Não basta abrir um negócio e esperar que o setor alcance bons resultados por si só. Nem mesmo as áreas mais promissoras funcionam assim. E quando o assunto é saber como gerenciar uma imobiliária, o desafio pode ser ainda maior.
O mercado imobiliário é competitivo e é preciso ter táticas infalíveis de vendas e gestão para que seu negócio alcance os melhores resultados. Isso inclui desafios diários envolvendo equipe de corretores, gestão de carteiras, investimentos em marketing e muito mais.
Para ajudar você, a Vista separou estratégias e ferramentas que vão auxiliar no gerenciamento de uma imobiliária de sucesso. Confira!
A importância da boa gestão imobiliária
O sucesso de toda organização depende de uma boa administração. Por meio dela, é possível analisar processos e identificar gargalos que podem atrapalhar o sucesso do seu negócio.
Nesses casos, a importância da boa gestão imobiliária está em conseguir reduzir custos e ainda manter o negócio lucrativo. Além disso, ela garante a saúde financeira e a organização interna do negócio.
Sendo assim, a gestão imobiliária é o ponto de partida para manter o aprimoramento frequente e otimizar a tomada de decisão dos gestores abertos às novas possibilidades do mercado e, claro, decolar nas vendas.
Ou seja, é por meio de um gerenciamento eficiente que a imobiliária se desenvolve e ganha espaço no mercado.
6 estratégias de como gerenciar uma imobiliária de sucesso
A aplicação de estratégias de gerenciamento requer planejamento. Por isso, o melhor a se fazer é analisar o mercado imobiliário e o seu negócio para saber onde há falhas e espaço para melhorias.
Depois disso, é essencial aplicar estratégias que passam por todos os setores. Dessa forma, você garante uma operação mais redonda e eficiente.
Conheça, a seguir, 6 dicas de como gerenciar uma imobiliária para alcançar resultados satisfatórios e enfrentar todos os desafios que podem atrapalhar seu negócio.
1 – Tenha profissionais qualificados
Sua equipe precisa saber conceitos importantes do negócio como funil de vendas, pipeline e outras estratégias existentes nessa área. Além disso, é essencial estar atento às tendências do mercado imobiliário e das ferramentas de gestão e automação.
Então, contrate profissionais qualificados na área e invista em capacitações constantes para que os conhecimentos não se tornem defasados.
Evoluir, treinar e estimular devem ser as palavras de ordem na imobiliária.
2 – Faça a gestão de carteiras
Para ajudar a equipe de vendas, corretores de imóveis e os gestores, as carteiras de clientes e de imóveis precisam estar sempre em ordem.
Tenha os cadastros de clientes e empreendimentos atualizados para ter o controle e a visão ampla do negócio. Dessa forma, organize as carteiras para acompanhar os resultados e a jornada do cliente de forma assertiva.
3 – Mantenha as documentações em dia
Ter todos os documentos relativos aos imóveis, clientes e sobre a imobiliária em si agilizam os processos de compra e venda.
Sendo assim, os contratos e as documentações gerenciados pela imobiliária precisam estar em dia para que não haja problemas no momento de fechar uma venda.
Isso porque as questões burocráticas são um dos pontos que mais preocupam o cliente. Uma vez que ele sabe que pode contar com os corretores nesse quesito, a confiança e a relação com a sua empresa são fatores decisivos para a decisão de compra e para o marketing de indicação.
Sendo assim, garanta que a documentação esteja organizada e agilize a vida dos corretores implementando um bom sistema de gerenciamento com atualização em tempo real.
4 – Invista em marketing
Sua imobiliária precisa ser vista. Sendo assim, os produtos e serviços disponíveis devem ser amplamente divulgados – e a internet pode ser um grande aliado nesse quesito.
No entanto, não basta apenas compartilhar fotos e vídeos dos imóveis. É preciso ter um plano de marketing maior e que contemple toda a jornada do lead imobiliário para que seus resultados sejam positivos.
Portanto, conheça técnicas de marketing, atue na captação de clientes com sucesso e obtenha lucro atraindo mais pessoas interessadas em fechar negócio. Para isso, ponha em prática o marketing imobiliário e invista nas redes sociais da empresa, em um site bem desenvolvido e em estratégias eficazes para atingir seu público-alvo.
Dessa forma, sua imobiliária ganha visibilidade por meio de anúncios de imóveis em portais imobiliários, por meio de campanhas de inbound e produzindo conteúdos relevantes para seus clientes.
5 – Fique atento às oportunidades
Outro ponto importante sobre como gerenciar uma imobiliária é não deixar boas oportunidades passarem. A dica vale tanto para clientes e imóveis quanto para métodos de trabalho interno e divulgação da marca.
Por isso, veja como o mercado se movimenta, analise quais novos empreendimentos surgiram em localidades estratégicas e onde há leads qualificados para serem capturados em um contato.
