O que é o cadastro positivo, e como consultar pelo seu nome

Compartilhar a notícia

12 de agosto de 2021

Atualizado: 12 de agosto de 2021 7 min de leitura
cadastro-positivo-financiamento-imobiliario

Desde 2011, o cadastro positivo tem ajudado milhões de brasileiros a conseguir melhores condições na hora de solicitar empréstimos e financiamentos. Se em outras épocas o que determinava a concessão do seu crédito era a soma de renda e nome limpo na praça, agora você é premiado pela pontualidade que você vai demonstrando ao quitar seus pagamentos ao longo do tempo.

Aqui a gente vai tentar esclarecer o que é importante para entender melhor essa novidade: o que é o cadastro positivo, seus benefícios, sua importância para ter um bom score de crédito e como consultar pelo seu nome nele!

O que é cadastro positivo? 

Para entender o que é o cadastro positivo, pense em uma espécie de currículo financeiro. Todo o seu histórico de pagamentos, pontualidade na quitação de contas, dívidas, boletos, créditos… essa informação, reunida em um banco de dados, te ajuda a conseguir melhores condições de crédito para um empréstimo ou um financiamento. 

Inspirado na experiência de vários países desenvolvidos pelo mundo, o cadastro positivo existe no Brasil desde 2011. A lógica é permitir condições mais favoráveis de crédito a quem paga todas as dívidas e contas certinho - colocando na conta mais do que ter somente o nome limpo em um birô de crédito como SPC ou Serasa.

Ou seja: o que o cadastro positivo significa é diferente de um registro de devedores, e sim um banco automático que auxilia bancos e instituições de crédito a terem confiança de que você vai honrar o crédito concedido. Por exemplo, é a partir da análise do cadastro positivo que você calcula mais precisamente o seu score de crédito

&feature=youtu.be
A educadora financeira Nath Finanças explica o que é o cadastro positivo.

Qual a diferença entre cadastro positivo e score de crédito?

O cadastro positivo e o score de crédito são coisas diferentes! Enquanto o cadastro positivo é um histórico que premia pontualidade e consistência nos seus pagamentos na hora de te conceder crédito, o score é uma pontuação associada ao seu CPF que considera mais fatores e hábitos de pagamento, como dívidas passadas e o histórico no mercado de crédito.

De forma geral, o score serve para o mercado de crédito e também para serviços em várias áreas, incluindo empresas de telefonia, TV a cabo e varejistas, por exemplo. E é muito fácil ter uma ideia de como está sua situação: o score vai de 0 a 1000. Quanto maior a sua pontuação, maior a confiança das empresas de crédito na sua capacidade de honrar pagamentos!

Segundo Daniela Alves, da área de financiamentos imobiliários da Loft, a pontuação do score para financiamento imobiliário deve, idealmente, ser maior ou igual a 700 pontos para garantir boas condições ao cliente. “A pontuação a partir de 700 é considerada boa o suficiente para conseguir mais facilmente empréstimos com valores mais altos. É o score mínimo para obter um financiamento imobiliário bom”, explica ela.

O cadastro positivo e o score de crédito andam lado a lado: antes do cadastro positivo, o score de crédito era calculado só com base no cadastro negativo. Ou seja, só ficavam registradas as inadimplências: uma única conta atrasada que deixasse o nome sujo penalizava bastante qualquer um na hora de pedir crédito ou financiamento. Agora, um bom histórico te dá um empurrãozinho a mais.

Quais as vantagens do cadastro positivo para um financiamento?

Conseguir provar que você é um bom pagador é sempre uma boa, não? O cadastro positivo em um financiamento imobiliário, por exemplo, te garante uma série de vantagens. Afinal, ele ajuda a ter um score mais alto - e quanto maior o score, melhores condições de financiamento!

De forma geral, o cadastro positivo no financiamento imobiliário pode te garantir principalmente duas vantagens visíveis: menores taxas de juros e parcelas maiores de financiamento. Com um score mais baixo, muitas vezes os termos que são oferecidos pelos bancos são menos favoráveis, com juros mais altos e maior valor necessário para dar entrada.

Se você já tem acesso a crédito, com o cadastro positivo a oferta aumenta e as taxas de juros diminuem. Um exemplo? Em 2021, o spread bancário (diferença entre a taxa que os bancos pagam para captar dinheiro e os juros cobrados dos clientes) para quem estava no cadastro positivo era 10,4% menor que o de quem não estava. Se por outro lado você é autônomo, tem muito mais facilidade para comprovar ser um bom pagador, mesmo se não tiver uma comprovação de renda formal.

&feature=youtu.be
A explicação da Serasa mostra algumas vantagens em ter um bom cadastro positivo para conseguir crédito.

Como ativar o cadastro positivo, e como consultá-lo?

É mais simples do que você pensa! Na verdade, se você já paga suas contas em dia, não tem nem mesmo como ativar o cadastro positivo: ele já é automático, facilitando sua vida. Com a lei complementar de 2019, que regula o acesso ao cadastro positivo, os dados que compõem esse registro são fornecidos automaticamente aos birôs de crédito com a devida segurança. 

O principal processo de como ativar o acesso ao cadastro positivo é ir direto no birô de crédito pela internet. Na Serasa, por exemplo, basta se cadastrar no site e ter as informações necessárias, que incluem o score de crédito também! assim você já se planeja melhor tendo em conta o quão bem cotado você já está.

Ah, e outra: se quiser, você pode pedir para sair do cadastro positivo. No entanto, como a gente viu, são inúmeras as vantagens para ficar nele são inúmeras!

A Loft te ajuda a ter as menores taxas na hora de financiar seu imóvel

Agora que você já sabe o que é o cadastro positivo e sabe como ele é importante para te assegurar melhores condições no seu financiamento, já tem uma margem melhor na hora de planejar aquele salto e realizar o sonho de ter seu imóvel próprio!

E como financiar é uma decisão que pode mudar toda a sua vida, estar preparado é fundamental. Ter à disposição uma assessoria especializada em crédito te facilita a conseguir as melhores condições e ofertas para ter tranquilidade nesse caminho que às vezes vem acompanhado de números, contratos e expressões difíceis.

Quando você escolhe um imóvel do catálogo da Loft, a gente te dá suporte completo do início ao fim do seu financiamento. Com uma equipe qualificada de especialistas que te ajudam a ter crédito aprovado pelos principais bancos do país, a gente te orienta em todas as etapas do processo e te garante a melhor linha de crédito disponível e compatível com o seu planejamento.

E tem mais: nossa equipe é quem negocia e cuida de todo o contato direto com o banco e das burocracias que precisam ser resolvidas ao longo do financiamento imobiliário. Tudo isso sem qualquer custo extra. Fácil, prático e tendo você como prioridade. Aproveita e vem conferir nosso catálogo de apês para realizar seu sonho!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.