Se você busca saber como abrir uma imobiliária, é interessante conhecer alguns processos, desde os mais burocráticos até aqueles ligados ao planejamento do seu negócio.
Entender essas etapas pode contribuir para que a sua empresa tenha uma área de atuação bem definida e alcance os melhores resultados.
Por isso, explicaremos como abrir uma imobiliária, as tendências desse setor, como elaborar um plano de negócios e os benefícios de utilizar um CRM imobiliário.
Com a redução na inflação, a diminuição na taxa de juros e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), já é possível constatar o reaquecimento do mercado imobiliário brasileiro. Para tornar-se uma imobiliária de sucesso, é importante acompanhar o crescimento do setor e aproveitar as oportunidades de negócio que se apresentam. Para isso, o ideal é contar com o auxílio de novas tecnologias que possam garantir uma gestão eficaz.
A eficiência no uso de um sistema de gestão específico para imobiliárias tem sido constantemente comprovada por meio dos cases divulgados no blog. A partir do uso efetivo de soluções tecnológicas, imobiliárias dos mais variados portes puderam otimizar seus processos. Com isso, é possível melhorar o desempenho da equipe, fechar mais negócios e fidelizar seus clientes de forma muito mais simples, dinâmica e automatizada.
Ao incorporar um sistema de gestão próprio para imobiliárias na rotina da empresa, passa a ser possível centralizar as informações gerenciais em um só lugar e acessá-las rapidamente em poucos cliques. O que proporciona maior agilidade no atendimento das imobiliárias, facilita a gestão do portfólio, a avaliação da performance dos corretores e o cálculo do investimento com anúncios e mídias.
Independente do porte da imobiliária, a chave para alcançar o sucesso é planejar estratégias para otimizar os processos, utilizar ferramentas e práticas que aumentem a produtividade da equipe e mensurar os resultados para gerar novos insights. Para orientar os gestores em como montar uma imobiliária de sucesso, o post de hoje reúne um passo a passo para que o seu negócio se torne mais estratégico e consiga aproveitar as oportunidades do mercado.
- O que levar em consideração antes de abrir uma imobiliária?
- Quais são os tipos de imobiliária?
- Como abrir uma imobiliária: o que é necessário para solicitar a abertura?
- Como a tecnologia pode ser aliada de uma imobiliária de sucesso
- Como montar uma imobiliária de sucesso em 5 passos
- Conheça a Loft Mais Negócio
O que levar em consideração antes de abrir uma imobiliária?
Antes de saber como abrir uma imobiliária e iniciar o processo, é necessário fazer um planejamento de cada fase de implantação do seu negócio. Assim, você precisará definir de que maneira a empresa vai atuar, além dos principais serviços que propõe ofertar.
É importante delimitar se a atuação terá o foco em empreendimentos habitacionais para o público de baixa renda ou de renda média, por exemplo. É possível ainda se concentrar em construir um portfólio de imóveis de alto padrão.
É comum também que as empresas iniciantes no setor imobiliário determinem que a sua atividade acontecerá de acordo com critérios regionais, para atender a certos bairros ou a uma cidade. Além do mais, é provável que algumas imobiliárias especifiquem a atuação em serviços de venda ou locação.
Quais são os tipos de imobiliária?
Agora que você sabe os primeiros passos de como abrir uma imobiliária e as tendências do mercado, conheça também os principais tipos de imobiliárias.
Imobiliária física
Para abrir uma unidade física, é possível escolher a opção de um escritório para quem ainda está começando a empreender. Desse modo, os custos envolvem a locação de uma sala comercial, computadores, internet e móveis. Também pode incluir o uso de um CRM imobiliário e contratar os serviços de uma agência de marketing.
Já para quem pode investir um valor mais alto, é interessante apostar em uma imobiliária com uma fachada. Desse modo, além dos gastos que você empenharia em uma sala, precisaria quitar despesas com a personalização da fachada, placas e banners.
Imobiliária digital
Por outro lado, abrir uma imobiliária digital tem um custo menor, visto que é possível investir em campanhas de marketing digital no Google Adwords, Instagram Ads e Facebook Ads. Contar com um CRM imobiliário integrado ao site da sua imobiliária também pode impulsionar a produtividade da sua equipe.
