Buscar uma cidade para se viver pode ser uma missão difícil, pois é preciso colocar na balança todos os prós e contras do local. Para tanto, é necessário conhecer profundamente sobre o município, como sua história, infraestrutura e comodidades.
Nesse contexto, quem procura mais qualidade de vida e proximidade com a capital paulista, pode considerar viver em Cotia. Afinal, essa cidade oferece essas condições aos seus moradores, e uma rica história e atrações interessantes de lazer e compras.
Quer saber mais sobre Cotia? Então continue a leitura e conheça os principais aspectos desse município paulista!
Onde Cotia fica localizada?
Cotia se encontra na microrregião de Itapecerica da Serra que, por sua vez, está localizada na zona sudoeste da região metropolitana de São Paulo. A cidade está às margens do rio Cotia, que é um afluente do Rio Tietê.
Com uma população de mais de 270 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é constituído também pelo distrito de Caucaia do Alto. Nesse sentido, vale ressaltar que Cotia possuía outros distritos.
Porém, Jandira, Itapevi e Vargem Grande Paulista, originalmente conhecido como Raposo Tavares, foram desmembrados para formar novos municípios. Esse processo de evolução e crescimento reflete a vitalidade e a transformação contínuas de Cotia ao longo dos anos.
Com sua localização estratégica e rica história, a cidade se posiciona como um refúgio que equilibra as conveniências urbanas com a serenidade rural. Por esse motivo, ela é um destino atrativo para aqueles que buscam mais qualidade de vida nos arredores da capital de São Paulo.
Qual é a história da cidade?
Você já situou onde fica Cotia, mas qual será a história por trás dessa cidade? Conhecer como o município surgiu é uma forma de entender a evolução dele e perceber se a localidade tem os aspectos que você procura para a nova moradia.
Portanto, a seguir, confira os principais eventos que envolvem a criação do município de Cotia!
Rota dos tropeiros
A história de Cotia começa no início do século XVIII, quando a região serviu de refúgio para viajantes que buscavam explorar o interior de São Paulo e a região Sul. O município teve sua origem como pouso de tropeiros e animais de carga que transportavam mantimentos.
Capela Nossa Senhora de Monte Serrate
A partir de sua função de repouso para os desbravadores do país, em 1713, o local recebeu uma capela dedicada à Nossa Senhora de Monte Serrate. Com a construção, surgiu uma pequena povoação aos arredores da construção, que se tornou fundamental para o nascimento de Cotia.
Nome Cotia
O nome Cotia tem suas raízes na língua indígena e está associado à sinuosidade dos caminhos da região, que se assemelhavam aos trajetos traçados pelos roedores conhecidos como cutias. No entanto, a cidade passou por diversas transformações ao longo de sua história, recebendo diferentes denominações.
Entre as antigas nomeações estão Capela do Monte Serrate de Cotia e Caminho de São Tomé, atribuídas por jesuítas e primeiros habitantes. Contudo, os indígenas mantiveram sua própria designação, chamando-a de Acoty.
Crescimento
A partir de 1750, Cotia desempenhou um papel crucial no cenário histórico e geográfico do estado, servindo como um posto avançado natural para defesa e abastecimento da região. Com isso, a cidade experimentou um rápido crescimento.
Apesar disso, o município enfrentou desafios significativos durante o final de 1800, perdendo habitantes para localidades vizinhas, como Itapecerica da Serra. Esse movimento ocorreu porque a rota do café evitou a inclusão de Cotia, por considerá-la uma área improdutiva e de difícil acesso.
Entretanto, esse período de isolamento foi seguido por um retorno importante ao desenvolvimento da cidade. Em 1906, a Companhia Imperial de Emigração Nipônica enviou técnicos ao Brasil para explorar áreas rurais para agricultores japoneses.
Assim, em 1907, o estado de São Paulo concordou em receber 3 mil imigrantes japoneses até 1910, incluindo Cotia. O navio Kasato Maru chegou em 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros imigrantes que iniciaram a agricultura na cidade.
