Como funciona o consórcio de imóveis do Bradesco?

Compartilhar a notícia

18 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 8 min de leitura
consorcio-imoveis-banco-bradesco

É provável que você já tenha ouvido falar por aí em consórcio de imóveis, uma alternativa ao financiamento tradicional usada por muita gente para conseguir crédito e comprar uma casa nova. O consórcio de imóveis do Bradesco, por exemplo, permite que você pague pelo lar dos seus sonhos sem juros e sem precisar guardar dinheiro para dar uma entrada.

Ficou curioso para saber como fazer isso? Vamos explicar o que é e como funciona o consórcio Bradesco Imóveis, além de suas principais vantagens (e desvantagens), regras e condições.

O que é o consórcio de imóveis do Bradesco?

Um consórcio imobiliário é um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que se unem para comprar imóveis de qualquer tipo (novos, na planta ou antigos, comerciais e residenciais etc). Por isso, falamos em uma modalidade de crédito coletiva, em que os participantes contribuem para um fundo com seus próprios recursos. Esse fundo é gerido por uma instituição financeira credenciada pelo Banco Central. 

Todos pagam cotas mensais para fazer parte do consórcio. A gestão desse fundo emite, através de sorteios ou lances mensais, cartas de crédito (que já são pré-definidas quando você ingressa no consórcio). Com as cartas, as pessoas conseguem pagar à vista pelo apartamento que querem comprar. É possível inteirar o valor do imóvel com recursos do FGTS também, se ele for mais barato que R$ 1,5 milhão e residencial. 

Todos aqueles que pagam suas cotas têm a chance de receber o dinheiro para comprar o imóvel. Até o final do prazo definido quando você entra no consórcio, todo mundo deve ser contemplado. 

O consórcio de imóveis do Bradesco funciona dessa forma, com a particularidade de que o fundo é administrado pelo banco Bradesco. Mesmo que os juros não sejam cobrados nesse tipo de crédito, você vai precisar pagar uma taxa mensal em cada parcela pela administração do consórcio. De acordo com o banco, ao aderir ao consórcio:

  • Você pode escolher por quanto tempo vai se comprometer a pagar as cotas.
  • Você pode escolher o valor da carta de crédito ideal para você.

Por isso, você entra em um grupo definido exatamente para as suas necessidades. No Bradesco, você pode entrar em grupos que ainda estão em formação, se não tiver pressa. Ou então se incluir em um consórcio que já existe, ideal para quem quer tentar fazer um lance ou ser sorteado o mais rápido possível. 

Afinal, o consórcio de imóveis compensa? O consultor financeiro Gustavo Cerbasi tira dúvidas sobre esse assunto

Como funciona o consórcio do Bradesco para imóveis?

Se você está pensando em entrar para esse grupo de pessoas, vale a pena entender como funciona o consórcio do Bradesco para imóveis. Trazemos aqui algumas condições do banco:

  • Você pode contratar o consórcio em uma agência ou simular e contratar direto pelo site. Na simulação, você vê quais grupos estão disponíveis para o seu perfil de acordo com suas preferências de prazo, valor do imóvel ou  valor da parcela.
  • Uma vez contratado o consórcio, você precisa pagar a sua cota (prestação) todo mês. 
  • A contemplação é o momento em que você é sorteado para receber a carta de crédito (o valor à vista combinado quando entrou no consórcio). Ou então quando você faz um lance bem sucedido. A contemplação acontece sempre no que chamam de “assembleia”,  uma reunião dos consorciados. 
  • Já com os lances, você pode tentar “comprar” a sua contemplação adiantada, como em um leilão. Você pode usar seu saldo do FGTS neles. 
  • Quando você é escolhido na contemplação, o valor para a compra à vista é lançado na sua conta corrente.
  • Se o valor do imóvel tiver subido desde que você entrou no consórcio, você pode completar esse total com seus próprios recursos ou usando parte do FGTS. 
  • Quando o prazo do consórcio termina, o grupo é dissolvido e é feita a prestação de contas. Se tiver algum valor do fundo de reserva a ser devolvido, o Bradesco vai depositá-lo na sua conta de preferência. 

Vale a pena entrar no consórcio do Bradesco para imóveis?

Felipe Soares, analista de financiamentos imobiliários na Loft , afirma que o consórcio atende bem a um perfil específico de compradores. “Serve para aquele cliente que tem interesse em daqui a alguns anos ter dinheiro para a compra de um imóvel, mas ele não tem o recurso para comprar à vista”, explica. 