Franquia imobiliária
Outra maneira de empreender nessa área é adotar o modelo de negócio de franquia. Com isso, você pode usar um sistema de licença de uma empresa que já existe. O franqueado então terá direito a usar a infraestrutura da marca. O valor das franquias varia de R$ 35 mil a R$ 200 mil.
Pessoa física
Quem prefere não abrir uma empresa ainda pode atuar como pessoa física. No entanto, há algumas limitações para essa modalidade de atuação, por exemplo: você não poderá usar um nome fantasia; assim, o seu escritório precisará usar a descrição “corretor de imóveis” na publicidade.
Como abrir uma imobiliária: o que é necessário para solicitar a abertura?
Quem deseja saber como abrir uma imobiliária precisa cumprir algumas exigências. Entenda:
Se você escolher abrir uma empresa na modalidade Sociedade Empresária Limitada, poderá incluir novos sócios por meio de um contrato social. Desse modo, caso decida por alterar a composição societária, também precisará alterar o contrato social.
Registrar o nome da empresa
Também será necessário cadastrar o nome da sua imobiliária. Ao fazer o registro do CNPJ, você pode escolher um nome fantasia para a empresa, conforme o que está inscrito no Creci. Esse cadastro pode ser feito por corretores autônomos ou por empresas formadas em sociedade, desde que um dos sócios seja o corretor.
Alvará de funcionamento
Mais um ponto importante é o alvará de funcionamento da sua empresa, caso decida pela imobiliária física. Geralmente, esse documento é emitido pelas prefeituras. Para solicitá-lo, é preciso reunir documentos, como o Cartão CNPJ e a cópia do recibo de quitação do IPTU do imóvel.
Inscrição na Receita Federal
É possível fazer a inscrição online em vários estados do país. Por meio de um cadastro único, juntamente com o CNPJ, você consegue realizar a inscrição estadual na Receita Federal.
Licença de funcionamento
As licenças de funcionamento podem variar conforme a cidade ou o estado do Brasil em que a sua imobiliária ficará localizada. A vistoria de cumprimento das normas de segurança é uma delas e deve ser executada pelo Corpo de Bombeiros da sua região.
Creci Jurídico
Como já citamos, para abrir uma empresa, é necessário que ao menos um dos sócios tenha registro no Creci. Essa pessoa também será a responsável técnica pelas atividades da imobiliária. Então, você precisará se informar junto com o Creci da sua região sobre as taxas cobradas para obter o seu credenciamento. Também é importante reunir alguns documentos, veja:
- Comprovante de pagamento da anuidade
- Comprovante de pagamento de emolumentos e taxas
- Comprovante de CNPJ
- Requerimento com os dados e as assinaturas solicitadas
- Contrato social e eventuais alterações contratuais
- Alvará de localização
Como a tecnologia pode ser aliada de uma imobiliária de sucesso
Investir em um CRM imobiliário é essencial para que as imobiliárias consigam acompanhar as constantes mudanças do mercado, impulsionadas pela transformação digital. Diante dos novos hábitos de compra dos consumidores, é preciso estar disponível para prestar um atendimento de qualidade em qualquer etapa da jornada do consumidor – acompanhando de perto prospects e clientes desde o momento do atendimento inicial até o fechamento do negócio. Ao direcionar as estratégias da imobiliária com foco total nos clientes, mais facilmente conseguirá converter este contato em venda quando ele estiver disposto a fechar negócio.
Como a negociação de imóveis é considerada uma venda mais complexa cercada de expectativas e dores, o desafio é ainda maior para converter prospects em clientes. Afinal, não basta apenas intermediar as negociações relativas à compra, venda e aluguel de imóveis. Para se destacar no mercado é necessário se aproximar do seu público, oferecendo soluções adequadas para seus desejos e necessidades.
Nesse contexto, um bom sistema de gestão específico para imobiliárias pode ser aliado de uma imobiliária de sucesso. Assim, gestores podem integrar informações de diferentes áreas em um único sistema, tornando os processos internos mais ágeis e facilitando a tomada de decisões.
