Depois de mais de meio século, o edifício Mirante do Vale, no Vale do Anhangabaú, perdeu o título de prédio mais alto de São Paulo. Com 170 metros de altura, era o maior da cidade desde 1966. No início deste mês, foi inaugurado o Platina 220, que passou a ocupar o lugar de maior arranha-céu da capital paulista, medindo 172 metros.
Localizado no bairro do Tatuapé, na zona leste, é a primeira vez que o endereço do maior prédio de São Paulo não é no centro da cidade. Todos os anteriores ficavam na região central. Antes do Mirante do Vale, prédios icônicos carregaram essa marca. O Edifício Altino Arantes ou Farol Santander, mais conhecido como prédio do Banespa, foi o mais alto da cidade entre 1947 e 1966, com 161 metros. Já o Edifício Martinelli, de 105 metros, foi considerado o maior prédio paulistano até o ano de 1947.
Conheça um pouco mais sobre os três prédios mais altos de São Paulo na atualidade:
Prédios mais altos de São Paulo
1. Platina 220
O recém-inaugurado Platina 220 foi concebido para ter uso misto. No novo arranha-céu, há apartamentos residenciais, um hotel, escritórios e salas comerciais. As unidades residenciais variam entre 35 m² e 70 m². Já as salas comerciais têm entre 26 m² e 49 m². Os espaços corporativos chegam a 500 m². O prédio tem 46 andares, além do pavimento térreo e três subsolos.
A construção do maior edifício da cidade faz parte de um projeto da incorporadora Porte, especializada na zona leste. Batizado de Eixo Platina, o objetivo da iniciativa – que prevê, no total, seis grandes empreendimentos -, é apostar na demanda da região por causa da grande densidade populacional.
Além do Platina 220, as outras construções preveem usos residencial, comercial, corporativo e áreas de lazer.
2. Mirante do Vale
Inaugurado em 1966, o Mirante do Vale foi o prédio mais alto de São Paulo durante 56 anos. Localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, o prédio abriga mais de 1.028 salas comerciais, 142 lojas, coworking e portaria 24 horas. Tem 170 metros, 51 andares, 12 elevadores e duas escadas rolantes.
O edifício foi projetado pelo engenheiro Waldomiro Zarzur, em parceria com Aron Kogan. Em homenagem a seu idealizador, hoje o Mirante do Vale tem o nome fantasia de Edifício W Zarzur. Apesar de ter figurado como o mais alto da cidade por mais de meio século, era pouco conhecido por isso: a localização, em uma parte baixa da cidade, limitava a percepção da altura do edifício.
3. Figueira Altos do Tatuapé
O terceiro prédio mais alto de São Paulo fica na região do Tatuapé, na zona leste, assim como o Platina 220. Com 168 metros de altura, tem 50 andares e foi inaugurado recentemente, em 2021. A construção ocupa uma área total de 26.398,06 m².
O edifício Figueira Altos do Tatuapé tem uma característica diferente dos demais arranha-céus que constam na lista dos mais altos da cidade: é o único estritamente residencial. Apesar do tamanho, tem apenas 48 apartamentos, sendo um por andar e uma cobertura duplex. Cada uma das 47 unidades regulares possui 337m², 4 suítes, 5 vagas de garagem e depósito. Já a cobertura conta com 594m² de área, 5 suítes, 8 vagas de garagem e depósito. Com unidades ainda à venda, os valores variam de R$ 5,5 mi a R$ 19,5 mi.
Prédio mais alto do Brasil
Apesar de a cidade de São Paulo ser a maior e mais populosa do país, o maior prédio brasileiro não está localizado na capital paulista. Balneário Camboriú, em Santa Catarina, se tornou a cidade dos arranha-céus brasileiros.
Um dos mais conhecidos é o Yachthouse by Pininfarina. São duas torres de 281 metros de altura e 81 andares. Já o One Tower é atualmente o prédio mais alto do Brasil – mede 290 metros e tem 84 andares. Ambos estão na fase final de construção.
Saiba mais sobre os três prédios mais altos do Brasil:
1. One Tower
Localizado na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, o prédio ainda não foi inaugurado, mas já é considerado o mais alto do país uma vez que a obra já atingiu a altura máxima. Serão 70 andares distribuídos em 290 metros, para uso exclusivamente residencial.
A inauguração está programada para acontecer ainda em 2022. De acordo com a empreiteira responsável pelo projeto, o edifício One Tower já está, em outubro, com 91% dos trabalhos de construção concluídos.
De frente para o mar, o prédio terá apartamentos de 4 suítes. Cada unidade terá entre 3 e 4 vagas de garagem. Quatro pavimentos serão utilizados para a área de lazer.
2. Yachthouse by Pininfarina
O Yachthouse by Pininfarina tem duas torres de 281 metros, construídas em um terreno de 7.536m². O conjunto também está próximo de ter a sua construção finalizada. De acordo com os responsáveis pela obra, 89% dos trabalhos estão completos em outubro e a inauguração está prevista para 2022 ainda.
O empreendimento é inspirado no universo náutico. Construído junto à Marina Tedesco, na Barra Sul, terá no total 264 apartamentos, distribuídos em 81 andares em cada torre, com duas unidades por andar. Seu uso também é exclusivamente residencial. Cada apartamento tem uma área privativa de 264m². A obra foi iniciada em 2012 e abrigará também restaurante, dois bares, 5 piscinas abertas, quadra poliesportiva, além de cinema VIP e salões de festa, entre outras opções de lazer.
3. Infinity Coast Tower
Embora seja considerado o terceiro prédio mais alto do Brasil, o Infinity Coast Tower é atualmente o maior arranha-céu do país em uso. O edifício de 235 metros foi inaugurado em 2019 e tem 66 andares e área de lazer completa, com espaços Beauty, fitness e gourmet, spa, piscina aquecida e mais.
Localizado na Av. Atlântica, seu uso também é exclusivamente residencial. São dois apartamentos por andar, totalizando 115 unidades no prédio. Cada unidade possui 3 suítes
Prédios mais altos da América Latina
Triumph Tower
Mas as construtoras da cidade de Balneário Camboriú não estão satisfeitas. Na briga pelo título de maior arranha-céu brasileiro, há projetos ainda mais ousados. O maior de todos já recebeu um parecer favorável da prefeitura da cidade. Trata-se do edifício Triumph Tower. A expectativa da construtora é de que tenha 509 metros de altura.
Monterrey
Caso se torne uma realidade, o Triumph Tower será o maior prédio da América Latina. Atualmente o edifício que ocupa essa posição fica na cidade de Monterrey, no México. É um prédio de 305 metros de altura, de uso comercial, que faz parte do complexo chamado Las Torres Obispado. Além dele, há uma torre residencial de 145m de altura.
Quantos andares tem o prédio mais alto do mundo?
Burj Khalifa
Já para os padrões dos edifícios mais altos do mundo, mais de meio quilômetro de altura ainda não seria suficiente para colocar o edifício entre os primeiros da lista. O maior arranha-céu do mundo hoje fica em Dubai. É o Burj Khalifa. Tem 163 andares e 828 metros de altura. É tão grande que tem praticamente 200 metros a mais que o segundo colocado.
Shanghai Tower
A Shanghai Tower, na cidade Xangai, na China, tem 128 andares e mede 632 metros.
Colaboração de João Vito Cinquepalmi
Deixe seu comentário