Aprenda a fazer um bom anúncio de aluguel e evite dor de cabeça

Compartilhar a notícia

15 de fevereiro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 6 min de leitura
anuncio-de-apartamento-aluguel-venda

Um bom apê para alugar é aquele que está alugado! Veja nossas dicas para atrair bons locatários e entrar nesse time.

Ficar com um apê parado, sem ninguém morando, não costuma ser coisa boa, né? Se você anda tendo dificuldades em achar locatários, confira nossas dicas para dar aquele up no anúncio e evitar mal entendidos.

Dicas para fazer um bom anúncio para alugar seu apê

Elenque os diferenciais e pontos fortes do apê

Se a matéria-prima da sua descrição é composta pelas informações básicas (tipo de planta, localização), os diferenciais são o recheio. Para facilitar suas anotações, você pode dividi-las nas seguintes categorias:

  1. Localização: Bairro nobre, padaria na quadra, sol pela manhã, silencioso, próximo a faculdade X, etc.
  2. Estrutura: Armários planejados na cozinha, recém-reformado, ar-condicionado, bicicletário, piscina, etc.
  3. Acessibilidade: A 5 minutos a pé do metrô/ponto de ônibus X, perto da avenida ou marginal Y, etc.
  4. Segurança: Portaria 24h, câmeras de segurança, a X metros da delegacia de polícia, etc.
Anúncios

Decida o tom do texto: descritivo ou convidativo?

Uma descrição descritiva é simples, objetiva e direta: 

Apartamento de 43 metros quadrados | 1 quarto | 1 banheiro | Perto do metrô Consolação | Sem vaga para carro | Portaria 24h | Academia. 

Já uma descrição convidativa é mais pessoal, empática e informal, sem ser informal demais. Tipo assim:

Apartamento de 43 metros quadrados com 1 quarto (com vista linda da cidade) e 1 banheiro. Não tem vaga na garagem, mas é pertinho do metrô Consolação, que te leva rapidamente para outras partes da cidade, e do corredor de ônibus. O prédio tem portaria 24h para maior segurança e uma academia bem equipada. A região é super gostosa e repleta de bares e restaurantes.

Percebe a diferença entre um e outro? Escolha o estilo que mais combina com você e siga em frente.

Capriche nas fotos (e no vídeo) para a propaganda do apartamento

É o seguinte: sem foto boa, suas chances caem vertiginosamente. A solução é investir um pouco mais de tempo para arrumar os cômodos e deixar tudo bonitinho. (Sem louça na pia e sem cama desfeita, por exemplo.)

Para deixar o tour mais claro, tire fotos de todos os ambientes e organize-as na forma de uma visita mesmo, começando pela porta de entrada e seguindo até o fundo do apê.

Mesmo assim, se localizar através das fotos pode ser difícil. Então hoje em dia é bem comum encontrar também pequenos vídeos que fazem esse passeio pelo imóvel e vão apresentando cada espaço. É super útil.

Ah, e uma última coisa: a iluminação é sua grande amiga aqui. Tire fotos durante o dia, para aproveitar a luz natural, e deixe todas as luzes da casa ligadas. Você vai ver a diferença!

Precifique corretamente 

Hoje grande parte das buscas de aluguel são feitas online, com todas as facilidades que os filtros dos sites de anúncio oferecem – especialmente aquela opção de parâmetro de preço, onde dá para definir mínimo e máximo.

Se o apê estiver fora do preço de mercado, ou seja, se estiver incorretamente precificado porque os outros imóveis parecidos e naquela região têm outro preço, você corre o risco de ficar fora dos parâmetros de potenciais inquilinos. O anúncio nem vai aparecer para eles por conta do filtro.

Então na hora de decidir o preço do aluguel, faça uma pesquisa para entender quanto os outros proprietários da região estão cobrando por apês parecidos e mantenha-se na mesma linha. Assim você aumenta suas chances!

Divulgue nas redes sociais

Além dos portais de aluguel que você já conhece, esse é um bom momento para usar as redes sociais Seus seguidores podem encaminhar o post para outros conhecidos e assim o alcance do anúncio vai crescendo. 

Outra dica que costuma ter bons resultados no Brasil são grupos de Facebook. Você pode tanto procurar um daquele bairro quanto divulgá-lo nos grupos dos quais já faz parte.

Tenha abertura para negociar

Se for um inquilino de alto potencial, vale estar aberto a outras possibilidades de garantia locatícia (isso inclusive pode ir pros seus diferenciais na sua descrição!), índice de correção e preço. Ah, e aproveite para conhecer os potenciais inquilinos pessoalmente! Isso vai facilitar bastante as negociações.

Afinal, vender ou alugar o apartamento? O que vale mais a pena?

Depende do seu momento financeiro e dos seus objetivos. Você prefere liquidez (que viria com a grande quantia da venda) ou uma renda passiva que chega mensalmente (que viria com um aluguel)? Em outras palavras: prefere dinheiro a curto ou longo prazo?

E já que neste post estamos focando em aluguel, vamos aos prós e contras. Quem aluga tem a vantagem de ter a renda mensal, garantir a manutenção do patrimônio (por lei, os inquilinos devem proteger o imóvel) e não pagar seu custo fixo (condomínio, IPTU, etc).

Por outro lado, quando o imóvel está sem um inquilino, ou entre um inquilino e outro, esses gastos ficam na mão de quem tem a propriedade e acabam pesando no bolso em vez de torná-lo mais leve.

Como se vê, não é uma decisão tipo preto no branco. Aqui temos um infográfico completinho para te ajudar a refletir.

Infográfico da Loft sobre a pergunta que não quer calar: melhor vender ou alugar seu apartamento?

Quer saber o valor de venda do seu apê? Use a ferramenta de precificação da Loft!

Se você tiver interesse em vender, ou pelo menos saber mais sobre essa possibilidade, temos uma boa novidade: a ferramenta 100% gratuita e instantânea de precificação da Loft! 

Ela funciona para apês no Rio, BH, São Paulo e Guarulhos (as cidades onde a Loft atua hoje) e usa uma grande base de dados de transações reais para estimar um preço que esteja alinhado com a realidade do mercado.

Legal, né? Clica aqui e teste a nossa ferramenta Quanto Vale Meu Apê!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Como é morar em Vinhedo - SP

Bairros

02 de dezembro de 2023

Como é morar em Vinhedo - SP?

planta de casas

Ambientes

01 de dezembro de 2023

Plantas de casas: veja o que é, tipos e modelos!

jardim-america-sao-paulo-loft

Bairros

01 de dezembro de 2023

Como é morar no bairro Jardim América - SP?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.