Nesse aspecto, o benchmarking também é um fator que pode ser levado em consideração para observar a concorrência. Monitore as ações das empresas concorrentes e faça a constante análise do seu negócio para manter processos sempre atualizados.
6 – Faça um bom controle financeiro
Para manter um bom gerenciamento, é essencial que sua imobiliária tenha saúde financeira para se manter e investir em pessoal qualificado, softwares de gestão e em divulgação.
Sendo assim, o controle financeiro organizado é capaz de otimizar custos e fazer com que seu negócio seja escalável. Com ele, você identifica pontos de melhoria e controla tudo sobre a receita da imobiliária, desde os gastos até os lucros.
Como o CRM ajuda a administrar sua imobiliária e gerar resultados positivos
Uma das melhores formas de gerenciar uma imobiliária é investir em tecnologia. Hoje, existem plataformas que oferecem praticidade nas rotinas do dia a dia e otimizam todo o trabalho manual, deixando que sua equipe foque apenas nas questões estratégicas.
O CRM imobiliário traz grandes benefícios tanto para quem trabalha com vendas quanto para quem foca na locação de imóveis. Confira as vantagens de investir em um!
Organiza as etapas de locação e vendas
Um CRM proporciona a organização completa da gestão, dando acesso às melhores estratégias e facilitando fechar mais negócios.
Com ele, sua equipe faz a separação das etapas dos processos de vendas e organiza a locação de imóveis na rotina dos corretores e gestores com um sistema feito exclusivamente para gestão imobiliária.
Por isso, estabeleça um funil de vendas, automatize atividades da imobiliária e tenha um banco de dados completo que contribui para a tomada de decisões assertivas.
Gera dados de forma automatizada
Você ainda faz o controle de dados por meio de planilhas? É hora de renovar os processos e parar de perder tempo com atividades repetitivas.
O CRM garante praticidade, processos mais organizados e acesso a dados em tempo real.
Além disso, ele melhora os processos de vendas, já que faz integração com sistemas e portais imobiliários. É mais segurança para a gestão, que evita erros humanos.
Por outro lado, você também garante a satisfação dos clientes, que têm seus dados sempre seguros e são beneficiados com atendimentos rápidos e abordagens assertivas.
Mantém cadastros on-line e atualizados
Ter dados sempre atualizados é essencial para a rotina da equipe de vendas para facilitar processos e saber como gerenciar uma imobiliária de forma eficaz.
O CRM ajuda a automatizar a base de contatos e toda a carteira da imobiliária para atender da melhor maneira os clientes com o auxílio da tecnologia. Tudo é feito em tempo real para que seu time atenda sem atrasos e para que enganos não aconteçam.
Integra com portais e redes sociais
A integração com chatbots, WhatsApp e portais imobiliários utilizados na sua empresa permite que a equipe de vendas organize as informações sem perder tempo e oportunidades de negócios.
Quem tem um CRM na imobiliária pode fazer anúncios e responder a mensagens de forma automatizada e sincronizada por todos esses canais.
Dessa maneira, todas as informações ficam sempre atualizadas e os clientes são respondidos rapidamente pelas redes sem a necessidade de lidar com diversas ferramentas de forma separada.
Produz relatórios de inteligência
Só é possível vender mais e melhor quando você entende o comportamento do consumidor e percebe quais pontos merecem atenção por parte da gestão. Quem trabalha com planilhas dificilmente conseguirá alimentar todos os documentos em tempo hábil para aplicar as mudanças necessárias.
Nesse caso, o CRM é extremamente útil, pois faz tudo por você. Os relatórios de monitoramento são disponibilizados automaticamente para que sua equipe aproveite as oportunidades que surgem por meio da análise.
Ou seja, é possível ter mais informações para abordar o lead da forma certa e no momento adequado, dando chances ao aumento das conversões e à redução do tempo de venda.
CRM Vista: sistema completo e automatizado para sua imobiliária
O Vista CRM aplica tecnologia para atender às diversas necessidades da gestão imobiliária.
A automação permite separar o processo de vendas por etapas, vincular anúncios do site a praticamente todos os portais imobiliários e acompanhar taxas de conversão com facilidade.
Além disso, a plataforma integra os setores da empresa, não deixando gargalos em processos importantes da rotina imobiliária.
Conheça as principais funcionalidades do Vista CRM:
- separação dos ciclos de vendas com organização e controle;
- gerenciamento de indicadores de desempenho;
- organização de processos de vendas e locações;
- praticidade para anunciar em mais de 100 portais;
- controle do desempenho de corretores.
Com tudo isso, além de automatizar os processos da rotina imobiliária, a gestão melhora a organização das tarefas e estimula a equipe a trabalhar com foco em mais resultados!
Teste o Vista CRM por 7 dias gratuitamente
Para ajudar você a entender como gerenciar uma imobiliária de forma totalmente automatizada, a Vista oferece um teste grátis por 7 dias em nosso CRM.
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