O interesse de todo proprietário e das imobiliárias é saber como vender um imóvel mais rápido para conseguir lucros em menos tempo. Essa é uma forma de fazer com que a carteira de clientes e de propriedades gire, dando espaços para novas negociações.
No entanto, para aprender a acelerar o processo de negociações, é necessário desenvolver técnicas de vendas, de marketing e de persuasão para se adaptar aos novos modelos de consumo dos leads imobiliários.
Esse processo de adaptação é essencial para gerar a melhor experiência a quem procura um novo lar e para desenvolver habilidades no time de vendas das imobiliárias. Por isso, separamos 12 dicas para se destacar no mercado e aumentar a taxa de conversão dos clientes.
Confira agora como vender um imóvel mais rápido e estar à frente no mercado imobiliário.
- Fatores que influenciam a decisão de compra de um imóvel
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12 dicas de como vender um imóvel mais rápido
- 1 – Capriche na descrição do anúncio
- 2 – Anuncie em várias plataformas
- 3 – Tenha boas fotos para divulgar
- 4 – Mantenha a limpeza em dia
- 5 – Faça reformas e reparos sempre que necessário
- 6 – Tenha a documentação em dia
- 7 – Mantenha informações sempre atualizadas
- 8 – Tenha atendimento personalizado
- 9 – Estude estratégias de vendas
- 10 – Facilite o processo burocrático
- 11– Decore o ambiente
- 12 – Aposte em uma gestão imobiliária
Fatores que influenciam a decisão de compra de um imóvel
Os clientes buscam imóveis por motivos diversos: mudança de cidade, necessidade de um espaço maior para a facilidade e a praticidade de deslocamento ou interesse em investir no setor.
Por isso, alguns pontos devem ser levados em conta quando analisamos os fatores que levam à decisão de compra. Os principais são:
- valor do imóvel;
- metragem;
- qualidade construtiva;
- localização e desenvolvimento da região;
- facilidade de acesso a pontos estratégicos da cidade;
- segurança;
- vagas na garagem;
- opções de lazer;
- condições de pagamento.
Ou seja, as motivações são diversas. Isso porque, na hora da avaliação do imóvel, é necessário ter um preço de venda compatível com a localidade pesquisada e avaliar as condições atuais do mercado imobiliário para garantir informações corretas e que ajudem a vender o imóvel mais rápido.
Por isso, o time de vendas da imobiliária precisa estar atento a esses e outros pontos para oferecer imóveis com descrições completas, informações relevantes e, claro, ter o conhecimento necessário para sanar todas as dúvidas durante o processo.
12 dicas de como vender um imóvel mais rápido
Saber como vender um imóvel mais rápido depende muito de como você apresenta a propriedade e o valor que agrega ao que está oferecendo.
Nesses casos, usar a tecnologia no mercado imobiliário é um grande diferencial para chegar a mais pessoas e se conectar com quem realmente tem interesse por casas ou apartamentos que você quer vender.
Confira 12 dicas da Loft para acelerar o processo de compra e venda e garantir bons negócios para a imobiliária.
1 – Capriche na descrição do anúncio
O primeiro lugar em que as pessoas pesquisam antes de comprar um imóvel é na internet. Por isso, saber explorar o potencial dos buscadores é fundamental para vender um imóvel mais rápido.
Sendo assim, na hora de criar um anúncio, elabore uma excelente descrição de imóveis. Isso gera o aumento da conversão de leads e otimiza o tempo de trabalho da equipe de vendas, já que oferece as informações principais e evita contato para respostas a perguntas básicas.
Assim, atrair os clientes começa pelas informações detalhadas do imóvel para alinhar a comunicação com o público-alvo e fazer com que a oferta se destaque comparada à concorrência. Capriche no título, pense em um bom texto descritivo e seja objetivo.
2 – Anuncie em várias plataformas
Ter diversas plataformas para anunciar seus imóveis amplia o potencial de vendas, já que os compradores atuais pesquisam seu lar ideal pela internet. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Think Real Estate, 56% do processo de compra é decidido on-line.
Portanto, explore redes sociais, sites próprios e portais de anúncios. Essa ação faz com que seu anúncio de venda chegue a mais pessoas. Além disso, esses são meios estratégicos para desburocratizar processos, com negociações pela internet.
Os portais imobiliários, por exemplo, trazem visibilidade para seu negócio, agilizando a busca, garantindo mais acessibilidade e dando opções para o futuro comprador.
Por isso, uma das melhores dicas de como vender um imóvel mais rápido é divulgar amplamente seus produtos nesses canais para aumentar as chances de vendas.
3 – Tenha boas fotos para divulgar
Além de uma ótima descrição, é preciso ter boas fotos para mostrar os atributos físicos do imóvel no anúncio. Assim, atente-se à qualidade visual, organize os espaços e faça excelentes fotografias imobiliárias do local.
Hoje, há também a possibilidade de divulgar vídeos. Assim, conte com imagens de drones, mostrando a região e os entornos do imóvel, e faça edições chamativas para anunciar em redes sociais e sites.
Mostre um imóvel convidativo, com vista clara dos cômodos e luz natural que favoreça cada canto para encantar o cliente.
