Conheça o bairro Bigorrilho em Curitiba

Compartilhar a notícia

Procurando um bairro para morar em Curitiba? Então descubra detalhes sobre o Bigorrilho, que fica a poucos quilômetros do centro da cidade!

24 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de novembro de 2023 6 min de leitura
Conheça o bairro Bigorrilho em Curitiba

A capital do Paraná é conhecida por ter um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por isso, Curitiba é frequentemente desejada por quem quer qualidade de vida no sul do país. Logo, se você está procurando um bairro para morar no município, o Bigorrilho é uma boa opção a considerar.

Ele fica bem próximo ao centro da cidade e conta com uma infraestrutura completa. Assim, diversos prestadores de serviços e estabelecimentos comerciais são facilmente acessados por moradores. Além disso, o lugar abriga um gigantesco parque natural, com dezenas de atividades ao ar livre.

Descubra detalhes sobre o bairro Bigorrilho, em Curitiba e analise se ele é a melhor opção para você morar na capital paranaense!

Qual é a história do Bigorrilho?

O Bigorrilho, também conhecido como Champagnat, é um local repleto de história e tradição. Sua origem remonta ao século XIX, quando imigrantes ucranianos, alemães e poloneses se estabeleceram nessa região de Curitiba.

O nome do bairro é motivo de controvérsia, entretanto a identidade cultural desses povos deixou marcas em suas ruas e comunidades. A história da localidade se entrelaça com a dos Irmãos Maristas, que possuíam uma chácara na área, onde hoje se encontra o Colégio Marista Paranaense. 

O fundador da congregação, o padre Marcelino Champagnat, foi canonizado pelo Papa João Paulo II. Houve em seguida um movimento para renomear o lugar em sua homenagem, mas os residentes mantiveram o nome original.

Atualmente, o Bigorrilho tem 2,90 km² de área e uma população de cerca de 29 mil habitantes. Os dados, referentes a 2020, foram obtidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Prefeitura de Curitiba, em parceria com o IBGE.

Como é a mobilidade urbana da região? 

Morar em Champagnat proporciona aos moradores fácil acesso a outros pontos da capital curitibana. Em primeiro lugar, é necessário mencionar que o bairro fica a cerca de 3 km da região central. Logo, chegar até o centro comercial e urbano de Curitiba leva apenas poucos minutos.

Ainda, as importantes vias que passam pelo local colaboram para a mobilidade dos moradores e visitantes. Rua Martim Afonso, Rua Padre Agostinho e Rua Francisco, por exemplo, cortam a região em diferentes direções, facilitando deslocamentos.

A localidade também tem cobertura de linhas de ônibus. Mesmo que não haja estação de metrô no Bigorrilho, é possível chegar até a mais próxima entre 2 e 3 km de distância.

Anúncios

Como é a infraestrutura do bairro?

Outro ponto para considerar é que há diversos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que atendem às demandas de quem vive no Bigorrilho. Entre os locais que vendem alimentos, itens de mercearia, produtos de limpeza e outras mercadorias de necessidade diária estão: 

  • Angeloni;
  • Supermercado Condor;
  • Super Muffato Gourmet;

Além disso, instituições financeiras têm unidades físicas de atendimento no bairro. Outra conveniência local são as diversas farmácias, como Pague Menos e Maxifarma.

Veja outros pontos relevantes!

Saúde

Em relação a serviços médicos e hospitalares, Champagnat conta com ampla rede em suas proximidades. Nomes como Gustavo Kobscheki Colombo, Hospital da Cruz Vermelha Brasileira e Santa Casa Curitiba ficam localizados nas redondezas.

Educação

Moradores do Bigorrilho também têm unidades de ensino à sua disposição. Quem vive na região pode contar com instituições como:

  • Escola Pontinho de Luz;
  • Colégio Santo Anjo (Unidade Anjinho);
  • Colégio Positivo Júnior;
  • Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.

Segurança

O lugar também oferece segurança aos moradores. Ruas bem iluminadas e boa infraestrutura dão a sensação de mais proteção a quem está na localidade. Champagnat é coberto por diferentes forças policiais, com diversas delegacias distribuídas em seus arredores.

Desse modo, diferentes tipos de comércios e serviços são disponibilizados para os residentes de Bigorrilho, facilitando a rotina e o acesso a diferentes comodidades.

O que tem para fazer em Bigorrilho? 

Além de conhecer a infraestrutura, é necessário saber o que ele tem a oferecer como entretenimento, não é verdade? E o que não falta em Bigorrilho ou Champagnat são opções de lazer para toda a família.

O primeiro ponto de interesse a ser mencionado é o Parque Barigui. Com mais de 1,4 milhão de m², a área ocupa o território de quatro bairros e oferece diversos atrativos aos moradores e visitantes. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o espaço disponibiliza gratuitamente:

  • 3 lagos;
  • 3 bosques;
  • 3 pistas para caminhadas e corridas;
  • ciclovia;
  • pista de patinação; 
  • pista de aeromodelismo; 
  • 2 parquinhos infantis inclusivos; 
  • academia de ginástica;
  • e muitos outros.

Além do parque, ficam nas proximidades desse local atrações como:

  • Torre Panorâmica, com 110 metros de altura;
  • Museu do Automóvel de Curitiba;
  • Sesc da Esquina.

Quais são as opções de gastronomia do bairro?

Quem não abre mão de uma boa culinária adorará conhecer as diversificadas opções localizadas no bairro curitibano. Entre os exemplos de gastronomia internacional no Bigorrilho estão os restaurantes Totopos Gastronomia Mexicana, Terrazza 40 e Gianttura Ristorante.

Os adeptos ao tradicional self-service também encontram nomes como Restaurante Romana, Harmonia Grill e Restaurante Cacau. Assim, existem opções para os mais variados gostos e bolsos no bairro. 

Já a Padaria Requinte Champagnat, La Panoteca e Saint Claire Bakery são apenas algumas sugestões que oferecem diversificadas opções para quem não resiste a pães, bolos e itens de confeitaria.

Quais são as alternativas de imóveis em Bigorrilho?

Se você identificou que o Bigorrilho ou Champagnat é uma boa escolha para você morar, é hora de saber mais sobre os imóveis que estão situados na região.

Com o desenvolvimento e o passar dos anos, o bairro cresceu bastante. Então ele passou por um processo de verticalização urbana, com a construção de diversos prédios e edifícios. Entre eles, porém, é possível ver muito verde, praças e um ordenamento estruturado dos empreendimentos.

Também há alternativas de imóveis com diferentes características, como tamanho e preço. No portal da Loft, você encontra imóveis à venda no Bigorrilho e adjacências.

Neste artigo, você conheceu os principais aspectos do Bigorrilho, na capital paranaense. Considerando esses pontos, ele é uma opção atrativa para pessoas que buscam qualidade de vida, proximidade ao Centro de Curitiba, comodidades e contato com a natureza.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.