Com isso, a imigração japonesa impulsionou o desenvolvimento econômico, levando à fundação da Associação da Comunidade Japonesa, em 1916. Nesse mesmo período, houve a criação da primeira escola agrícola do Brasil, no bairro Moinho Velho.
Cidade das Rosas
Cotia já foi conhecida como a “Cidade das Rosas” devido à Fazenda Roselândia, fundada em 1933, que era especializada no cultivo e comércio de rosas e outras flores exóticas. Com o passar do tempo, a área entrou em processo de loteamento para a criação de um condomínio — e a transição acarretou a perda do significado associado a essa denominação.
Revitalização
Nos anos 70, Cotia passou por um processo de revitalização com a instalação de indústrias ao longo da Rodovia Raposo Tavares. Dessa maneira, a cidade teve mais um crescimento notável, superando a média do estado de São Paulo em termos de população.
Além disso, o município atraiu migrantes, especialmente do Norte, Nordeste e Minas Gerais, contribuindo mais para seu crescimento.
Desafios
Apesar dos desafios enfrentados durante a década de 90, como a violência e o crescimento desordenado, Cotia conseguiu superar essas adversidades. Logo, a jornada histórica rica e diversificada fez da cidade um refúgio próximo à capital paulista.
Como é a infraestrutura do município?
Para entender como é morar em Cotia, é preciso conhecer os principais aspectos da infraestrutura do local. Isso trará uma dimensão do que a cidade é capaz de proporcionar aos seus moradores, não é mesmo?
Na sequência, veja os principais pontos que envolvem a infraestrutura de Cotia!
Educação
A cidade valoriza a educação, oferecendo uma variedade de escolas públicas e privadas que atendem a diferentes faixas etárias, e instituições de ensino superior. Então os moradores podem contar com bons colégios e faculdades que contribuem para a formação de cidadãos preparados.
Saúde
Cotia tem uma infraestrutura de saúde bem estabelecida, com hospitais e clínicas públicas e particulares. Esses estabelecimentos desempenham um papel vital no atendimento às necessidades médicas da população, desde serviços emergenciais até tratamentos especializados.
Comércio e serviços
A infraestrutura comercial de Cotia abrange desde centros de compras até pequenos estabelecimentos locais. Com isso, os moradores têm acesso a uma ampla variedade de lojas, como as especializadas em roupas, eletrônicos e outros produtos, incluindo supermercados.
Além disso, a presença de agências bancárias garante a conveniência das transações financeiras e acesso a serviços relacionados.
Cultura e lazer
Espaços culturais, como teatros e centros de arte, promovem exposições, espetáculos e eventos que enriquecem a vida cultural dos moradores de Cotia. Já para o lazer ao ar livre, os parques e praças proporcionam ambientes ideais para atividades recreativas, caminhadas e momentos de relaxamento em meio à natureza.
Saneamento básico
O abastecimento de água potável é assegurado por um sistema de distribuição eficiente, garantindo que os moradores tenham acesso à água de qualidade. A cidade também investe no sistema de esgoto que contribui para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Patrimônio histórico
A preservação do patrimônio histórico é uma característica marcante de Cotia. A Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate é um exemplo da arquitetura colonial e um símbolo da rica história da cidade. A conservação desses locais proporciona uma conexão com o passado e enriquece a identidade local.
Desenvolvimento urbano
Cotia demonstra um planejamento urbano eficaz, por meio da expansão de bairros residenciais bem projetados e da criação de zonas industriais. Esse aspecto promove o desenvolvimento equilibrado da cidade, atendendo às necessidades da população, enquanto mantém uma qualidade de vida atraente.
Como é a mobilidade em Cotia?
Outra preocupação de quem deseja saber como é viver em determinada cidade é a mobilidade urbana, certo? Nesse caso, é preciso saber como é constituída a infraestrutura de transporte para entender se há qualidade na locomoção no local.