Para montar uma imobiliária de sucesso, além da tecnologia é preciso investir em outras ações que podem garantir o diferencial da empresa no mercado. Confira abaixo os passos para quem quer abrir o próprio negócio e ser bem sucedido.
Como montar uma imobiliária de sucesso em 5 passos
A seguir, vamos te apresentar 5 passos práticos para você começar a montar a sua imobiliária ainda hoje:
Monte um plano de negócio
O primeiro passo para quem deseja aprender como montar uma imobiliária de sucesso é fazer um plano de negócio eficaz. Nesse documento constam os objetivos e metas iniciais da empresa, analisando criteriosamente o segmento, a viabilidade e a forma pela qual o empreendimento vai atuar para que os resultados sejam alcançados.
É indispensável fazer uma análise minuciosa do mercado, verificando os pontos fracos e fortes da imobiliária, além de mapear soluções para dificuldades que possam surgir. Outro ponto importante é definir o público-alvo para direcionar as estratégias para atingir esse cliente ideal. As fontes de consulta podem ser livros, portais de notícias do mercado imobiliário, economistas e especialistas da área.
Para conseguir montar uma imobiliária de sucesso é essencial oferecer um diferencial competitivo, atendendo às especificidades de cada perfil de cliente. O ideal é buscar uma equipe multidisciplinar que esteja familiarizada com técnicas atuais de vendas, bem como experiência na área de gestão e relacionamento com o cliente.
Escolha a melhor localização
O próximo passo é escolher o local ideal para montar uma imobiliária de sucesso. Pense no tipo de imóvel que você pretende negociar, os bairros do seu portfólio que terão mais casas e apartamentos. Assim como, no perfil do público que você deseja engajar. Se o foco é apartamento para estudantes, prefira locais próximos das universidades. Já se o objetivo é alugar ou vender para empresários, o centro é uma ótima pedida. Enfim, foque em regiões com fácil acesso para pessoas e veículos, com locais para estacionamento, pontos de ônibus, estações de metrô ou vias expressas. Oferecer uma área exclusiva de estacionamento também é positivo.
Escolher a melhor localização é importante, mas não esqueça de criar uma presença forte da imobiliária na internet também. Afinal, antes de ir presencialmente à loja física, o consumidor atual realiza inúmeras pesquisas prévias nos principais mecanismos de buscas e redes sociais para saber mais informações sobre os serviços ofertados, avaliações de outros consumidores e meios de acesso.
Contrate a equipe certa
Outro passo extremamente importante é montar uma equipe alinhada e engajada em montar uma imobiliária de sucesso. Muita gente pensa que uma imobiliária só é feita de corretores, mas isso é um grande engano. Apesar deles serem a linha de frente do negócio e demandarem grande qualidade em sua atuação (além do registro no CRECI), existem outros colaboradores que também são muito importantes. Muitas vezes é a secretária que fará o primeiro contato com os clientes. Investir em alguém qualificado e experiente para esse cargo é fundamental. Até mesmo a gestão imobiliária pode se aprimorar, investindo em cursos e treinamentos específicos para profissionalização do negócio.
Aumente o seu networking
Uma vez escolhido o local e contratada a equipe, é hora de investir em networking. Você jamais vai saber como montar uma imobiliária de sucesso se não tiver os contatos certos. Para isso, converse com pessoas estratégicas do ramo e também troque experiências com os corretores que fazem parte do seu time.
Ligue para imobiliárias de áreas onde você não tem tanto interesse em atuar e ofereça parcerias por meio de indicações trocadas. As redes sociais também podem ajudar bastante para posicionar a imobiliária como referência no seu mercado de atuação, especialmente com um perfil profissional dos gestores e colaboradores no LinkedIn. Mas apenas criar um perfil não basta, é importante criar conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo e parceiros de negócios.
Invista em marketing digital
Uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para ter uma imobiliária de sucesso. Você pode ganhar credibilidade e autoridade em seu ramo, especialmente se investir nos locais adequados. Um bom site imobiliário é indispensável. Invista em um design que converse com a identidade visual da empresa e destaque seus canais de contato em todas as páginas. Além disso, adote o marketing de conteúdo por meio de publicação de artigos relevantes e que atraiam a atenção do seu público-alvo é o pontapé inicial para atrair os millenials.
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