Sabe aquela frase “uma imagem fala mais que mil palavras”? Assim acontece quando você escolhe fazer uma decoração com quadros. Temas de filmes podem imprimir ainda mais personalidade, já que vêm carregados de mensagens subliminares e histórias.
“Normalmente, os quadros entram durante o processo, complementando o design. Mas também é permitido inverter essa ordem e utilizar a peça como elemento central. Assim será possível transformá-la no ponto de partida para a decoração de casa”, sugere Vini M Furtado, arquiteto responsável pelo time de design de interiores da Loft.
Quantas pessoas não saíram do cinema com ao menos uma vontade de ter nas paredes, vários quadros com pinturas de Frida Kahlo ou de Diego Rivera, exibidas no filme Frida? A explosão de cores e formas mostradas no filme inspiram, divertem e também trazem à tona sentimentos como paixão, raiva e tristeza. O famoso autorretrato da artista, com destaque para as sobrancelhas que se juntam, tornou-se um link direto para a obra cinematográfica. E ganhou versões de diversos artistas, em formatos e cores diferenciadas, facilmente encontradas em lojas e sites.
Decoração com quadros de filmes
Os amantes da sétima arte ou fãs de histórias em sagas, como Star Wars, Vingadores ou O Poderoso Chefão, vão se divertir preenchendo as paredes com quadros com símbolos que remetem às obras. Pode ser um poster do filme, fotos de personagens centrais ou gravuras que fazem link direto com a obra.
Um bom exemplo é o clássico Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A engrenagem com ponto preto no centro, formando um olho, o chapéu estilo Chaplin ou a bengala, remetem diretamente ao personagem principal, o alucinado Alex.
Em uma rápida navegação na internet, é possível encontrar gravuras e ilustrações do título em português ou inglês – A Clockwork Orange – para colocar na parede. E não tem regra: sozinho, em pares ou compondo uma galeria, o importante é que a peça tenha sentido para quem mora ali e quer trazer o filme como protagonista do décor.
Como fazer decoração com quadros
Se a sua ideia é transformar o quadro do seu filme favorito em personagem central da decoração de um ambiente, ele precisa ser destacado. Uma maneira eficiente de fazer isso é investir na forma exposição, utilizando a composição de quadros, como fazem as galerias de arte.
“A forma mais simples é ter uma parede neutra e usar o quadro como destaque caprichando na iluminação”, sugere Vini. Spots direcionados para os quadros, arandelas, fitas de LED e abajures. Há várias formas de trazer destaque usando a iluminação.
Parede neutra não quer dizer sem graça. “Podemos ir desde o básico branco até uma textura como tijolo, passando cimento, ou um painel de madeira liso”, exemplifica o arquiteto.
Decoração com quadros utilizando cores
Não apenas o branco funciona para realçar um quadro na parede. Preto e branco, cinza ou tons claros de outras cores também funcionam bem. “O cinza é a cor que mais destaca as demais”, diz o arquiteto Vini.
“Podemos trabalhar também outros fundos coloridos, mas é importante que eles se relacionem com o quadro escolhido de alguma forma”, diz Vini. “Uma boa estratégia é escolher uma cor que esteja no quadro, e usar um tom acima ou abaixo. Isso vai fazer com que você tenha um pano de fundo colorido, mas que se relaciona com o quadro”.
Outra possibilidade é usar o círculo cromático para encontrar a paleta ideal para compor o fundo do quadro, usando as cores análogas (próximas) ou opostas. Se o quadro tem tons de amarelo forte, a cor oposta é o azul. Essa composição dará o protagonismo desejado à obra escolhida.
Faça composições com quadros e cenários
Mesmo quando o quadro é escolhido como protagonista de um ambiente, ele não precisa necessariamente impor um estilo de design. Do clássico ao moderno, tudo vai depender do estilo que você deseja. A obra vai se encaixar perfeitamente no décor escolhido, além de enfatizar a personalidade dos moradores.
Criar um cenário para o tema do filme também é uma solução. Isso costuma ser bem comum em quartos (mas pode ser em outro ambiente também, como a sala de estar ou sala de jantar), principalmente de adolescentes. Os pôsteres de heróis que estrelam a série de filmes dos Vingadores costuma enlouquecer os fãs da Marvel.
Não faltam opções de imagens interessantes, que podem ir da foto do personagem a objetos usados por eles, e ainda atitudes e frases. A decoração com quadros pode ser complementada por canecas, bonecos, luminárias e jogos de cama.
Quem não quiser criar um cenário, mas ainda focar no filme preferido e emoldurado, vale absorver a estética usando algum objeto que se conecte com o tema. Uma almofada, por exemplo, pode fazer um link com o quadro temático de maneira sutil.
Crie maneiras diferentes de apresentar seus quadros
Que tal sair do óbvio? O quadro não necessariamente precisa estar pendurado na parede. “Um pegada mais moderna é usá-lo o apoiado no piso, principalmente se a peça for grande”, aconselha o arquiteto Vini. Mas, para que a composição fique bacana, é importante que o quadro escolhido seja grande. “O recomendável é usar peças acima de 90 centímetros de altura”, complementa. Apoiar as obras em móveis também é uma solução interessante. Além de destacar o quadro, vai valorizar aquela peça de mobiliário imponente.
Colaboração de Marcela Guimarães