Na prática, a mobilidade em Cotia apresenta iniciativas de planejamento urbano que visam facilitar o deslocamento dos moradores e visitantes pelo município.
Entenda como funciona essa questão!
Infraestrutura viária
Cotia possui uma rede de estradas, ruas e avenidas bem desenvolvida, com boa pavimentação e sinalização, conectando diferentes partes da cidade. Nesse contexto, a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) é a principal via que atravessa Cotia, proporcionando acesso rápido a outras cidades da região, em especial, a São Paulo.
Transporte público
O transporte público desempenha um papel crucial na mobilidade da cidade, que conta com ônibus municipais e intermunicipais. As linhas oferecidas conectam diversos bairros e localidades, proporcionando alternativas para aqueles que não utilizam veículos particulares.
As linhas são projetadas para atender às necessidades de deslocamento diário dos moradores, incluindo trajetos até áreas comerciais, instituições de ensino e centros de saúde.
Ciclovias e ciclofaixas
Cotia iniciou o investimento em infraestrutura para ciclistas e pedestres. Para isso, ciclovias e faixas compartilhadas foram implementadas para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e saudável.
Essas vias oferecem uma opção segura para ciclistas e pedestres, contribuindo para a redução do tráfego de automóveis e promovendo um estilo de vida mais ativo.
Planejamento urbano
O planejamento urbano é outro aspecto que influencia a mobilidade em Cotia. A criação de bairros residenciais próximos a centros comerciais e serviços reduz a necessidade de longos deslocamentos diários. Além disso, a concentração de serviços e comércio em áreas estratégicas facilita o acesso e minimiza o uso de trajetos desnecessários.
Integração regional
A mobilidade em Cotia também está relacionada ao contexto regional. A proximidade de outras cidades da região metropolitana de São Paulo permite que os moradores acessem facilmente essas áreas para trabalho, estudo ou lazer.
Desafios e melhorias
Apesar das iniciativas positivas, desafios como congestionamentos em horários de pico e a necessidade de mais investimentos em transporte público são enfrentados por Cotia. No entanto, em geral, a cidade busca promover uma mobilidade eficiente e diversificada.
Cotia é uma cidade segura?
Mais um ponto de atenção ao escolher uma cidade para se viver é a segurança. Em Cotia, a administração implementa uma série de medidas para garantir um ambiente protegido aos moradores e visitantes.
A presença policial é notável, com a presença das forças da Polícia Militar e Civil. Além disso, a cidade promove programas de prevenção em segurança, a fim de conscientizar a população. Nesse contexto, é possível obter orientações sobre proteção domiciliar, cuidados ao sair de casa e práticas de trânsito seguras.
A iluminação pública adequada é mais uma preocupação do município, pois áreas bem iluminadas costumam dissuadir atividades criminosas. Por esse motivo, é possível constatar que a prefeitura investe na manutenção e expansão da iluminação em ruas e espaços públicos, o que colabora com a segurança.
Como é o lazer no município?
Você já conheceu questões básicas, como infraestrutura, mobilidade e segurança, mas a escolha de um município para viver deve considerar seus momentos de lazer, concorda? Ao optar por Cotia, é possível contar com diversas opções de lazer para moradores e visitantes.
Confira algumas das principais atrações da cidade!
Thermas da Mata
O Thermas da Mata é um parque aquático que oferece uma experiência tropical com a Praia da Mata, na qual os visitantes podem desfrutar do lazer em suas águas quentes e areia. Há outras atrações, como toboáguas, piscinas de águas quentes, brinquedos para crianças e tirolesa.
Parque Cemucam
Esse parque urbano, com uma vasta área verde, é ideal para os amantes da natureza. Ele oferece trilhas, lagos, piqueniques, playgrounds, campos de futebol e uma ciclovia, proporcionando uma variedade de atividades ao ar livre.
