Uma das horas mais aguardadas de um financiamento imobiliário é ela: assinatura do contrato com o banco. Isso significa que a instituição se compromete de vez a emprestar o dinheiro que você precisa para tornar viável a compra do imóvel. Mas você sabia que esse não é o último trâmite de um financiamento imobiliário? Para que o vendedor seja pago, é preciso ainda cumprir mais algumas etapas.
Neste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona a emissão, assinatura e registro de um contrato de financiamento. Vamos mostrar como todos esses processos podem ser mais fáceis se você contar com uma assessoria de crédito como a Loft Cred.
- Quando é feita a emissão do contrato de financiamento?
- Quanto tempo leva até a assinatura do contrato de financiamento?
- Como funciona a assinatura do contrato com a Loft Cred?
- Quais são os cuidados necessários na hora de assinar o contrato de financiamento?
- O que é o registro do contrato e para que serve?
- Como tornar mais fácil o registro do contrato de financiamento com a Loft Cred
Quando é feita a emissão do contrato de financiamento?
A emissão do contrato de financiamento com o banco é uma das últimas etapas da operação de crédito, mas não é a última. Depois de firmar o documento, junto com o comprador e com o banco credor, você ainda vai precisar:
- Pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (o ITBI)
- Levar o contrato ao Cartório de Registro de Imóveis onde o apartamento tem sua matrícula
- Pagar as despesas cartoriais
- Efetuar o registro da operação na matrícula do imóvel
- Levar o contrato e o documento de matrícula do imóvel atualizada de volta ao banco, para que o crédito seja liberado
Por outro lado, ao assinar o contrato, você já passou (e foi bem sucedido) pelas seguintes etapas:
- Análise de crédito (primeira etapa, na qual o banco avalia se você tem renda suficiente e um bom histórico de pagamentos para confiar em você)
- Avaliação do imóvel (feita por uma empresa de engenharia, que emite um laudo com o valor do imóvel e outros aspectos técnicos sobre o apartamento)
- Análise jurídica (verificação de documentos e formulários enviados ao banco)
Quanto tempo leva até a assinatura do contrato de financiamento?
De acordo com Rafael Godoi, especialista em crédito imobiliário da Loft Cred, em um processo de negociação com o banco sem pendências a resolver, a assinatura do contrato demora mais ou menos 30 dias desde o primeiro contato com a instituição. É claro que esse tempo pode variar de acordo com o perfil do cliente e com eventuais questões que surjam durante o processo.
Como funciona a assinatura do contrato com a Loft Cred?
Com a Loft Cred, a assinatura do contrato é mais fácil: você pode fazê-la sem sair de casa. O contrato é enviado até você, através de um portador. A exceção vai para o banco Bradesco, que segundo Rafael Godoi, exige a presença do cliente na agência para assinatura. De qualquer forma, esse agendamento também é feito pela nossa equipe.
“O portador retira o contrato no jurídico e envia para a imobiliária ou pra casa do comprador, ou do vendedor. Para onde eles escolherem assinar. No caso do Bradesco, a Loft Cred organiza a assinatura na agência onde o comprador tem a conta”, explica Rafael.
Depois disso, a Loft Cred recolhe as vias do contrato, a procuração do banco e a via do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que você já terá pago. Nosso time é quem emite a guia de pagamento desse imposto para você.
Toda essa documentação será levada ao Cartório de Registro de Imóveis competente. Assim, a transação e a alienação fiduciária (propriedade do banco sobre o imóvel) serão registradas na matrícula do imóvel. Esse procedimento abre caminho para que o banco finalmente libere o dinheiro do financiamento na conta do vendedor.
Quais são os cuidados necessários na hora de assinar o contrato de financiamento?
Rafael Godoi, do time da Loft Cred, aponta os principais cuidados na hora de assinar seu contrato. Segundo ele, é preciso ficar atento principalmente às informações pessoais que o banco coloca no documento. Geralmente, o contrato tem 30 páginas – a maioria falando de cláusulas gerais do serviço que a instituição financeira vai prestar. É ao quadro-resumo, de mais ou menos duas páginas, que você tem que dedicar sua atenção.
“Como é um contrato de adesão, a maioria das cláusulas fala realmente do que você está aderindo no financiamento imobiliário. É preciso prestar atenção se os dados de quem está vendendo e comprando estão corretos e se os valores estão corretos, uma vez que você registra o contrato como se fosse uma escritura pública. Aí você não vai mais mudar os valores que estão aí”, explica.
Segundo Rafael, se um dado menor estiver errado, é possível até fazer uma correção do contrato sem estorná-lo, mas isso pode atrasar o processo de financiamento. “O cartório vai devolver dizendo que seu nome está errado, por exemplo. Aí a gente faz uma uma pequena correção através de um ‘em tempo’, ou de um instrumento de aditivo”, destaca.
Ao financiar com a Loft Cred, você conta com especialistas na hora de tirar qualquer dúvida sobre qualquer cláusula do contrato. Se aparecer um erro nos papéis, você pode ficar tranquilo: é a nossa equipe que solicita qualquer correção ao banco.
O que é o registro do contrato e para que serve?
O registro do contrato é uma parte essencial do financiamento de imóvel: sem ele, a compra do imóvel não será válida e a propriedade do imóvel não será transmitida. Para que ele seja feito, é preciso comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis responsável pela área onde está localizado o imóvel – onde ele tem sua matrícula registrada.
Com o comprovante de pagamento do ITBI e o contrato assinado, o cartório vai atualizar as informações na matrícula do apartamento. Lá, passará a constar que a propriedade não é mais do vendedor, e estará alienada ao banco que concedeu o financiamento. Essa alienação só será retirada quando você zerar o saldo devedor do imóvel.
Esse serviço cartorial tem custos, que variam de acordo com a sua localização. Especialistas recomendam que você guarde 5% do valor total do imóvel para a soma do ITBI e das despesas cartoriais. Alguns bancos também aceitam incluir esse valor no crédito aprovado.
Uma vez feito o registro, é preciso enviar de volta ao banco a via do contrato registrado e a matrícula do imóvel atualizada. Assim, ele poderá liberar o dinheiro ao vendedor e concluir o processo.
Para a compra de imóvel financiado, você não precisa fazer uma escritura pública. O contrato de financiamento já cumpre essa função, e só precisa ser registrado no cartório competente.
Como tornar mais fácil o registro do contrato de financiamento com a Loft Cred
A Loft Cred é uma assessoria de crédito imobiliário que cuida de todo o seu processo de financiamento junto ao banco – do início ao fim. Isso inclui a emissão, assinatura e registro de contrato no cartório. Nossos profissionais acompanham essas etapas e garantem que a operação de crédito seja menos burocrática e mais tranquila para você. Nosso time:
- Organiza a assinatura do contrato na agência bancária ou envia o documento para que você assine em casa
- Emite a guia do ITBI junto à prefeitura da sua cidade
- Registra o contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis competente
- Devolve o documento registrado ao banco
- Aguarda a liberação dos recursos pelo banco
Caso algum problema ou pendência surja no final desse caminho, nossa equipe estará disponível e mobilizada para resolvê-los. A assistência da Loft Cred é gratuita para os clientes e garante orientação especializada desde a análise de crédito. Ao financiar direto com os bancos, você não terá esse suporte, que deixa toda a operação mais segura e rápida.
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