Corretor de imóveis digital: tudo o que você precisa saber para ter sucesso na área

Compartilhar a notícia

Quer ser um corretor de imóveis digital? Confira neste artigo as habilidades necessárias para se destacar na profissão.

08 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de abril de 2024 8 min de leitura

A transformação digital chegou a todas as áreas. Hoje, quem não se adapta e não acompanha as inovações acaba ficando para trás e não aproveitando todas as oportunidades que a tecnologia tem a oferecer.

Por isso, quem trabalha no setor imobiliário precisa ficar atento a essas mudanças que estão chegando. Ser um corretor de imóveis digital é uma necessidade diante das transformações do mundo profissional moderno e do surgimento de novas tecnologias.

Para acompanhar essa sociedade que se comunica, trabalha, consome conteúdos e compra de acordo com as demandas oferecidas pela internet, preparamos dicas de como ser um corretor de imóveis digital. Confira as dicas para se adaptar a essa nova rotina e atingir o sucesso!

O que é um corretor de imóveis digital?

O corretor de imóveis digital é o profissional que compreende as mudanças do setor que vieram com as transformações tecnológicas. Ele se apoia em ferramentas e softwares capazes de oferecer inteligência de mercado para obter resultados otimizados.

Dessa forma, esse profissional está inserido em um cenário tecnológico no qual ele precisa fazer negócios considerando a jornada de venda digitalizada. Ou seja, ele usa a tecnologia para cuidar da estratégia de atração e de retenção de clientes.

Assim, as oportunidades de negócio se ampliam no mercado imobiliário, e o corretor de imóveis digital precisa se adaptar a esse novo cenário.

Novo perfil de corretor

Esse novo perfil de trabalho, com foco no digital, está presente em diversos setores. Tanto que o Fórum Econômico Mundial identificou em seu estudo sobre o futuro do trabalho que as profissões baseadas em tecnologia com a habilidade humana de vendas estão em tendência de crescimento.

Sendo assim, o profissional que entende a importância da tecnologia ganha destaque no setor imobiliário e forte presença no digital, ganhando capacidade de resiliência, adaptabilidade e  se adequando ao comportamento do consumidor.

Sendo assim, o novo corretor de imóveis vem com a tarefa de se aprimorar, conhecer softwares que facilitam a gestão e os processos para obter soluções inovadoras, fidelizar clientes e resolver problemas que não existem no modelo tradicional de trabalho.

Antes, o boca a boca e o contato presencial eram o mais importante. Hoje, eles fazem parte de uma estratégia maior, que compreende uma jornada de compra, o cliente digital e relatórios de inteligência – tudo automatizado.

O papel do corretor na transformação digital da imobiliária

Hoje em dia, a comunicação com um possível comprador não depende apenas de ligações telefônicas e está fortemente impactada pelo mundo digital, trazendo agilidade e acessibilidade para ambos.

Nesse caso, o papel do corretor na transformação digital é aproveitar todo o potencial que ela oferece para levar à imobiliária novos insights e fechar mais vendas.

Uma vez que esse profissional tem todo o aparato tecnológico em mãos, ele precisa trabalhar com foco em otimizar processos, incentivando toda a equipe a aproveitar tudo o que a transformação digital tem a oferecer: softwares, ferramentas de gestão e muito mais.

Com o uso de um CRM que faz integração de portais, por exemplo, toda a rotina é otimizada, uma vez que todas as informações ficam reunidas em um só local e são atualizadas em tempo real, bastando um clique para ter tudo à disposição do corretor e do gestor.

As opções são muitas, e estar sempre atento às inovações é essencial para ser um profissional de sucesso e ajudar a equipe a crescer.

Como o corretor de imóveis deve se preparar para a onda digital?

A imobiliária digital já é uma realidade, e os corretores de imóveis devem saber se orientar nesse novo mercado. Uma das formas de estar sempre atualizado é fazer networking com colegas de profissão, trocando informações e estimulando o crescimento do setor.

Mas essa é apenas uma das opções, confira a seguir como transformar a prática profissional com as novas tecnologias.

