Como é morar no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro

Compartilhar a notícia

22 de junho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
bairro-da-gavea-rio-de-janeiro

Conheça melhor este bairro histórico que tem jardins de Burle Marx, casinhas operárias e o famoso Baixo Gávea!

Vista para o Corcovado, acesso fácil à praia do Leblon e à Floresta da Tijuca e boemia: eis a Gávea, um dos bairros nobres e mais charmosos do Rio de Janeiro.

Como é morar no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro

Na Zona Sul, entre o Morro Dois Irmãos e a Lagoa Rodrigo de Freitas, fica a Gávea, um dos bairros mais famosos do Rio, conhecido tanto pela boemia do Baixo Gávea (ali na Praça Santos Dumont) quanto pela atmosfera de bairro antigo.

Bastante arborizado e ainda cheio de casarões, casinhas da época operária e pequenos comércios, ele permite que se faça muitas coisas a pé. Tem também o Shopping Gávea e o Jockey Club como pontos tradicionais, além do Planetário e do refinado Instituto Moreira Salles.  

Mobilidade na Gávea

Embora não tenha uma estação de metrô para chamar de sua, a Gávea conta com o Metrô na Superfície, uma extensão do metrô carioca que liga, por ônibus, as estações de metrô Botafogo e Antero de Quental (Leblon) ao bairro da Gávea. Tem também várias linhas de ônibus.

Escolas e universidades na Gávea

É na Gávea que fica a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil. Tem também várias escolas famosas, como Escola Americana do Rio de Janeiro, Escola Parque, Colégio Stockler e Colégio Teresiano.

A história da Gávea

Antes dos europeus chegarem, havia aldeias indígenas às margens da lagoa. A Pedra da Gávea, sempre imponente, era chamada pelos nativos de metareconga, a “cabeça enfeitada”.

pedra-da-gavea
A bela Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro

Já o histórico urbano da Gávea remonta ao início do século 20, quando os primeiros loteamentos apareceram, e ainda restam algumas construções daquela época: o palacete do arquiteto Grandjean de Montigny, por exemplo, hoje sedia a universidade PUC-Rio (e o Solar Grandjean de Montigny, importante centro cultural do Rio). 

Depois de passar por um período industrial, com fábricas e laboratórios, a Gávea voltou a ser um bairro majoritariamente residencial. A verticalização se acelerou na segunda metade do século passado, quando o Túnel Zuzu Angel e a Lagoa-Barra foram construídos e facilitaram o acesso à região.

praia-da-gavea
A Praia da Gávea nos anos 1920: pedaço pouco utilizado do Rio de Janeiro

O que fazer no bairro da Gávea, no Rio

A Gávea é privilegiada em relação à sua vizinhança: tem os esportes e quiosques ao ar livre ao redor da Lagoa e as areias da Praia do Leblon, com um dos visuais mais famosos do mundo, com o sol no Morro Dois Irmãos. 

Também tem muita coisa para se fazer por ali! O Jockey Club é frequentado até hoje, seja a passeio ou para assistir às corridas. Tem também o Planetário do Rio, o Parque da Cidade (com 470 mil metros quadrados, incluindo Mata Atlântica nativa) e o Museu Histórico da Cidade (entre suas 20 mil peças está o trono de Dom João VI). 

jockey-club-rj
Vista do Jockey Club do Rio de Janeiro, que fica no bairro da Gávea

Quem gosta de teatro pode escolher entre vários: Teatro Clara Nunes, Teatro Vanucci, Teatro Planetário, Teatro das Artes e Teatro dos Quatro. Para quem prefere a praticidade de um shopping, sem problemas: tem o Shopping da Gávea. E além das salas de cinema de lá, ainda tem o Cinépolis e a Estação NET.

Para quem gosta de passeios culturais, vale destacar o Instituto Moreira Salles, alojado em uma casa daquelas bem imponentes e que era a residência da família Moreira Salles. O instituto tem salas de cinema, exposições artísticas e uma loja especializada. Os visitantes também adoram o jardim, onde é possível tomar um café com bolo e apreciar o paisagismo feito por Roberto Burle Marx.

Aliás, o bairro tem uma boa novidade para contar: em junho de 2021, foi anunciado um novo projeto verde para o bairro, o Parque Sustentável da Gávea, que vai ficar uma antiga fábrica desativada. A previsão de entrega é para 2023.

Onde comer na Gávea, no Rio de Janeiro

Pelo Baixo Gávea (apelidado de "B.G."), tem sempre gente no B.G. Bar e no Braseiro, que oferece petiscos de carne a preços convidativos para rachar entre amigos (a picanha na brasa é famosíssima). Outro ponto conhecido é o restaurante Guimas, ali desde os anos 1980.

E o B.G. tem também novidades como o Brewteco (no lugar do antigo Hipódromo, que fechou durante a pandemia) e o restaurante Proa Cozinha Bar. Novas opções para um tradicional programa pós-praia: estender até o Baixo Gávea!

Conheça apês da Loft nas melhores ruas da Gávea

Entre as ruas mais desejadas por quem quer um apê na Gávea estão Professor Manuel Ferreira, Marquês de São Vicente e Artur Araripe. E a Loft tem opções nessas e em outras ruas desse bairro tão histórico e charmoso do Rio de Janeiro!

Quer conhecer nossos apartamentos à venda na Gávea? Clique aqui!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.