O que é avaliação de imóveis e como fazer

Compartilhar a notícia

Saber como avaliar um imóvel pode ser decisivo no processo de negociação para venda

30 de agosto de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 9 min de leitura
Corretor no centro da sala faz avaliação do imóvel

Dar valor e preço a algo é uma tarefa importante e, muitas vezes, desafiadora. Isso não seria diferente quando se trata de um imóvel que pode estar à venda ou para alugar. Ninguém quer subvalorizar seu casa ou apartamento, mas supervalorizar também pode dificultar o negócio. É por isso que a avaliação de imóveis deve ser feita com métodos eficazes, por profissionais capacitados e considerando pontos como o estado de conservação, a localização e o valor de mercado.

Como funciona avaliação de um imóvel?

Existem vários métodos validados pelo mercado e praticados por cada profissional, sendo o mais comum o Método Comparativo. Todos eles devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo a NBR 14653-2 a norma que controla e orienta a avaliação de imóveis. O valor ideal é alcançado quando agrada a gregos e troianos, ou seja, quando é justo para vendedores e compradores. Um bom desafio, não é?

Em alguns casos, a avaliação imobiliária é feita a título de negociação, enquanto em outras situações, a avaliação precisa ter como resultado um laudo que será usado para fins judiciais. Thais Haliski, que é corretora de imóveis há mais de 10 anos, trabalha com negociações para compra e venda de imóveis. Ela explica que “a diferença básica é que a avaliação do corretor de imóveis apenas com CRECI vale para negociações onde não é necessário uma avaliação formal para a Justiça”. O CRECI sobre o qual Thais fala é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, órgão que emite um documento que permite a esses profissionais exercer a função de corretagem e protege o mercado imobiliário de fraudes em negociações.

Por um lado, o vendedor precisa saber que existe uma ampla concorrência e reconhecer quais são os pontos fortes e fracos do seu bem. Por outro, o comprador quer fazer um negócio com bom custo-benefício e precisa fazer uma escolha acertada, já que o investimento é alto. Mas, então, como proceder diante de tantas variáveis?

Como fazer avaliação de imóveis?

Para chegar ao valor do imóvel, o engenheiro civil Evaldo Moreira Júnior, especializado em Engenharia de Avaliações, utiliza o Método Comparativo de Dados e explica como funciona o passo a passo:

Anúncios

Análise e Vistoria

Nesta etapa, são levantados os dados que devem influenciar no valor de mercado. Realiza-se análise da documentação necessária e é traçado o objetivo da elaboração do laudo. Depois, é feita a vistoria do imóvel para determinação de suas características estruturais, arquitetônicas e condições físicas de conservação e depreciação. Nessa vistoria é analisada também a região em que o imóvel se encontra, as características físicas, econômicas e estruturais, como calçamento, transporte público, proximidade a serviços que podem ser valorizantes ou desvalorizantes, entre outros.

Pesquisa de Mercado

Etapa de fundamental importância na qual se realiza uma amostragem do mercado imobiliário local. Aqui, verifica-se tanto o preço de anúncios – que normalmente vêm acrescidos de margens de negociação e comissões de corretores e imobiliárias – quanto os valores de negociações reais. Quanto maior o número de dados e mais completas as informações, melhor será a análise do mercado e maior será a classificação do laudo de avaliação quanto à fundamentação e à precisão. A NBR 14653 tem procedimentos e parâmetros tabelados que instruem cada etapa do processo de avaliação e classifica os laudos em graus I, II e III de fundamentação e precisão.

Dados de mercado e determinação do valor médio do metro quadrado do imóvel avaliado

Com as informações coletadas na vistoria do imóvel, da região e com a amostragem de dados de mercado, é realizado o tratamento dessas informações, quantificando as diversas variáveis que podem influenciar na formação do valor. Isso pode ser feito utilizando tratamento por fatores de homogeneização e análise por estatística descritiva ou o tratamento científico com modelos de regressão linear e análise por estatística inferencial. Em ambos os casos, o objetivo é equalizar as informações de forma que reflitam os valores médios para as diversas condições apresentadas para cada imóvel coletado e possibilitem a determinação de um valor médio para o imóvel.

Determinação do Intervalo de Confiança e do valor do imóvel

Todo o tratamento dos dados é realizado com seus respectivos valores por metro quadrado, calculados pela razão entre o valor coletado e a área do imóvel. Com as análises estatísticas, é possível determinar o Intervalo de Confiança de valores, chegando ao valor médio e os valores máximo e mínimo. A amplitude desse intervalo é que determinará o Grau de Precisão da avaliação. Segundo a NBR, para o maior grau (III) a amplitude é de no máximo 30%, com 80% de confiabilidade em torno da média. O valor médio encontrado para as características específicas do imóvel avaliado é multiplicado pela sua área e, enfim, tem-se o valor médio de mercado dele. Como se vê, a avaliação de imóveis é um assunto complexo, mas existem serviços com alta credibilidade que te ajuda a encontrar o valor do seu imóvel, acesse a nossa Calculadora de avaliação de imóveis. Já para a elaboração do laudo de avaliação, o processo é outro.

