Todo comprador faz, de alguma forma, uma avaliação do apartamento no qual está interessado. É assim que verifica se aquela propriedade satisfaz suas necessidades e se está em ordem. Em um financiamento imobiliário, porém, é preciso também fazer uma análise mais técnica: a vistoria do imóvel é uma condição dos bancos para fazer negócio. Normalmente, é conduzida por empresas de engenharia especializadas nesse serviço.
Neste artigo, vamos explicar como funciona essa vistoria de imóvel para financiamento, como ela é feita e quais são os detalhes observados. Vamos também entender qual é a importância dessa avaliação para a operação de crédito, quanto ela custa e como resolver possíveis inconsistências na vistoria.
O que é a vistoria de imóvel para financiamento imobiliário?
A vistoria de imóvel em um financiamento é uma etapa que normalmente vem depois de o cliente ser aprovado na análise de crédito, e pode ser conduzida junto com a análise jurídica (dedicada à documentação do vendedor, comprador e do imóvel). Ela serve para atestar que o imóvel escolhido é habitável, e determinar o seu valor estimado, através de um laudo. Esse documento é assinado, em geral, por empresas de engenharia.
Essas empresas são parceiras dos bancos, que as convocam especialmente para fazer esse tipo de análise. Para o banco, esse laudo é fundamental para dar mais segurança ao financiamento. Afinal, o imóvel que vai ser comprado será usado também como garantia para a operação de crédito. Em caso de inadimplência do cliente, esse apartamento pode ser leiloado e servir para o banco “cobrir” a dívida em aberto.
Como é feita a vistoria do imóvel?
Normalmente, é a própria empresa de engenharia parceira do banco que entra em contato com o cliente ou com o vendedor. Ela agenda o melhor dia para que um profissional vá até o apartamento avaliá-lo. Mas hoje, graças à tecnologia, essa avaliação pode também ser feita de maneira totalmente remota:
Avaliação remota do imóvel
Nesse caso, não é preciso que um engenheiro vá até o apartamento. “Ele olha a documentação providenciada e o valor de mercado dos imóveis na região.
Presencial
Um engenheiro credenciado e vinculado ao banco vai até o imóvel. Ele verifica sua estrutura e se ela está suficiente para oferecer uma boa garantia para o banco, e emite um laudo com o valor do imóvel.
A diferença entre uma modalidade e outra, é que a avaliação remota tende a vir com um valor de mercado menor que a inicial. De qualquer forma, em ambas, um laudo vai ser emitido com as informações necessárias para o banco. Elas são colhidas a partir de metodologia definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os aspectos observados estão:
- Condições estruturais do imóvel
- Tamanho do apartamento
- Estado de conservação
- Verificação de possíveis vícios de construção
- Condições de salubridade e funcionalidade.
Quais são os problemas que podem surgir na vistoria do imóvel?
Alguns problemas podem aparecer nessa etapa do financiamento imobiliário. É comum que apareçam discrepâncias entre o valor do imóvel declarado pelo vendedor e o apurado pelo engenheiro, por exemplo. Mas isso pode ser contestado pelo cliente.
Hoje você tem a possibilidade de revisão do laudo de avaliação. Aí eu peço para a engenharia do próprio banco para revisar esse valor. Dentro da tarifa que você pagou pela avaliação, você tem direito a uma segunda vistoria, de outra empresa de engenharia credenciada. E aí o imóvel acaba ficando com o valor enquadrado.
Outro problema comum ocorre quando o banco identifica divergências entre informações da matrícula do imóvel e o laudo da empresa de engenharia. Por exemplo: a finalidade da propriedade e a área do apartamento.
Pode acontecer de o documento informar que o imóvel é para fins residenciais, e quando o banco vai até o local, existe ali um comércio. Ou então você vai até o imóvel e descobre que ampliaram a metragem dele, e isso não está documentado. Essa informação precisa ser regularizada, senão o banco não consegue prosseguir com a operação.
Obras em curso podem fazer com que o imóvel seja classificado como “inabitável” pelo banco, e atrasar a assinatura do contrato. Por isso, é preciso tomar cuidado com elas. Normalmente, recomendamos que todos os materiais sejam guardados e o imóvel esteja limpo para o engenheiro vistorirar.
Qual é a taxa de vistoria de imóvel para financiamentos?
A taxa paga pelos clientes aos bancos varia entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil, dependendo da instituição. Mas ela não inclui apenas a vistoria do imóvel.
Você não paga só pela vistoria. Geralmente, o banco chama de custo de avaliação da garantia. Nesse custo está a vistoria e também aquela análise jurídica que ele está fazendo. Esse valor normalmente é pago pelo próprio comprador.
Percorremos as páginas dos principais bancos do país para identificar os custos de cada um deles. Confira abaixo:
- Caixa: R$ 3,1 mil
- Banco do Brasil: R$ 3,1 mil
- Itaú: R$ 3,4 mil
- Santander: R$ 3,3 mil
- Bradesco: R$ 3,1 mil
Como funciona a vistoria de imóvel em cada banco?
A vistoria de imóveis costuma ser semelhante em cada um dos bancos. Em geral, uma empresa de engenharia entra em contato com o número cadastrado pelo cliente, combina com a imobiliária, com o vendedor ou com o comprador um dia para a visita técnica e emite um laudo após ir até o imóvel.
Existem pequenas alterações nesse processo de um banco para outro. A vistoria do imóvel para um financiamento da Caixa, por exemplo, é feita depois de iniciada a análise jurídica, segundo uma cartilha do banco. Já no Itaú, essas duas análises (sobre os documentos e sobre o imóvel) são paralelas. Em outros bancos, a vistoria vem antes da verificação de documentos do vendedor, do comprador e do apartamento.
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