Organizar o orçamento deve ser uma prioridade para todos. Afinal, conhecer o fluxo do seu dinheiro é um dos pilares para garantir a estabilidade financeira e proporcionar maior economia. Nesse sentido, a planilha de planejamento financeiro é a melhor ferramenta para monitorar a entrada e saída de valores.
Por meio dessa funcionalidade, é possível criar categorias de despesas, gerar gráficos e saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Sendo assim, essa ferramenta proporciona transparência e maior controle sobre os gastos. Como consequência, sobra mais para a compra de bens duráveis, como um imóvel.
Quer tal começar a organizar as finanças? Quer saber como controlar o seu capital da maneira mais inteligente e evitar perdas? Neste post, vamos ensinar como elaborar uma planilha de planejamento financeiro. Continue a leitura e confira!
Inclua o seu salário na planilha de planejamento financeiro
O primeiro passo é registrar a sua remuneração mensal e os eventuais ganhos extras, como eventuais trabalhos realizados como autônomo.
É importante deduzir os impostos e outros descontos, além de incluir apenas o valor bruto. Dessa forma, é possível evitar problemas de cálculo no orçamento e eliminar a sensação de que se tem mais dinheiro do que realmente dispõe, o que pode levar a maiores gastos.
Adicione os gastos fixos e variáveis
Faça o registro na sua planilha de planejamento financeiro de todos os valores que saem da sua conta bancária. A partir daí, fica mais fácil identificar valores supérfluos que podem ser cortados para trazer economias, como é o caso de assinaturas de TV.
De um modo geral, as planilhas de planejamento financeiro costumam disponibilizar um espaço específico para que se possam incluir os gastos, divididos em 2 categorias:
- Gastos fixos: valores determinados e certos, que devem ser pagos todos os meses — como aluguel, financiamento de imóvel, internet, impostos, seguros etc.;
- Gastos variáveis: valores que podem ser aumentados ou reduzidos — como energia, luz, telefone etc.
Além disso, eles também podem envolver manutenções e custos não esperados, assim como valores adicionais que se referem a despesas específicas com lazer e vestuário, por exemplo.
Determine a quantia poupada
A planilha de planejamento financeiro também é importante para que você consiga estipular um valor a ser poupado todos os meses. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã e quando poderá surgir uma emergência.
Assim, determine uma quantia que será destinada para a sua poupança ou para os investimentos financeiros, e não mexa nesse valor. O recomendado é guardar cerca de 30% do seu salário; caso isso não seja possível, por impactar diretamente nas suas despesas, poupe o valor que você conseguir.
Faça investimentos
Na sua planilha de planejamento financeiro, você também pode incluir uma sessão destinada para os investimentos. Ela é uma ótima funcionalidade para investidores de Buy and Hold ou day trade, por exemplo.
Isso porque as planilhas costumam apresentar gráficos e tabelas práticas e intuitivas que auxiliam os investidores na declaração do imposto de renda. A planilha deve permitir a inclusão de dados específicos, como saldo investido, saldo com ROI, lucro, percentual de lucro, IRRF, ações em alta, ações em queda etc.
Detalhe os seus bens
Inclua bens valiosos, como automóveis e móveis na sua planilha de planejamento financeiro. Caso tenha algum imóvel registrado em seu nome, insira-o também na planilha. É uma maneira de detalhar todo o seu patrimônio e planejar melhor a realização de determinados investimentos.
A planilha de planejamento financeiro proporciona transparência e ajuda a conhecer melhor a sua renda. Com ela, você tem uma noção clara e exata sobre a sua renda, além de ser uma ferramenta que traz facilidade e praticidade, sem precisar quebrar a cabeça para organizar o orçamento.
Feita a planilha de planejamento financeiro, conte com a gente para te ajudar a tirar os sonhos do papel! Nós reduzimos a burocracia no processo de financiamento imobiliário, oferecendo assessoria online e gratuita, assim fica muito mais fácil dar o primeiro passo rumo aos grandes planos da sua vida.
Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:
Deixe seu comentário