Elaboração do laudo de avaliação de imóvel

Após a valoração do imóvel, o profissional parte para a elaboração do laudo. O laudo de avaliação pode ser completo ou simplificado, a depender dos graus de fundamentação e precisão que se quer chegar e do objetivo para o qual será utilizado esse laudo.

O que é o Laudo de Avaliação de Imóvel?

Falamos anteriormente sobre a necessidade que alguns clientes têm de obter um laudo de avaliação de imóveis. Além do documento ter validade para ser usado em processos judiciais, para declarar tecnicamente o valor do bem em questão, o laudo também é um instrumento importante para gerar confiabilidade.

O laudo de avaliação de imóvel é elaborado de acordo com normas técnicas específicas. Foto: Shutterstock

Segundo o engenheiro Evaldo Moreira Júnior, é comum que, durante uma negociação imobiliária, as partes se sintam lesadas. Pode ficar a dúvida de quanto o imóvel vale de fato e se fizeram um bom negócio. “Esse problema pode ser evitado com o Laudo de Avaliação de Imóvel, embasado tecnicamente com as recomendações das normas brasileiras, em especial a ‘NBR 14653 – Parte 2’ para imóveis urbanos. Isso gera maior confiabilidade e segurança às partes”, explica o engenheiro.

Quais são os principais pontos avaliados?

  • Documentação
  • Localização
  • Metragem
  • Configuração da planta
  • Vaga de garagem
  • Estado de conservação do imóvel
  • Serviços no entorno
  • Tempo de expectativa de venda pelo proprietário
  • Elétrica
  • Hidráulica

O que valoriza o imóvel?

  • Boa localização
  • Qualidade da construção
  • Estado de conservação
  • Planta do imóvel bem distribuída, com bom aproveitamento de espaços
  • Fotos bem tiradas e organização em todos os ambientes são detalhes que saltam aos olhos de qualquer comprador

O que deprecia o imóvel?

  • Imóveis com necessidade de reformas
  • Pintura antiga
  • Acabamentos com problemas de rachaduras ou infiltrações são os clássicos para uma má impressão do imóvel.
  • Problemas estruturais mais sérios

Quem pode avaliar um imóvel?

Tanto o corretor de imóveis quanto engenheiros, agrônomos e arquitetos podem fazer a avaliação de um imóvel. Em relação aos corretores, é necessário que eles tenham concluído o curso de avaliação de imóveis e obtido o registro no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). O CNAI é um sistema do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) que faz a emissão dos Certificados de Registro de Avaliador Imobiliário para os corretores de imóveis que estão inscritos.

Claro que cada comprador tem as suas demandas e expectativas específicas, mas a corretora Thais Haliski conta que o momento da apresentação do apartamento ou da casa ao cliente é o que mais pode interferir positiva ou negativamente na hora de fechar o negócio. O vendedor ganha pontos quando apresenta fotos em alta definição, mostra organização no momento da visita, traz informações completas e checadas. Além disso, a corretora reforça que o valor não pode ser dado de maneira arbitrária. “Não podemos indicar um valor acima do real apenas para agradar o proprietário. Isso dificulta o processo de venda e ainda dá uma impressão fora da realidade ao mercado imobiliário, que leva em consideração muitas vezes o valor anunciado em portais e plataformas para qualificar seus dados de metro quadrado”, explica.

A figura do avaliador de imóveis é de extrema importância nesse processo, mas é importante que o vendedor também esteja empenhado em colaborar, mantendo a documentação em dia e com as informações sobre IPTU e taxas de condomínio atualizadas. Seguindo uma metodologia eficaz, aumentam as chances de um bom negócio e sorriso no rosto, seja pelo valor da venda (vendedor), pelo bem adquirido (comprador) ou pela comissão da venda (corretor). Com uma boa avaliação, todos saem ganhando.

Colaboração de Michele Louvores

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Comentários

Rosemere Venâncio de Castro Chianca

Quando vou estar preparada para fazer vendas de imóveis.?

Guilherme Cavassani

Olá Rosemere, ficamos com dúvida sobre sua pergunta. Você gostaria de se tornar uma corretora? Acesse nosso site para isso: https://loft.com.br/corretor-de-imoveis

Eduardo Coelho

Gostaria de vender um imovel deminha prpriedade .Vcs fazem avaliação para venda , se sim ,quanto cobram pelo serviço?

Guilherme Cavassani

Olá Eduardo! Basta usar nossa Calculadora: https://loft.com.br/anunciar/calculadora-de-precos-imoveis

Deixe seu comentário

Veja também

Como é morar em Vinhedo - SP

Bairros

02 de dezembro de 2023

Como é morar em Vinhedo - SP?

planta de casas

Ambientes

01 de dezembro de 2023

Plantas de casas: veja o que é, tipos e modelos!

jardim-america-sao-paulo-loft

Bairros

01 de dezembro de 2023

Como é morar no bairro Jardim América - SP?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.