Os pisos e revestimentos abaixo foram apresentados, pela primeira vez, durante a Expo Revestir 2022, que é considerada a Fashion Week da arquitetura e traz todos os anos as tendências em revestimentos, louças e metais.
1. Brasilidade e afetividade
Lançamento da Ceusa e ganhador do prêmio Best in Show 2022 da Expo Revestir, o porcelanato Brasilidade leva a assinatura da estilista Isabela Capeto e é inspirado em antigos azulejos hidráulicos e nas recordações de uma viagem que a profissional fez para a região do Cariri, no Ceará. A peça em grande formato (1 x 1 m) une tons quentes com formas geométricas e faz alusão a tecidos estampados.
2. Memórias afetivas
Também com a assinatura de Isabela Capeto, as pastilhas Isabela trazem um mix de lembranças e o resgate de memórias afetivas no pequeno formato de 10 x 10 cm. São estampas de rendas e relíquias passadas de mãe para filha, passarinhos em relevo que remetem aos primeiros azulejos feitos pela Ceusa na década de 1970 e paninhos com flores feitos pela avó da estilista.
3. Como um tecido
Seguindo a tendência de misturar tecidos e revestimentos, a Série Sisal, da Incepa, apresenta um patchwork de delicadas padronagens têxteis e leva o efeito da tapeçaria do chão para as paredes. Inspirada na tendência handmade, a composição reproduz tonalidades das fibras naturais. Disponível no tamanho 30 x 90 cm.
4. Modernismo em preto e branco
A mistura do modernismo de Paulo Mendes da Rocha com a contemporaneidade do trabalho de sua filha, a designer e arquiteta Nadezhda Mendes da Rocha, resultou na coleção Soma da Portobello: a reprodução do concreto no porcelanato aparece em peças lisas e estampadas, no formato 80 x 80 cm. A versão preto e branco homenageia as cores preferidas do arquiteto, mas a linha também está disponível em verde, terracota e cinza.
5. Curvas e grandes formatos
Assinada por Ruy Ohtake para a Portobello, a linha Oh!Take nasceu do trabalho de pesquisa do arquiteto em grandes superfícies de porcelanato: aqui, as cores atemporais e suaves aparecem em sete versões e em tamanhos que variam de 120 x 120 cm a 120 x 270 cm. Apesar de conduzir grande parte do desenvolvimento dos produtos, Ruy não chegou a conhecer o resultado da coleção – coube a seu filho, o arquiteto Rodrigo Ohtake, acompanhar os protótipos finais do projeto.
6. Família Niemeyer
Apesar de oficialmente ser um lançamento de 2021, a linha Alba, do Studio Vetro, foi um dos grandes destaques da Expo Revestir 2022: assinada pelo arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, presidente do Instituto Niemeyer e neto de Oscar Niemeyer, as peças são decoradas com traços e curvas que representam, entre outros projetos, o Palácio da Alvorada, a Catedral de Brasília e a Pampulha. Os desenhos são feitos pelo processo de serigrafia e levados ao forno a uma temperatura de 850º C.
7. Niemeyer + Copan
Outra marca que se inspirou no trabalho de Oscar Niemeyer para os lançamentos de 2022 foi a Decortiles: o porcelanato Copan Mix White, da Coleção Sampa, é inspirado no icônico edifício da capital paulista assinado pelo arquiteto e traz traços lineares e dinâmicos. No formato 28 x 28 cm, está disponível nas versões colorida ou branca monocromática.
8. Aquarela na parede
Assim como o nome Nostalgia indica, este lançamento da Incepa traz grafismos florais e relevos geométricos suaves e românticos, inspirados no slow living e nas tendências estéticas que valorizam a natureza. É indicado para painéis ou paredes inteiras e pode ser usado em cozinhas, lavabos e banheiros. No tamanho 30 x 90 cm.
9. Artesanado revisitado
Técnica de tecelagem manual feita com fios, o macramê é original do século XIII, mas está em alta no design de interiores atual, que cada vez mais valoriza o trabalho artesanal e o retorno às origens. Neste modelo da Itagres, a textura do porcelanato reinterpreta uma trama de linhas e cria superfícies que parecem estar forradas com tecido. Disponível no tamanho 50 x 100 cm, é indicado para paredes (inclusive externas) e pisos internos.
10. Minimalismo com textura
Os modelos Poente Arco e Poente Linha da Eliane Revestimentos formam um par: os azulejos no tradicional formato 15 x 15 cm exploram as possibilidades do geometrismo com superfícies monocromáticas off white e trazem linhas e arcos delicados – a paginação pode ser feita de várias formas, criando efeitos diversos de movimento. O acabamento é acetinado.