Uma visita rápida ao Internet Live Stats é capaz de mostrar o impacto que a internet causou em nossas vidas. Os quase 4 trilhões de usuários conectados já fizeram mais de 2 trilhões de pesquisas no Google, postaram 30 bilhões de fotos no Instagram e alimentam quase 2 trilhões de contas no Facebook. Isso nos leva a crer que os consumidores de todos os segmentos se tornaram mais experientes, pois antes de efetuar uma compra, fazem pesquisa, lêem review e se informam sobre o produto e a empresa. Dessa forma, o marketing imobiliário se transformou em uma via de mão dupla, na qual a relação com os clientes é mais verdadeira e produtiva.
Isso significa que o trabalho do corretor de imóveis não ocorre apenas quando o consumidor decide comprar ou alugar um imóvel. Antes de entrar em contato com a imobiliária, o possível cliente já percorreu parte do processo sozinho: pesquisou sobre a vizinhança, facilidades no pagamento, preços, entre outros. Diante desse cenário, não apenas os corretores, mas também os responsáveis pelo marketing imobiliário, devem ser cada vez mais capacitados para receber esse público e ter o cuidado de manter o portfólio de imóveis sempre atualizado.
Ficou interessado e quer reduzir o ciclo de vendas com ajuda do marketing imobiliário? Continue a leitura do artigo!
Afinal, do que se trata o marketing imobiliário?
É comum confundir a definição de marketing com técnicas de publicidade. O marketing e, assim como ele, o marketing imobiliário, não diz respeito somente às estratégias de divulgação de produto, mas sim a todo processo que relaciona cliente, preço, produto e promoção.
Os profissionais que trabalham com marketing imobiliário criam táticas que visam reduzir o ciclo de vendas e aumentar os resultados das empresas. Além disso, buscam melhorar o atendimento ao cliente, agregando conhecimento e resolvendo os problemas do cliente em relação à compra ou aluguel de casas, apartamentos, salas comerciais, etc.
O marketing imobiliário na era digital
Como falamos, a era digital mudou o comportamento do consumidor e, consequentemente, as técnicas de marketing utilizadas. Além de gastar mais tempo pesquisando antes de fazer o primeiro contato com os profissionais da imobiliária, os futuros clientes não gostam mais de ser interrompidos com propagandas ou mensagens inbox de corretores.
Um dos grandes desafios da gestão imobiliária é atrair o cliente para o seu site ou redes sociais, criar um relacionamento de confiança, oferecendo todas as informações necessárias para que ele decida fechar um negócio com a sua empresa.
Em quais estratégias a gestão imobiliária e corretores devem focar para que consigam otimizar os resultados? A resposta para essa pergunta é alinhar o planejamento do marketing imobiliário ao de marketing digital. É por meio de um fluxo de trabalho que envolve planejamento, criação de um objetivo de marketing, produção de conteúdo de qualidade, medição, análise, entre outros; que as empresas conseguem aumentar a carteira de cliente.
O Marketing digital engloba estratégias como redes sociais, marketing de conteúdo, email marketing, entre outros. Porém, é importante ressaltar que, se a gestão optar por produzir conteúdos para blogs, os textos precisam ser úteis, relevantes e devem ser divulgados nos locais onde o público que você quer atingir está. Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele é capaz de monitorar as interações com a carteira de clientes, podendo gerar insights e direcionar investimentos com precisão.
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