Talvez você seja do grupo de pessoas que (assim como eu), depois de algumas centenas de dias de pandemia trancado em casa, decidiu que precisava se mudar, ou pelo menos, mudar alguma coisa! Independente se você embarcou na aventura de um novo lar doce lar para chamar de seu, se não aguenta mais olhar para a parede da sua sala ou se usava sua casa “apenas para dormir” e nem sabia dizer qual era cor das paredes, bem vindo(a)! Eu estou aqui para te ajudar!
Não tem como questionar que a nossa casa mais do que nunca ganhou um papel central no cotidiano de todos. Como efeito direto da pandemia de COVID-19, passamos a ficar mais tempo nesse espaço e muitos se questionaram: “como eu consegui viver tanto tempo desse jeito?”
Acredite ou não, a cor que você escolhe para as suas paredes tem grande responsabilidade nisso e, consequentemente, possui um grande potencial de mudar o clima de qualquer ambiente. Pintar as paredes é a forma mais fácil (e barata) de garantir aquele ar renovado para qualquer cômodo! E, ao utilizar cores de forma mais estratégica dentro da sua casa, é possível, inclusive, brincar com algumas ilusões ópticas capazes de mudar a percepção do espaço ou até mesmo direcionar algumas sensações. Pegue um café, desligue as notificações por alguns minutos e bora lá pra essas dicas!
O lugar onde você escolhe pintar pode fazer total diferença
Sim, o local onde você decide pintar e a temperatura da cor que você escolhe fazem total diferença no resultado final do seu cômodo. Hoje em dia, com o Google a nosso favor, é bastante fácil achar esqueminhas que dão um direcionamento sobre como fica o resultado do ambiente ao pintar determinadas paredes. Por exemplo: se você mora em um espaço com espaços pequenos e quer ter a sensação de cômodos maiores, a solução é deixar a ousadia das cores para itens de decoração e focar em pintar todo o ambiente em um tom neutro uniforme (de preferência mais claro), como branco ou tons de off-white que possuam a pigmentação mais puxada para o amarelo. Cores assim tendem a refletir mais luz e, quanto mais luz a cor refletir, mais os limites das paredes “somem” visualmente e o ambiente parece maior.
Nesse caso, eu sugiro fugir de cores off-white com pigmentação cinza e azul, como tintas “gelo”, pois elas acabam absorvendo luz ao invés de refletir e a estratégia de deixar o ambiente mais amplo perde força, podendo até passar a sensação de um ambiente ainda menor! Se você possuir mais espaço ou se o seu cômodo tiver proporções fora do comum, é possível criar um equilíbrio com as cores sem grandes problemas, seguindo o esquema abaixo.
Independente da sua intenção ao pintar qualquer ambiente, é sempre bom ter em mente que, como regra geral, as cores quentes (vermelhos, amarelos e laranjas) tendem a fazer o espaço parecer menor, enquanto cores frias (azul e verde) tendem a fazer o espaço parecer maior.
Dê destaque às paredes com cores
Eu gosto muito de usar essa estratégia nos meus projetos, pois acho que ela sempre ajuda a dar um direcional visual para o cômodo. Trata-se basicamente de pintar a parede que abriga o elemento de destaque do ambiente com uma cor diferente das outras. Por exemplo: se for um quarto, o layout ideal é que ao abrir a porta, você veja a cabeceira da cama (elemento de destaque). Se for uma sala, ao entrar no cômodo pela sua porta principal, idealmente você deveria ver o sofá e a parede de destaque seria a superfície onde estão as costas desse sofá.
Essa estratégia ajuda a centralizar a atenção, gera a primeira impressão do ambiente, torna o espaço mais convidativo e passa a sensação de aconchego, principalmente quando colocamos nessa parede itens que convidam as pessoas a se sentar ou deitar.
A cor dessa parede pode ser mais forte ou menos saturada, o importante é que seja diferente das demais paredes do ambiente. Para reforçar ainda mais essa superfície como ponto focal, é possível caprichar no décor desse espaço com quadros ou almofadas. É um convite instantâneo para qualquer um que entre no espaço!
Use a tecnologia a seu favor
Por favor! Bora aproveitar que estamos em pleno 2022, temos computadores do tamanho dos nossos bolsos e o metaverso está praticamente batendo na nossa porta. Vamos tirar proveito disso! Hoje existem diversas soluções tecnológicas que permitem que você simule as cores no seu ambiente, monte paletas ou estude o círculo cromático. Para os apps de realidade aumentada, vale lembrar que o resultado final pode variar um pouco, mas ainda sim, é uma super ferramenta na hora de visualizar como o ambiente vai ficar com uma cor em específico. Seguem os meus apps queridinhos.
Quando falamos de círculo cromático, um app que eu acho muito bom é o mColorWheel (IOS): ele é de graça e bastante prático. Você consegue regular as cores ou inserir um código de uma cor específica e ele puxa para você o círculo cromático correspondente.
Quando falamos de paleta de cores o meu favorito é o Pantone Studio, que também é um app gratuito e tem o poder de transformar suas fotos em paletas de cores que você pode editar. É bem legal para testar rapidamente combinações com base em imagens ou padrões de cores que você gosta. Depois é só achar itens compatíveis no mundo físico.
Para simuladores de realidade virtual, tanto a Coral quanto a Suvinil possuem aplicativos para celular com essa funcionalidade. O app da Suvinil é mais burocrático, pois te obriga a fazer um cadastro antes de usar, enquanto o da Coral consegue ser mais mão na massa, já permitindo o uso das funcionalidades do aplicativo logo que você baixa. Se você tem preguiça de preencher cadastros como eu, sugiro o app da Coral.
Espero que essas dicas tenham te inspirado e colocado aquela vontade de pintar a parede da sua casa por aí!
Deixe seu comentário