Templo Budista Zu Lai
O Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina e apresenta uma arquitetura deslumbrante inspirada na dinastia Tang. O local conta com áreas de meditação e abriga uma estátua de Buda de jade e oferece jardins e lagos serenos.
Sítio do Mandu e Sítio do Padre Inácio
Esses sítios são exemplos da arquitetura bandeirista do século XVII, com construções históricas em taipa de pilão e pau-a-pique. Ambos são tombados e oferecem uma visão fascinante da trajetória de desenvolvimento da região.
Cachoeira da Graça
Localizada na Reserva Florestal do Morro Grande, a Cachoeira da Graça é um ponto de encontro com a natureza. Outro atrativo é a existência de um sítio que oferece uma área de lazer com campo de futebol, área para vôlei, churrasqueira e piscina.
Kartódromo Internacional Granja Viana
Esse kartódromo é conhecido no Brasil por ter uma das melhores pistas do país. Assim, o visitante pode aproveitar a oportunidade de vivenciar a emoção do kartismo em um circuito bem projetado e com infraestrutura completa.
Gastronomia
Em Cotia, é possível aproveitar uma ampla variedade gastronômica, com opções para todos os gostos. Por exemplo, você pode degustar cachaças e petiscos ou usufruir de um ambiente descontraído com música ao vivo.
A cidade também conta com comida italiana autêntica, opções de churrasco e culinária japonesa, entre outras opções.
Compras
Diversos shoppings e galerias comerciais oferecem uma variedade de lojas, entretenimento e opções de alimentação aos moradores. Entre esses estabelecimentos, estão:
- Shopping Granja Vianna;
- Open Mall The Square;
- Best Center Cotia;
- Poupa Shopping;
- Pátio Cotia;
- Galeria Center Plaza;
- Galeria Paris.
Como é o turismo em Cotia?
Como você viu, Cotia é uma cidade com forte herança histórica. Dessa maneira, o turismo é presente, marcado por rica diversidade de atrações históricas, culturais e naturais que refletem a trajetória do município ao longo dos anos.
A seguir, veja os principais pontos turísticos na cidade!
Centro histórico
No centro histórico de Cotia ainda é possível encontrar vestígios do século XIX, com casas antigas nas ruas Batista Cepelos e Dez de Janeiro. Essas construções apresentam a arquitetura da época e ajudam a transportar a imaginação dos visitantes para o passado.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrate
A Igreja Matriz de Cotia, que é a antiga Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate, passou por diversas reformas ao longo dos séculos. Porém, em seu interior, é possível encontrar entalhes e altares construídos no final do século XVIII pelo entalhador português Bartholomeu Teixeira Guimarães.
Além da matriz, Cotia abriga diversas instituições religiosas, como a Paróquia de Santo Antônio da Granja Viana e a Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário de Fátima dos Arautos do Evangelho.
Patrimônio ambiental e reservas naturais
Por fim, vale destacar que Cotia possui uma rica biodiversidade e áreas de mananciais, como:
- Reserva Florestal do Morro Grande;
- Parque Tizo;
- Parque das Nascentes;
- Parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.
Quais os melhores bairros para morar em Cotia?
Após saber mais sobre a cidade de Cotia, é válido conhecer os melhores bairros para morar na cidade. Esse conhecimento é essencial para descobrir as regiões que mais combinam com o estilo de vida que você busca, certo?
Conheça os principais bairros de Cotia!
Vila Monte Serrat
A Vila Monte Serrat é uma opção adequada para quem busca proximidade com o Centro de Cotia. Isso porque sua principal avenida, a Nossa Senhora de Fátima, apresenta uma variedade de comércios e serviços, como lojas, agências bancárias, mercados e restaurantes.
A sua localização também é uma vantagem por oferecer acesso rápido ao Terminal Metropolitano de Cotia e à Rodovia Raposo Tavares.
Granja Viana
Considerada uma área nobre de Cotia, a Granja Viana é composta por diversos condomínios fechados, como se fossem pequenos bairros. Ela é conhecida por oferecer uma infraestrutura completa e acesso facilitado a importantes vias, como as BRs 116 e 050, e a Rodovia Raposo Tavares.
