriza o imóvel de acordo com o que acha das próprias reformas (“Eu integrei sala e cozinha, então vale X mil reais a mais porque foi o que gastei na obra”).
Como um comprador vai ver muitos apês durante sua busca, se o seu imóvel estiver com um preço fora da realidade do mercado – muito mais alto do que outros parecidos naquela mesma região –, ele vai ser descartado com mais frequência.
E para você ver como os vendedores acabam cedendo tem o Índice Especulômetro EXAME-Loft, que mede de forma recorrente a diferença entre os preços de apês à venda anunciados nas plataformas e seus preços de venda registrados em 11 cartórios de São Paulo. No trimestre que terminou em agosto de 2021, houve diferença de aproximadamente 30% entre o preço anunciado e o preço final de venda em imóveis em 4 bairros da cidade: Vila Mariana, Vila Olímpia, Paraíso e Jardim Paulista.
Em resumo: melhor dar uma olhada por aí em outros imóveis parecidos e ver se você não está pedindo demais e, por isso, afastando as pessoas. Dá para fazer isso pesquisando na internet ou, se você estiver vendendo o apê com a Loft, dentro do nosso próprio Painel de Venda.
Leia também: 16 meses: o que explica o longo período para vender imóvel no Brasil?
Razão #2: O anúncio não está super atraente
Textos confusos, fotos ruins, informações conflitantes ou inexistentes… Tudo isso afasta vários compradores rapidinho. O jeito é realmente se esforçar no anúncio, lendo e relendo para não sair com nenhum erro de português e listando todas as informações básicas. E preferencialmente de um jeito que anime o comprador para fazer uma visita.
Aqui está o que precisa ter no anúncio:
- Quantos cômodos, dormitórios e vagas na garagem
- Onde fica
- Quais são os diferenciais do imóvel e condomínio
- Vantagens e atributos (por exemplo: ar-condicionado, móveis planejados, varanda, janela com vista, etc.)
- Coisas legais e positivas da região
- Caso tenha feito reforma ou melhoria no imóvel, pode citá-las também
E aqui o que pode ter no anúncio também, para dar aquele up:
- Se teve reforma ou melhoria no apê
- Se tem cozinha aberta
- Se tem varanda integrada ou varanda gourmet
- Se tem ar-condicionado ou espaço pronto para ele
- Se tem algum acabamento ou revestimento especial
E capriche o máximo possível nas fotos! No vídeo abaixo, a gente te explica como fazer isso mesmo sem equipamento profissional:
Razão #3: Você não está afim de negociar
Nós, brasileiros, adoramos uma negociação. Então uma pequena margem de manobra, mesmo que seja em um ou outro detalhe, já deixa o comprador mais emocionalmente disposto a fechar o negócio.
Um jeito de fazer isso é estabelecer um valor mínimo para o apê (abaixo dessa cifra, nem pensar) e ir flexibilizando conforme fizer sentido para você, seja no valor em si ou nas condições de pagamento.
Dicas para vender o apê com mais facilidade
Mantenha os documentos organizados
Imagina se você finalmente fisgou um comprador, descobre que uma papelada está desatualizada e aí ele se desinteressa e vai embora. Um pesadelo, né? Então se prepare tanto quanto for possível para deixar essa parte burocrática nos trinques. Sempre bom se atentar aos documentos necessários para vender seu apê.
Crie um tour virtual e aceite visitas online
Depois da pandemia, todo mundo se acostumou a viver mais no digital. Criar uma sessão de fotos que seja um tour virtual da casa no anúncio (algo como umas 20 fotos bem feitas, desde a entrada da casa até a cozinha) já pode ajudar a pessoa a se sentir lá dentro.
Além disso, se você topar fazer as primeiras visitas online, via videoconferência, pode atrair mais gente já que fica mais fácil colocar um compromisso online na agenda do que se deslocar pela cidade.
Mantenha-se aberto para ouvir novas propostas
A gente sabe: vender um imóvel é coisa séria. Mas vale a pena manter um pouco de flexibilidade, principalmente quando a gente está falando de condições de pagamento. Não custa cogitar, né?
Melhore sua estratégia de divulgação
O comprador certo tá aí fora, em algum lugar, e seu anúncio precisa chegar nele! Então dê uma revisada nos portais que você está usando e considere ampliar a divulgação, seja via redes sociais, boca a boca, através de um corretor ou imobiliária.
Aqui na Loft, que é uma startup que intermedia compra e venda de apês em grandes cidades do país, a gente tem uma plataforma com mais de 3 milhões de visitas mensais e um monte de corretores parceiros – e aí as vendas são bem mais rápidas, em média em 7 meses e meio.
Vem cá conhecer melhor o nosso trabalho!
Prepare bem a visita
Antes do potencial comprador aparecer, deixe a casa arrumada e convidativa. A ideia é que a pessoa saia de lá com uma boa experiência do espaço, já que esse componente emocional é super importante na hora da venda. Essa preparação inclui:
- Deixar a casa limpa, arrumada e cheirosa
- Manter a portaria avisada para garantir uma entrada tranquila
- Janelas abertas e luzes acesas
- Objetos super pessoais (como fotos) guardados
- Levar os animais de estimação para passear durante a visita ou deixá-los em um cômodo específico
Por que a Loft pode te ajudar a vender mais rápido
Como a gente já mencionou, o tempo médio de venda de um apê no Brasil é de 16 meses. Na Loft, ele é praticamente metade disso: 7 meses e meio!
E o que torna isso possível? Na verdade, é um conjunto de vantagens e diferenciais:
- Plataforma com mais de 3 milhões de visitas mensais
- Dezenas de milhares de corretores de imóveis parceiros
- Fotos profissionalíssimas (e gratuitas!)
- Uma página dedicada para cada apê com planta, fotos, custos transparentes e informações sobre áreas comuns
- Opção de permuta de apês
- Assessoria gratuita da Loft Cred disponível tanto para obter financiamento imobiliário (bom para o comprador) quanto empréstimo com garantia de imóvel (útil para o vendedor que tem pressa)
- Agilidade na negociação de venda com grande parte (e às vezes 100%) do processo online
Bom demais, né? Vem conhecer mais sobre a Loft!
Leia também: Conheça o Painel de Venda da Loft e crie um anúncio memorável para seu apê