Segundo Felipe, ao contrário do financiamento convencional, o consórcio é indicado para quem não tem pressa e nem um imóvel específico em mente. “Ele (o consorciado ideal) não tem um perfil de investidor, que aplica dinheiro em ações. A compra que ele quer fazer é mesmo de um imóvel, e ele precisa fazer uma reserva para quando definir o imóvel que ele vai comprar”, observa. 

Como ver meu consórcio de imóveis no Bradesco?

Você pode ver todos os dados sobre o seu consórcio de imóveis no Bradesco pelo celular ou computador. No portal do banco, você pode ofertar lances, acompanhar datas de assembleias, conferir seus dados, pagar todo o saldo de cotas ainda em aberto ou emitir a segunda via de seus boletos. 

Qual é o regulamento do Bradesco para inadimplentes no consórcio de imóveis?

O regulamento do Bradesco prevê que pessoas inadimplentes no consórcio de imóveis (que deixaram de pagar uma ou mais parcelas) podem ter seus contratos cancelados. Essa decisão é levada à assembleia do consórcio. Caso o cancelamento seja aprovado, o valor pago por essa pessoa fica no consórcio, e vai para o chamado Fundo Comum do grupo. Com isso, esse devedor não vai mais poder ser contemplado com a carta de crédito. 

O Fundo Comum é, basicamente, a reserva de dinheiro principal do consórcio. É dele que saem os valores para as cartas de crédito das pessoas contempladas nos sorteios. É desse montante que sai também o valor de restituição que será paga às pessoas excluídas do consórcio. Ele é alimentado pelas prestações mensais pagas por cada membro do grupo. 

Existe ainda o Fundo de Reserva. Ele recebe um percentual mensal pago por todos que aderiram ao consórcio. O Fundo de Reserva serve para:

  • Cobrir o saldo do Fundo Comum, caso ele não seja suficiente para todas as cartas de crédito de membros do consórcio
  • Pagamento às seguradoras que cobrem a inadimplência de membros do grupo
  • Gastos bancários
  • Gastos com processos judiciais, quando eles são necessários para garantir o funcionamento do consórcio

Qual é o regulamento para resgate no consórcio de imóveis do Bradesco? 

Pelo regulamento do Bradesco, é possível resgatar valores do saldo que sobrou no consórcio de imóveis (chamado de saldo remanescente) no fim do prazo de duração do grupo. Mas isso só vale se você se enquadrar em alguns dos casos abaixo:

  • Consorciados excluídos ou que declararam desistência e não tenham sido contemplados nas assembleias, com direito à divisão do saldo restante no Fundo Comum (com dedução de multa rescisória, prevista no contrato de adesão)
  • Consorciados contemplados que usaram ou não o crédito até a data do fim do consórcio, com direito à divisão do saldo disponível no Fundo Comum e no Fundo de Reserva

Financie no Bradesco com a ajuda da Loft!

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis no Bradesco, é preciso decidir o que vale mais a pena para a realidade da sua família: se o consórcio ou um financiamento bancário. Caso sua escolha seja a segunda opção, conte com a assessoria de crédito imobiliário da Loft para deixar todo o processo mais fácil.

Resolvemos as burocracias do processo junto ao banco, cuidando do seu financiamento do início ao fim. Orientamos você quanto às taxas e condições dos bancos, ajudamos você com a análise de crédito, reunimos documentos, preenchemos formulários e tornamos a assinatura do contrato mais tranquila. Na última etapa, até registramos seu financiamento no cartório de imóveis competente. 

A Loft tem parceria com o Bradesco, e você tem muito mais vantagens financiando com o nosso suporte que indo direto ao banco. A melhor parte é: todo esse serviço personalizado da nossa equipe não tem nenhum custo adicional

Atrás de uma casa nova? A assessoria de crédito imobiliário da Loft deixa tudo mais fácil

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

emprestimo com garantia de imovel e pouco difundido no Brasil

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

Empréstimo com Garantia de Imóvel: saiba como funciona o crédito com juros baixos e prazos longos para pagar

taxa referencial Foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

TR: O que é a Taxa Referencial e qual seu impacto nos contratos de financiamento imobiliário

sala cloffice escritoio armario banheiro lousa geek

Morar com estilo

01 de julho de 2022

Apartamento de 110 m² possui decoração geek, cloffice e banheiro camuflado

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.