Ademais, a região abriga o Shopping Granja Vianna, escolas renomadas, supermercados, academias, parques e uma ampla variedade de opções gastronômicas.
Jardim da Glória
O Jardim da Glória é conhecido por oferecer qualidade de vida aos seus moradores. Isso porque sua proximidade com bairros vizinhos, como Jardim Barbacena e Jardim Passárgada I, proporciona uma infraestrutura complementar.
Ademais, o bairro conta com o Shopping Pátio Paineira, escolas, padarias, restaurantes e até mesmo um kartódromo. Essa área é uma boa opção para quem deseja morar em um ambiente mais tranquilo, mas com conveniências próximas.
Jardim Ísis
Esse é um bairro residencial que oferece uma atmosfera mais afastada dos fluxos urbanos. Ele fica a cerca de 20 minutos do Centro de Cotia e é composto por condomínios fechados.
Apesar disso, o Jardim Ísis proporciona uma boa infraestrutura voltada para o dia a dia dos moradores, com opções de comércio, como padarias e restaurantes.
Parque Rincão
O Parque Rincão é uma opção para quem busca uma região mais pacata. É nesse bairro que fica o Templo Zu Lai, que atrai visitantes, mas ainda proporciona momentos de reflexão aos moradores. Ao mesmo tempo, o bairro oferece escolas, padarias, restaurantes e outras facilidades para os habitantes, o que ajuda a torná-lo conveniente.
Parque São George
Se você busca uma escolha estratégica devido à proximidade com a Rodovia Raposo Tavares, pode gostar de conhecer o Parque São Jorge. Ele oferece acesso facilitado a comércios essenciais, como supermercados, padarias e escolas.
Além disso, o bairro está próximo ao Parque Teresa Maia e ao Shopping Granja Vianna, proporcionando opções de lazer e compras para os moradores.Como você notou, cada uma dessas regiões tem suas particularidades e vantagens, atendendo a diferentes perfis de moradores em busca de qualidade de vida. Consequentemente, a escolha de um lugar para morar depende das preferências e necessidades individuais.
Vale a pena morar em Cotia?
Para ter um panorama de como é morar em Cotia, vale a pena conhecer os prós e contras de viver na cidade. Entre as vantagens, destaca-se a qualidade de vida que o local proporciona, com um ambiente mais calmo em comparação com a agitação de cidades maiores, como a capital paulista.
Nesse cenário, Cotia oferece áreas verdes e espaços naturais, especialmente na região da Granja Viana, o que é atrativo para quem busca um contato mais próximo com a natureza. Vale lembrar que os condomínios fechados na cidade costumam oferecer segurança e privacidade.
A infraestrutura completa é outro ponto positivo, com escolas, hospitais, supermercados e shoppings, proporcionando comodidade aos moradores. Por outro lado, se você busca vida noturna movimentada e ampla oferta de atividades culturais, pode sentir falta desses aspectos em Cotia.
Afinal, a cidade tem um perfil mais tranquilo. Também vale destacar o custo de vida, que varia conforme a região e estilo de vida desejados, sendo que bairros mais nobres, tendem a cobrar preços mais elevados.
Então vale a pena considerar as suas necessidades e orçamento para decidir se a cidade é interessante. Além disso, avalie fatores como a localização, padrão do imóvel e demais características para tomar uma decisão alinhada com o seu perfil.
Ao longo deste post, você pôde entender que Cotia oferece elementos que resultam em um equilíbrio entre o ritmo acelerado e a tranquilidade. Por esse motivo, viver nessa cidade pode ser vantajoso para quem prioriza a qualidade de vida, sem abdicar das facilidades da região metropolitana.
Gostou da ideia de viver em Cotia? Aproveite e conheça os imóveis disponíveis em Cotia disponíveis na Loft!
Deixe seu comentário