Um bairro com 138 anos de história, comércio movimentado e muita cultura. Este é o Bom Retiro! Uma região tradicional na capital e de fácil acesso – é possível chegar lá a partir de grandes vias da cidade, como a Marginal Tietê e a avenida Tiradentes.
A boa localização também é um facilitador para quem pensa em comprar para investir e alugar um apartamento. Já adiantamos que o bairro é um ótimo local para encontrar um espaço maior para morar, com mais conforto para sua família.
Por quê morar no Bom Retiro?
Atualmente, o Bom Retiro se destaca para além do famoso comércio da Rua José Paulino. O bairro tem muita gastronomia e lazer para oferecer. O centro reinventa as noções de cultura, comunidade e memória e é dirigido pelo parisiense Benjamin Seroussi, com oferta de cursos, grupos de estudo e desenvolvimento de projetos de arte.
A Rua Três Rios, que fica numa das pontas do bairro, foi eleita pela revista britânica Time Out como uma das mais legais do mundo. De acordo com a publicação, a rua tem uma identidade “diversificada” e está “em constante evolução”. Ou seja, morar no Bom Retiro é estar em um dos pedaços mais vibrantes de São Paulo.
Onde fica o Bom Retiro em relação ao restante da cidade?
O bairro fica localizado na região central de São Paulo, o que garante muita mobilidade. Se pegarmos o perímetro da região, vamos ver que o bairro é cercado pelas avenidas do Estado, Cruzeiro do Sul, Presidente Castelo Branco e Rudge, pelo viaduto Orlando Murgel e pela rua Mauá.
A região é atendida por três estações de metrô: Luz, Tiradentes e Armênia. A primeira faz parte das linhas amarela e vermelha. As outras duas compõem a linha azul do metrô de São Paulo.
De forma macro, é possível explicar de outra forma onde fica o Bom Retiro. O bairro faz fronteira com outros importantes bairros de São Paulo: Barra Funda, Campos Elíseos e Luz. É fácil acessar o Bom Retiro pela Marginal Tietê e pelo corredor Norte-Sul.
Um pouquinho de história: Como o bairro surgiu?
A história do bairro Bom Retiro começou no século XIX, mais precisamente em 1883. A região era formada por sítios, como explica o site da Prefeitura de São Paulo. O nome do bairro vem de “Chácara do Bom Retiro”, uma das muitas localizadas na região naquela época.
Essa já foi uma das regiões mais importantes da capital paulista. A construção de duas estações de trem e do Jardim da Luz, até então o único parque público da cidade, elevaram o bairro a outro nível e atraíram indústrias para a região, como a primeira fábrica da montadora Ford no Brasil.
O que fazer no Bom Retiro
Como já falamos, se você gosta de gastronomia e cultura, o bairro é um prato cheio. Excelente para provar comidas típicas de fora do Brasil – Grécia, Coréia do Sul, Itália e Bulgária são alguns dos exemplos – e também para ver exposições, como as da Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais importantes da cidade.
A “Pina”, como é conhecida, é famosa não apenas pelas mostras, como pelo imponente prédio. Seu acervo conta com cerca de 11 mil peças de renomados artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.
Bem próxima à Pinacoteca está a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Quem mora no Bom Retiro pode aproveitar os cursos desta instituição de formação de crianças e jovens em música erudita e popular.
Onde comer no Bom Retiro
Mais antigo restaurante grego de São Paulo, o Acrópolis foi fundado em 1959. Ele funciona na Rua da Graça, de domingo a domingo, inclusive feriados, entre 7h30 e 18h. No cardápio, há a clássica Moussaka e pratos com frutos do mar, como o famoso polvo a vinagrete.
Na Rua Silva Pinto, há diversas opções. A Casa Búlgara é especializada em bureka, um salgado de massa folhada da região dos Bálcãs. Já o Pho 366 serve refeições vietnamitas.
Para quem curte comida coreana, a pedida é o New Shin-La Kwan. O restaurante é especializado em churrasco típico do país asiático e fica na Rua Prates.
Guarde lugar no estômago para provar as delícias da Pizzaria Monte Verde. O restaurante fica na Rua Barra do Tibagi e está no Bom Retiro desde 1956. O local é especializado em pizzas, mas também serve refeições.
Resumo do Bairro
O valor médio do m2 é de R$6.760.
Pinacoteca, EMESP Tom Jobim, Jardim da Luz, etc.
Apartamentos no Bom Retiro
Viu como o Bom Retiro é uma joia escondida em São Paulo? Seja para morar ou para investir, a Loft tem apartamentos à venda no Bom Retiro e te ajuda a encontrar seu cantinho no bairro: