Quando você pensa em morar em um apê, logo vem à mente a ideia de condomínio, certo? O mais comum é encontrar prédios que são organizados a partir de uma taxa mensal de condomínio e da figura do síndico ou do administrador, que vai cuidar do dia a dia do edifício. Mas você já ouviu falar em apartamento sem condomínio?
Pois eles existem e, apesar de menos comuns nas grandes cidades, há exemplos bons e ruins desse modelo de convivência em apartamentos. São prédios pequenos, geralmente de três andares, que fazem autogestão e dispensam o pagamento de uma taxa fixa de condomínio, por exemplo.
Como funcionam os apartamentos sem condomínio
Os prédios de apartamento sem condomínio costumam ser menores e possuir menos unidades residenciais. O perfil de moradores mais comum é o de pessoas que buscam uma vida tranquila, com poucos vizinhos e com o charme de antigamente, já que, em geral, esses prédios foram construídos há algumas décadas e os apartamentos são espaçosos.
De forma geral, os apês localizados nos andares mais baixos ou com vista para os fundos dos prédios costumam custar mais barato. No caso de apartamento com cobertura sem condomínio ou virado para a frente do prédio, o valor de compra e venda é mais elevado.
É importante lembrar que, apesar de ser um apartamento sem taxa condomínio fixa, isso não significa que você não terá gastos com o seu imóvel e com a manutenção do prédio. Os custos e serviços associados à manutenção de áreas comuns incluem:
- Garagem;
- Luzes de emergência, sensores e extintores de incêndio;
- Limpeza de corredores;
- Manutenção de portões;
- Contas de água e luz das áreas comuns.
Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento sem condomínio
Uma das vantagens de escolher morar em um imóvel desse tipo é o baixo custo em relação a condomínios tradicionais. Se o apartamento for no térreo ou no primeiro andar, há ainda a probabilidade de o preço ser menor.
Alugar apartamento sem condomínio também pode ser vantajoso, uma vez que você pode escolher um apê maior, melhor localizado e mais caro, pois não terá um grande gasto com a taxa condominial.
Entre as desvantagens está a dificuldade de manter o bom funcionamento do edifício e a segurança, já que não há portaria ou funcionários. O barulho da rua também pode incomodar, pois os prédios são mais baixos.
Como administrar apartamento sem condomínio?
Por se basear no modelo de autogestão, a administração do prédio se torna tarefa de todos os moradores. É preciso tomar decisões em consenso e estabelecer regras mínimas para uma convivência sadia.
Uma ideia é escolher um representante ou síndico para operar a conta bancária do prédio, realizando pagamentos e contratando serviços de manutenção. Para manter o clima de vila, o representante pode ser trocado a cada semestre, por exemplo, assim todos vão partilhar dessa responsabilidade.
Como encontrar um apê nesse estilo para chamar de seu?
Se gostou da ideia de morar em um apê desse tipo, você pode encontrar um apartamento para comprar sem condomínio na Loft. Assim como o IPTU, a taxa de condomínio costuma ser um custo fixo para manter seu apartamento e deve constar no anúncio do imóvel. No caso de apartamento sem condomínio, o valor varia e o rateio das contas será feito mês a mês entre os moradores do prédio.
Aqui na Loft, cada apê à venda tem uma página com informações atualizadas e super transparentes sobre todos os preços envolvidos, inclusive a taxa de condomínio. Assim você consegue fazer seu orçamento com mais confiança e organização.
Vem conhecer nossos apês à venda em algumas das maiores cidades do Brasil!