Use o ambiente digital para negociações

Com o auxílio da tecnologia, é possível facilitar negociações e otimizar processos de compra, venda e locação, aumentando a produtividade.

Para imobiliárias, uma das melhores formas de fazer isso é contratando um CRM. Com ele, é possível usar aplicativos, recursos e plataformas para agilizar a entrega de ofertas e atender às novas necessidades do consumidor e do mercado imobiliário.

Essas plataformas inteligentes também facilitam a abordagem dos clientes de forma assertiva. Por meio do funil de vendas, elas acompanham a jornada de compra e facilitam a vida do corretor de imóveis digital ao saber em que estágio a pessoa se encontra.

Adote ferramentas de gestão

CRM imobiliário é uma das melhores ferramentas para cuidar da gestão e melhorar os processos internos da empresa, oferecendo um diferencial aos gestores e corretores.

Com o auxílio de um software, as tarefas rotineiras ficam mais bem organizadas e otimizadas, diminuindo o retrabalho e os erros básicos. Desse modo, a equipe fica mais focada nas questões estratégicas, analisando dados e estatísticas dos processos de venda.

Automatize atividades repetitivas

O ritmo acelerado do mercado exige a energia dos corretores no setor imobiliário, com o foco em captar novos negócios e reter clientes enquanto atraem oportunidades em ascensão.

Por isso, usar as soluções tecnológicas como aliadas pode ajudar na automação de processos repetitivos que não devem tomar muito tempo dos colaboradores. Assim, outra forma de aproveitar as soluções digitais nas imobiliárias é com a simplificação de processos.

Com softwares especializados, gestores e corretores podem reduzir ineficiências e tornar o dia a dia de trabalho muito mais produtivo.

Ofereça um atendimento ágil e eficiente

Quando falamos em mundo digital, não podemos nos esquecer da rapidez com que as informações surgem. Não é à toa que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à agilidade e à eficiência do atendimento.

Para um corretor de imóveis digital, se apoiar em ferramentas que promovem uma melhor experiência ao cliente no momento do atendimento é essencial para atender às suas necessidades.

Uma ótima opção de investimento são os chatbots. Eles são assistentes virtuais, muitas vezes integrados a um CRM, e fazem um atendimento humanizado enquanto coletam dados importantes.

Esse programa enriquece a quantidade de informações que sua empresa terá do cliente e oferece respostas eficientes de acordo com os questionamentos mais frequentes por meio da inteligência artificial.

Invista na mobilidade tecnológica

A mobilidade é um fator muito importante para o corretor de imóveis digital. É impossível exercer a profissão o tempo todo dentro do escritório. Atender clientes presencialmente e visitar imóveis faz parte da profissão, então é essencial ter ferramentas que ajudam nesse processo.

Por meio do apoio tecnológico, como aplicativos de celular, é possível oferecer  facilidade de acesso a informações de imóveis e de clientes pela tela do celular e de forma automática. Isso quebra as barreiras do escritório físico e promove a autonomia e a assertividade, já que o acesso aos dados pode ser feito de forma remota com atualização em tempo real.

Como o Vista CRM ajuda o corretor de imóveis digital

Vista CRM é um sistema completo para imobiliárias, com integrações a portais, organização dos estágios no funil de vendas, otimização da gestão de equipes e acompanhamento de indicadores.

Dessa forma, o software também permite a melhoria no atendimento por meio de uma interface simples, layouts personalizados, gestão automatizada e otimização de todo o gerenciamento da imobiliária e da equipe.

Para o corretor de imóveis digital, o Vista CRM oferece a atualização e a consulta de dados a imóveis e a clientes em tempo real. Assim, quando ele estiver no escritório, todas as informações estão disponíveis no desktop, mas quando precisar sair, o Vista Mobile tem todas as funcionalidades de modo portátil por meio do aplicativo.

Ou seja, é possível que o corretor acompanhe tudo por meio do smartphone, evitando erros principalmente no que se refere ao espelho de vendas e à atualização sobre unidades que não estão mais disponíveis.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.