4 – Mantenha a limpeza em dia
Espaços organizados e limpos auxiliam tanto a exibição dos anúncios como deixam o local sempre pronto para visitação. Portanto, mantenha a limpeza em dia e confie no ditado que diz “a primeira impressão é a que fica” para aumentar o interesse do cliente.
Essa é uma dica essencial de como vender um imóvel mais rápido, atraindo clientes e passando uma sensação positiva e de aconchego durante a negociação.
5 – Faça reformas e reparos sempre que necessário
Até pequenas reformas e melhorias são importantes para eliminar qualquer incômodo possível ao visitante. Sendo assim, antes de pôr um imóvel usado à venda, faça uma análise detalhada da estrutura do local para apresentá-lo da melhor forma nas fotos e nas visitações.
Assim, a imobiliária mostra cuidado com os produtos que vende, passando segurança ao cliente e aumentando as chances de venda.
6 – Tenha a documentação em dia
Outro fator importante é manter a documentação em dia para ajudar na hora da negociação. Existem clientes que já chegam decididos e têm um ciclo de vendas menor, então, se o processo não for facilitado, é possível que a imobiliária perca a venda.
Além disso, imobiliárias que não cuidam das documentações e questões burocráticas passam a imagem de uma empresa desorganizada, o que atrapalha significativamente o fechamento das vendas.
Por isso, melhore todo o processo separando e organizando os documentos necessários. Deixe tudo pronto para chegar preparado na hora da venda e realizar a transação completa.
7 – Mantenha informações sempre atualizadas
Para tornar a comunicação entre os leads e a equipe de vendas, certifique-se de que todas as informações estejam corretas e atualizadas, desde telefones para contato até valores e endereços.
Uma forma de otimizar esse processo é por meio da integração com o CRM imobiliário. Com ele, você mantém informações atualizadas em tempo real e de forma automatizada para que não haja margem de erro.
Além disso, quando um imóvel for vendido, ele já sai do catálogo de opções disponíveis, evitando que interessados entrem em contato para comprar unidades que não estão mais à venda.
8 – Tenha atendimento personalizado
Quem quer saber como vender um imóvel mais rápido deve entender que a experiência do comprador com um bom atendimento é crucial para o sucesso da venda. Portanto, uma abordagem ágil e personalizada deve ser o foco da imobiliária.
Foque em uma comunicação de qualidade com seu potencial cliente, dê retorno rápido e alcance os melhores resultados. Além disso, esteja sempre disponível, entregue seu cartão de visita durante um atendimento e ouça as necessidades do comprador.
Para facilitar os processos on-line, é possível contar com um chatbot. Ele simula um atendimento humano por meio de inteligência artificial e responde às questões básicas do cliente, otimizando o tempo do time de vendas.
9 – Estude estratégias de vendas
O mercado imobiliário é muito competitivo, então é necessário ter corretores atualizados e um time de vendas alinhado com as melhores estratégias de vendas.
Por isso, invista em treinamentos, tenha uma equipe multidisciplinar e mantenha todos atualizados com as novidades do mercado. Isso causa uma impressão satisfatória e aumenta o poder de vendas despertando o interesse do comprador.
Além disso, foque em um rapport para aumentar a conversão e estreitar o relacionamento com o cliente.
10 – Facilite o processo burocrático
Além de ter toda a documentação pronta para fechar a venda, esteja aberto a negociações e conte com uma assessoria jurídica para vender mais rápido. Para isso, prepare os corretores para auxiliar os clientes nos próximos passos após a decisão de compra.
Esse é um período importante para a relação com o cliente. Logo, se a imobiliária se apresenta como facilitadora, é possível evitar problemas no processo e aumentar as chances de fidelização e do marketing de indicação.
11– Decore o ambiente
O ambiente organizado e arrumado de acordo com situações possíveis de uso no dia a dia facilitam que o cliente se veja na propriedade.
Assim, deixe o ambiente decorado para as visitas, simulando uma experiência de moradia para o cliente. Esse é um detalhe que torna o local aconchegante e bonito mesmo com elementos simples.
Esse fator demonstra cuidado por parte da imobiliária e conquista o cliente de forma emocional, uma vez que fica mais fácil de ele se enxergar morando ali.
No entanto, quando falamos de tour virtual, a aposta da decoração pode ser ainda mais personalizada. Com ajuda da realidade aumentada, é possível criar ambientes de acordo com as necessidades e os desejos do cliente. Ou seja, a possibilidade de engajamento com o imóvel é ainda maior para quem pode investir nessa tecnologia.
12 – Aposte em uma gestão imobiliária
Tenha um sistema de gestão imobiliária para decolar as vendas usando uma ferramenta feita para gestores e corretores.
A tecnologia oferece diversas funcionalidades, sendo aliada de imobiliárias que precisam de informações centralizadas, organização das atividades e fácil acesso ao perfil do cliente. Com ela, é possível agilizar a rotina dos colaboradores e usufruir de integrações úteis para otimizar conversões.
Assim, o CRM imobiliário é a melhor opção para acompanhar a jornada do cliente, a fim de saber quais as melhores oportunidades para o time de vendas e entender a melhor forma de abordá-lo com foco em fechar negócio.
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